1.06.2008

gostava de ser mosca

Dizem os media que oito pequenos partidos portugueses, em risco de extinção compulsiva por não terem o mínimo de cinco mil militantes imposto por lei, se reuniram este sábado em Lisboa para debater o problema. Foram eles o partido Popular Monárquico (PPM), Movimento Partido da Terra (MPT), Partido Nova Democracia (PND), Partido Nacional Renovador (PNR), Partido Operário de Unidade Socialista (POUS), Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses (PCTP/MRPP), Partido Democrático do Atlântico (PDA) e Partido Humanista.
Gostava de ser mosca para ver os representantes do POUS e do PNR a concordar em alguma coisa. A propósito... o PNR vai acabar? Ena... que fixe.

33 comentários:

Unknown disse...

Exacto! Que fixe que PNR vai acabar! :)

Anónimo disse...

Pensei que alguns até já estivessem extintos...

Ivar C disse...

joana, vale a pena acabarem todos só por causa disso. :)

bia, alguns estão quase mortos mas ainda respiram... :)

Anónimo disse...

Acho que ainda faltam os seguintes BE, PCP, PS, PSD, PP e depois já DAVA PARA BAIXAR OS IMPOSTOS

PS:(Post Scriptum sff) Pelo menos durante uns tempos acabava a ladroagem instituida,

Azul Neblina disse...

O PNR não vai deixar saudades, de facto. Mas a lei parece-me um atentado à democracia.

Ivar C disse...

miguel, discordo no que diz respeito ao BE. De resto... :)

azul neblina, a mim também me parece um atentado à democracia, tal como o é a existência do PNR. Por isso... :)

L u i s P e s t a n a disse...

"Partido Democrático do Atlântico" ???

Proud Bookaholic Girl disse...

É uma chatice realmente.... ;)
Do BE, Bagaço? Já não voto mais neles, foi uma resolução de verão depois de várias desilusões e trocas de e-mails que me deixaram sem resposta a várias perguntas...

Ivar C disse...

pestana, eu já conhecia. é um partido dos açores. acho que só costuma concorrer lá.... :)

aisling, eu adoro respostas a perguntas inexistentes e sou do BE. talvez possa ajudar. :)

Anónimo disse...

desiludida como ando com o nosso panorama partidário apostava numa reciclagem dos partidos e na sua reconversão em qualquer coisa mais útil à sociedade...numa época em que se fala tanto em ambiente despoluída esta seria uma boa medida!
Carla

Ivar C disse...

carla, eu percebo-te perfeitamente. acho é que essa desilusão devia, talvez, cingir-se mais aos partidos que já tiveram oportunidades. :)

Anónimo disse...

claro que são fundamentalmente esses que geram desilusão, mas, por um lado, o nosso sistema eleitoral está pensado para a rotatividade entre dois grandes partidos (com ou sem muletas dependendo dos resultados), por outro lado as alternativas que restam nem assim se podem chamar (mesmo o teu BE, com todas as expectativas que gerou, está a demonstrar um conformismo assutador...basta pensar no conjunto de atropelos que têm sido feitos, nos últimos tempos, aos direitos e garantias dos trabalhadores e no silêncio constrangedor deste partido).
No meu entender a forma de viver a democracia deve ser repensada, nomeadamente no que concerne à participãção de cidadãos independentes no poder político.
O melhor é ficar por aqui, antes que comece a criar um manifesto eleitoral!
Carla

Ivar C disse...

carla, percebo-te perfeitamente. também não aprecio este sistema democrático representativo e semi-presidencialista... eu sou do BE, sim, mas não sou um autocolante. sou do BE porque sou social democrata e é o partido que mais se aproxima dos meu princípios políticos... :)

Anónimo disse...

bagaço, então da próxima @ cabeça de lista de Aveiro não será do Porto? :) E será que o bloco tem 5.000? =D

Ivar C disse...

hoje filipe outra vez, olha... não te sei responder a uma nem a outra pergunta... mas se quiseres muito posso tentar. :)

Anónimo disse...

Vá lá que as coisas mudam. Quando, há uns anos, disse, em reunião na Rua da Torrinha, que era social-democrata, trotskistas houve que muito se remexeram... O partido tripartido foi ainda mais sectarizado (pronto, eu reformulo: até se passou a falar em surdina num novo grupo de bloquistas... os (aderentes) independentes!!). Tu não és autocolante; eu não usava cassete. Foi pena não termos frequentado as mesmas convenções :) Bagaço bloquista, que a resistência esteja contigo (se frequentas reuniões e as vossas forem como eram as do porto) :) E, para os mais distraídos, ponham os olhos no novo deputado eleito pelo círculo do Porto... ainda vamos ouvir falar muito dele, e felizmente! Pessoalmente, ponho-o (com as devidas e necessárias distâncias) na classe do Louçã.

Ivar C disse...

anónimo, na verdade quando digo que sou social democrata é porque sou mesmo, ou seja, sou socialista e não acredito em revoluções mas sim na vontade e conhecimento de todos...
voto no BE normalmente mas ainda não fui a nenhuma reunião nem conheço quase ninguém pessoalmente, para te ser sincero. abraço. :)

Anónimo disse...

a primeira pergunta era brincadeirinha. Apesar de tudo e do pendor feminista exacerbado, a Andrea era politicamente boa. Eu é que prefiro, por norma, candidatos "da terra". Mas num partido de cidadãos do mundo... =D ; quanto à segunda, não tenho dados, apenas curiosidade (quase mórbida?). Sei, apenas, que me tento desvincular há cerca de dois anos - pessoalmente, por telefone e por email, a última das quais em Outubro/Novembro passado - e continuo sem resposta (prática habitual da casa) e a receber convocatórias para, entre outras actividades, eleições de delegados, "desde que regularize as quotas". Como, apesar de tudo, ainda é o partido no qual deposito as minhas esperanças, fico por aqui ;) É o melhor grupo parlamentar da Assembleia e a informação interna é fluída através da comunicação social (opss, parece que não resisti a mais uma alfinetada :P terá sido da última edição do Sol? =D) Agora, e pedindo desculpar pelos eventuais inconvenientes, vou ressabiar para outro blog... :P

Ivar C disse...

agora camarada, podes ressabiar aqui à vontade. só não podes dizer asneiras, tipo "merda", ou chamar-me nomes. este não é um blogue democrático. eu tb não tenho dados mas, assim à primeira vista, 5000 não me parece muito... abraço. :)

Anónimo disse...

Pois, foi assim que interpretei o primeiro comentário - partilhamos a mesma definição de social-democracia. Que, aliás, parece estar agora mais disseminada: há uns meses quer o Louçã quer o Teixeira Lopes apresentaram o BE como um partido social-democrata. Mesmo outras ideias, há uns tempos capazes de levantar o pêlo ao boy (que os há no bloco também) mais alinhado, vêm a caminho - vide, o acordo com o PS na CML.
De maneira que tenho apenas uma proposta: e se o bloco fosse um partido que contivesse aloé vera?

Ivar C disse...

lol, so o Bloco contivesse Aloé Vera tinha, de certeza, mais militantes, e talvez todos pudessem usar au autocolante a dizer "quer emagrecer? pergunte-me como"
Para mim o BE é mesmo só isso, se bem que esse é um "só" muito grande, a social democracia, e por acaso até fiz questão de o dizer a quem me levou para o partido. Portanto não creio que haja alguma confusão.
Trotskistas, para ser sincero, eu nem sei muito bem o que é isso. Trostsky não foi um gajo importante, na minha opinião. Para além de arrotar postas de pescada que chatearam o estaline, se não tivesse morrido com uma machadada na cabeça ninguém falava nele... abraço. :) ah! agora vou sair... mas logo à noite podemos continuar... :)

Mefistofeles disse...

Bagaço,
a posição é neutra, de equílibrio, ou mais um género de «católico não praticante»?
É só curiosidade...

Se me permites uma segunda questão: acreditas mm que se se invertessem as posições entre o BE e PS (neste momento) terias melhores resultados?
Uma vez mais, é só curiosidade...
Abraços
M

Ivar C disse...

Mefistofeles, 1] nem uma coisa nem outra, 2]tenho a certeza que sim, embora a pergunta seja redutora...

Mefistofeles disse...

2] Não são todas?
Beijos
M

Ivar C disse...

mefistofeles, hum... sim... mas umas são mais do que outras... "melhores resultados" pode querer dizer tanta coisa sobre tantas perspectivas...

Mefistofeles disse...

É um facto.
No caso mão me referia a nenhuma área ou parâmetro em particular. Estava a colocar a questão em termos gerais.
Objectivamente, duas questões:
1] chegariam a formar governo?
2] acreditas mm nisso?

P.s. permite-me acrescentar que eu estou apaixonada pela da Mona Lisa.
E teria respondido que não leio a Caras.... lol

Ivar C disse...

mefistofeles, claro que acredito que chegariam a formar governo. A tua resposta da Mona Lisa é melhor que a minha, sem dúvida. :)

Mefistofeles disse...

Pois... a fé é, decididamente, algo inexplicável....
Mas enfim, nada na história da humanidade foi feito sem ela.

Ivar C disse...

Mefistofeles, eu acho que a fé é algo explicavel. Os sociólogos e psicólogos, por exemplo, explicam... mas eu nem sou um homem de fé.

Mefistofeles disse...

Na premissa em discussão?!
Não creio.
Eu concordo que o país é governado ao som de um corridinho rosa/laranja, que seria de todo desejável encontrar alternativas.
Acreditar que o BE é uma delas, é uma questão de fé...

Ivar C disse...

mefistofeles, visto por aí tens razão sim... mas é uma fé racional e não teológica ou divina.... :)

Mefistofeles disse...

Define racional...
A estas horas estou mazinha, mas isso parece-me tão racional como a da Virgem ter engravidado por obra e graça do espírito santo.
(sim, eu confesso é provocatório!)

Ivar C disse...

lol, mesfistofeles, a virgem ter engravidado por obra e graça do espírito santo é uma fé emocional. acreditar que o BE formaria governo é uma fé racional, ou seja, sustentada pela razão e pelas nossas estratégias cognitivas. olha... tenho que ir dormir daqui a pouco, se quiseres acabar esta conversa no msn, estou lá.