2.04.2008

não comas pão sem manteiga

Ontem fui ao cineclube de Aveiro ver o 12:08 a Este de Bucareste, uma sátira interessante sobre a revolução romena que, na sequência da queda do muro de Berlim em novembro de 1989, pôs fim ao regime do Ceausescu na Roménia.
Uma mulher de classe média, cujo emprego não remunerado é trabalhar em casa para o marido, passando-lhe a ferro o fato, organizando-lhe os livros ou preparando-lhe as refeições, mantém-se submissa na sua relação mesmo quando ele lhe nega dinheiro para a filha. O único momento em que ela levanta a voz, é quando ele come pão sem nada ao pequeno-almoço. Não comas pão sem manteiga, diz ela. Ele, que reagira violentamente a todas as tentativas da mulher em conseguir algum dinheiro para a filha, torna a pôr o pão na mesa para ela o barrar com manteiga.

16 comentários:

Unknown disse...

Existem no mundo tantas relações assim...

Ivar C disse...

joana, eu arriscaria concordar contigo. :)

Anónimo disse...

Noutros tempos, isso era o pão-nosso-de-cada-dia!
Hoje em dia apesar de ainda haverem muitas relações deste tipo, em que a mulher é literalmente uma escrava do marido, a tendência é diminuir com o passar dos tempos! O que mais custa a mudar na sociedade são as mentalidades, e às vezes demoram gerações!!!

Elisa disse...

E onde estavas tu no dia 22 de Dezembro de 1987 às 12:08.

Gostei imenso do filme, que já vi na altura do Natal. O problema de morar na província é que os filmes demoram horrores a chegar. Já agora, vai ver outro filme romeno: 4 meses, 3 semanas e 2 dias. Nada a ver. Só a 'proveniência'.

Ivar C disse...

rui, sim... mas neste filme está mesmo bem demonstrado. :)

elisa, eu não tenho pressa em ver filmes. sim o filme é muito bom. eu estava no palácio a tomar café, muito provavelmente, com o saudoso sr. amadeu.

Elisa disse...

Eu tenho pressa em ver os filmes, sim. Sempre muita. Conhecia outra pessoa que tinha a mesma pressa que eu. Hum... só me lembro do sr. Porfírio do Convívio. Rs. Mas em 1987 eu nem vivia em Aveiro. Embora tivesse a mesma pressa de ver os filmes que hoje tenho. Há muitas coisas que mudam. Mas essa não.

Ivar C disse...

elisa, o sr Amadeu do palácio... de certeza que te lembras dele. morreu em mil novecentos e noventa e dois ou três. careca, baixinho e muito simpático com todos.:)

Elisa disse...

hum... acho que não me lembro... mas agora lembrei-me que aos anos que não entro no palácio. Safa.

Ivar C disse...

olha... eu também deixei de lá ir. :)

L u i s P e s t a n a disse...

Que vergonha...ela não sabia colocar a manteiga antes? Espero que tenha levado...

Ivar C disse...

lol, pestana. não levou, não... :)

redonda disse...

Portanto a manteiga era uma metáfora para o amor que ainda existia entre os dois e para a possibilidade de se salvar a sua relação... ou talvez não...

Ivar C disse...

redonda, talvez não, lol :)

Carla disse...

a dependência e o medo acabam com qualquer relação

Ivar C disse...

carla, a dependência financeira sim. :)

SunGod disse...

eu so acho que a senhora até tinha razao... pao sem manteiga??? nhec poder à manteiga!! o pão sem a manteiga nao é pão! :P