1.17.2008

mulheres a tirar bilhete...

Para quem anda muito de comboio e não tem uma vida que lhe permita chegar à estação com pelo menos vinte e seis minutos de antecedência, é de extrema importância conhecer as mulheres pela aparência, de formar a possibilitar uma profunda operação analítica a todas as filas para escolher a mais rápida. Enquanto os homens limitam o seu pedido de bilhete a um grunhido parecido com o nome duma estação, tipo eu, que digo sempre qualquer coisa como: "espinh..." e depois bazo imediatamente, as mulheres conseguem chegar a demorar os tais vinte e seis minutos a pedir um bilhete. Eis os tipos de mulher a evitar numa fila:

1] A obcecada por moedas.

Normalmente é uma mulher já com alguma idade e caracteriza-se por, mesmo no dia mais quente do Verão, usar dois casacos e um cachecol. Está sempre a encostar, com a ponta do dedo indicador esquerdo, os óculos ao nariz e é agarrada a cada tostão que tem na carteira. Primeiro pergunta sempre qual é o preço pelo menos umas cinco vezes, depois espalha as moedas todas do porta-moedas em cima do balcão e conta-as também cinco vezes. Tendo em em conta que tem muitas, mas mesmo muitas, moedas de 1, 2 e 5 cêntimos, é certo que o próximo cliente vai perder o comboio. No entanto a parte pior ainda não chegou. É que normalmente, apesar da contagem e recontagem, acaba por se enganar e entregar dinheiro a menos. Quando chega à conclusão que não tem moedas suficientes para o bilhete paga com uma nota e, claro, vai contar o troco também umas cinco vezes...

2] A dondoca

A dondoca é normalmente uma giraça, de mini-saia preta e botas até aos joelhos, onde se pode notar que cada cabelo está penteado ao milímetro. O sonho dela era ser modelo mas, depois de ter perdido um concurso de manequins que o centro comercial lá da terra organizou, deitou as culpas nas cunhas que a vencedora teve e arranjou um part-time numa loja de perfumes. Até aí nada de mal, o problema é que ainda não perdeu o vício de andar como uma manequim, ou seja, de forma algo semelhante aos gajos que praticam marcha. Mais ainda, na pequenina carteira que traz pendurada no braço, tem tantos produtos de cosmética espalhados, mas mesmo tantos, que para além daquilo parecer o saco do Sport Billy (esta é só para os da minha faixa etária), vai demorar pelo menos oito minutos a encontrar o dinheiro para efectuar o pagamento.

3] A perdida

Se já passaram por ela e ela vos perguntou alguma coisa foi, certamente, algo do tipo: "onde é que fica a bilheteira?", e vocês responderam: "fica ali, onde diz bilheteira". É isso, é o tipo de mulher que nunca sabe onde está nem para onde vai. Dá muitos passos mas sempre curtos e por isso quase nunca sai do mesmo sítio. O maior problema dela é que, ainda que apanhe o mesmo comboio todos os dias e há anos, vai sempre fazer as mesmas perguntas depois de pedir o bilhete: quanto custa, se há lugares marcados, em que linha é, a que horas é, a que horas pode voltar, em que estações e apeadeiros é que pára e se tem casa de banho. No total e em média, demora doze minutos para comprar um simples bilhete de comboio.

4] A burocrática

A burocrática, para além de usar sempre uma saia comprida e uns óculos redondos, não tem mais características físicas comuns. No fundo, é aquela que se lembra de pedir um recibo já depois de ter comprado o bilhete mas nem sabe bem o que isso é. Depois é a confusão porque nunca sabe qual é o seu número fiscal e vai procurá-lo em todos o tipo de lixo e cartões que traz na carteira: bilhete de identidade, cartão de sócio do clube lá da terra, apontamentos pessoais, cartão de desconto na florista, cartão de desconto no pronto-a-vestir, cartão de desconto na pastelaria e cartão de desconto no hipermercado. Não é a situação mais grave. Demora em média seis minutos a tirar o bilhete.

5] A mulher agulha

Não tem nada a ver com droga. É uma mulher que faz tricô esteja lá onde estiver. Faz tricô na sala de espera do dentista, faz tricô no autocarro, faz tricô na pastelaria, faz tricô a ver televisão, faz tricô durante o acto sexual, faz tricô nas sessões de auto-ajuda da Igreja Universal do Reino de Deus e... faz tricô na fila para comprar bilhete para o comboio. Normalmente é uma mulher com uns quilitos a mais e, nalguns casos, tem um autocolante no casaco a dizer "quer emagrecer? Pergunte-me como". A única coisa que a vai fazer demorar a comprar o bilhete é que, cada vez que faz alguma coisa para além do tricô, a sua actividade cerebral exige uma paragem de alguns minutos até estar preparada para realizar outra operação. Isto para além de arrumar todas as agulhas, fios e dedais num saco de plástico dos hipermercados Feira Nova. Tempo médio para comprar o bilhete: sete minutos.

15 comentários:

Cristina disse...

E mulheres normais?! Não há?

Freya disse...

só cá falta propores uma fila exclusivamente para homens!

lol

beijo

toma lá Fresquinho disse...

felizmente compro bilhete de comboio para dez viagens e à noite!

ah! ... e o que eu gostava do Sport Billy !! ... agora mulheres com malas à Sport Billy ? Medo! fujem fujem !! Conheço uma que tem, para além de tudo uma lata de Maze e uma marreta pequena !

rafaela disse...

Hilariante, há de facto pessoas assim que nos deixam a beira de um ataque de nervos =)

Anónimo disse...

estou a ver que és um "frequent rider" :) da cp

eu só acrescento uma coisa quando compro bilhete: tenho que ir virada pra frente na marcha do comboio!

Anónimo disse...

6-Mulher sem tempo para perder nesta coisa de bilheteiras.
Aquela que olha para o relógio pensa em tudo o que ainda tem que fazer antes e depois do dia começar. Já leva o dinheiro na mão pega no bilhete a correr para apanhar o combóio que já está a entrar na estação.
Já agora:
1- quanto tempo perdeste a elaborar essa análise
2- porque não tiras passe?
3- para quando uma análise similar da espécie masculina
4- boa tarde

Carla

Ivar C disse...

cristina, há sim... mas essas não me põem os nervos em franja. :)

diabo no corpo, nem era mal pensado. :)

toma lá fresquinho, foge dessa que tem a marreta, pá... a sério. :)

rafaela, e eu não quis estar aqui a falar do supermercado. :)

bia, quase todos os dias ando de comboio. também prefiro ir de frente, ou então em pé... :)

carla, tiro o passe às vezes, sim. outras não porque tanto vou de caro como de comboio e não compensa.
a análise masculina está feita, é a do grunhido, e esta demorou anos e anos de experiência a fazer. :)

L u i s P e s t a n a disse...

Já tive em situações com uma do Tipo1 e do Tipo3.

Ivar C disse...

pestana, como podes ver és licenciado nisto enquanto eu tenho o doutoramento. eu já tive com a seis. :)

L u i s P e s t a n a disse...

Quando pensas falar da número 6?

Ivar C disse...

pestana, qual é a número seis?

L u i s P e s t a n a disse...

Tu é que disseste:

"eu já tive com a seis"

Ivar C disse...

pestana, epá tens razão. estava a pensar em qq coisa de que entretanto me esqueci... :)

L u i s P e s t a n a disse...

...e depois dizes que não fumas...

Ivar C disse...

lol. :)