3.08.2008

dia não sei de quê

O dia internacional da mulher comemora-se oficialmente desde 1909 e é uma comemoração dos feitos económicos, políticos e sociais alcançados pela mulher. Nasceu a partir de alguns movimentos de mulheres, durante o rápido processo de industrialização do princípio do século XX, primeiro nos Estados Unidos e depois, progressivamente, em vários países europeus. Hoje em dia é praticamente celebrado em todo o mundo. Esteve sempre ligado a movimentos políticos de esquerda e comemora-se a 8 de março por causa dum incêndio, provocado pela polícia de Nova Iorque, a uma fábrica de têxtil que fez cerca de 130 vítimas, todas mulheres.
Passaram-se, portanto, 150 anos desde esse incêndio e 100 desde o primeiro dia oficial da sua comemoração. O mundo mudou muito, para melhor numas coisas e para pior noutras, mas uma das coisas em que estamos todos de acordo é que este terceiro calhau a contar do Sol está definitivamente mais pequeno. Problemas políticos, sociais, ambientais passaram a ser de todos e não apenas de um sector da sociedade. Os problemas das mulheres devem, por isso, ser de todos também. Tal como os problemas dos homens, aliás.
Sei que há países em que a mulher tem que andar vestida com um lençol o dia inteiro, sei que há países em que se pratica a excisão feminina, sei que há países em que as mulheres são facilmente colocadas no mercado de aluguer do prazer, e também sei que isso é um problema meu também. Aliás, ainda sei mais algumas coisas, que na maior parte dos países os homens têm menos direitos sobre os filhos em caso de divórcio, que há países em que os homens têm um serviço militar obrigatório e as mulheres não, que há países em que os homens são recrutados ainda em crianças para exércitos privados, e também sei que isso é um problema de todos nós, homens e mulheres.
Não acho que um dia internacional do homem possa ajudar a resolver o que quer que seja, aliás, creio que só prejudicaria. Podia até parecer que os homens não precisam das mulheres para nada, porque esses problemas seriam mesmo só seus. Não é verdade. Talvez se pudesse, em vez disso, criar o dia mundial das pessoas. Talvez até todos os dias pudessem ser esse dia. Acho eu, sei lá.
O dia internacional da mulher é o princípio da separação e do corporativismo, da colocação da mulher num gueto criado por ela própria e não ajuda ninguém a não ser, talvez, alguém que ainda ache que as mulheres são um ser inferior.

31 comentários:

x disse...

obrigada pela explicação histórica...pensei o dia a pensar no porquê do dia mulher.

Unknown disse...

Concordo contigo, acho que o dia internacional das pessoas faz muito mais sentido.

Vitória disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vitória disse...

Gostei..só faltava terminar com um "Viva as mulheres".;p

Woman Once a Bird disse...

"colocação da mulher num gueto criado por ela própria"?
Caro Bagaço:
Esta polémica só se coloca em relação à sinalização de um Dia Internacional da Mulher. Todas as outras sinalizações não causam esta comichão. O que é sintomático.
Que se questione a forma como tem sido ultimamente celebrado, concordo plenamente. Mas considero pertinente que se lembre que ainda não se atingiu o ideal. Independentemente de em outras áreas o mesmo acontecer.

Ana Saraiva disse...

"O dia internacional da mulher é o princípio da separação e do corporativismo, da colocação da mulher num gueto criado por ela própria e não ajuda ninguém a não ser, talvez, alguém que ainda ache que as mulheres são um ser inferior."

A separação guetoizante e a inferiorização são e foram criadas por homens. Algumas mulheres ajudaram à festa, é bem certo, mas o que está em causa é que ainda HOJE existe esse gueto inferiorizante e não é preciso ir aos países árabes para o ver. Eu vejo-o frequentemente e contra ele luto. E uma das maneiras mais eficazes de fazer avançar as coisas é... fuçando (horror de palavrinha feia) e forçando-as! Tipo com leis que dêem o pleno direito ao voto! Sabes há quanto tempo as mulheres o podem fazer em Portugal? Pois é, eu já era bem nascida... e não tenho 90 anos, hã!
Há mulheres que se tapam com medo e há outras que se destapam porque enfiaram a ideia que é normal ou bom pôr o corpo a render para que alguns homens continuem a ser atrasados mentais.

Fozeira disse...

Só necessitei de ler 3 posts do teu blog para descobrir porque é que não compreendes as mulheres...arranjaste as mulheres erradas!!

Que mulher é que tem esse tipo de diálogo (conversa 613 e 614)? Muito poucas....:))))

Descomplica-te, Homem....enquanto estás a tempo...

Beijo

bluefox disse...

É natural que nao compreendas as mulheres...tens uma bué de esquisita. Tu não compreendes é essa mulher mas provavelmente ela tb não. Um conselho... Muda de mulher!
Relaxa e vive.

Beijos

Menina Marota disse...

Talves porque muitos "homens" ainda não acreditem que a Mulher é um SER HUMANO igual a eles?

Gostaria MUITO que não fosse preciso lembrar a certos "homens" que não precisam de espancar as suas mulheres, porque ninguém gosta de ser espancada... e que o verdadeiro amor, é aquele que se oferece e não aquele que se exige...

Um abraço e bom domingo ;)

S disse...

problemas... de Homens também. Ou seja tudo não passa de um problema da Humanidade. Este dia, seria igual se se chamasse o "Dia Internacional do Homem". Soaria sempre a "Dia internacional em prol do Lince Ibérico na Serra da Malcata".
Beijinho :)

ps: ahhh!!!... gosto de ser Mulher!

Ivar C disse...

x, so que esta explicação está esquecida. hoje, o dia das mulheres é mais um dia comercial, só.

joana, :)

vita, e viva mesmo. :)

woman once a bird, eu concordo que ainda não se atingiu o ideal. concordo também que isso é um problema tão meu como teu, às vezes a pensar em mais em ti, outras evzes em mim. :)

e-clair, eu também o vejo. já falei da primeira mulher que votou neste blogue. eu não disse que a situação está equilibrada e tenho pena que não tenhas percebido o que eu disse, mas pronto. :)

fozeira, lol, esse ainda estás a tempo quer dizer, se calhar, que não tenho tanto tempo como iso. :)

bluefox, não sei exactamente de quem estás a falar. :)

menina marota, eu também gostaria de lembrar isso, todos os dias e não apenas ontem. nem acho que esse problema seja uma questão mulheres/homens. é um problema social, de todos. :)

sylvia, beijinho. ainda bem que gostas de ser mulher. :)

elisa disse...

Também não gosto da ideia da necessidade de existir um dia da mulher. Mas a necessidade existe.
Não porque a mulher é um ser inferior mas porque continna a ser inferiorizada, em muitas situações, em muitos pontos do globo. Não me parece que venha mal ao mundo relembrar o facto, pelo menos um dia por ano, aos mais distraídos. O que não será com certeza o teu caso:)
Beijinhos e bom resto de domingo

Sérgio disse...

Conclusão: Irónicamente, a mulher é 'usada' mais uma vez. Serve agora para fins comerciais com a manutenção do Dia da Mulher tal qual ele é actualmente. Sinceramente as mulheres deveriam-se juntar em manifestações contra esta situação.

redonda disse...

E sabias que também existe um dia do homem?
Só fiquei a saber na sexta a ouvir a rádio...penso que é o dia 16 ou 17 de Junho ou Julho...(ia no carro, com algumas interferências, porque não coloquei a antena...:)

Ivar C disse...

elisa, eu percebo isso, perfeitamente... as situações em que isso acontece prejudicam-nos a todos. beijinhos. :)

sérgio, isso é verdade, sim. :)

redonda, e dá direito a prendas? lol :)

Ana Saraiva disse...

Eu percebi, sim. Tu achas que Dias, quotas, paridades, etc (não sei se incluis org. feministas?) são guetos voluntários e que por isso contribuem para separar e não para unir. É assim?
Eu acho que esses guetos e separações existem desde há muito mas em surdina. Ora, é preciso expô-los publica e politicamente. E são as mulheres as grandes responsáveis por essa denúncia, têm de ser. E são as org de mulheres (claro que nenhuma org de boa-fé exclui colaboração com os homens e claro que a ajuda masculina tem sido importante) que o têm feito. Lamento, mas sem as "loucas" das sufragistas, sem as Shere Hites, sem as vítimas de violência doméstica que dão a cara e o tempo para ajudar outras... este mundo seria bem pior para todos nós mas pior ainda para as mulheres.
Há muita gente que "ainda acha" que as mulheres são inferiores mas isto traduz-se de forma indirecta e nem sempre óbvia ou violenta.

Ivar C disse...

e-clair, sim, eu percebo-te. e tens razão no que dizes. a minha questão é só achar o dia da mulher contraproducente nesse aspecto, mas percebo-te perfeitamente. :)

Afrodite disse...

Não gosto do dia dos namorados, não gosto do dia da mãe, não gosto do dia do pai, não gosto do dia da mulher...porque não preciso de um dia especifico no ano para me lembrar que tenho alguém, que tenho mãe, que tenho pai e que sou mulher...mais, não vejo no que é que um dia internacional da mulher sirva de ajuda às "pobres" e oprimidas...não sou coitadinha e não sou vitima portanto não preciso de um dia para que me lembrem que há mulheres que levam tareia e nada fazem para alterar isso, que há países onde são sujeitas a maus tratos (actuar em vez de falar ou criar diazinhos) e por ai fora...mexer o cú, tratar de mudar o mundo muito bem...diazinhos de merda não muito obrigado.
Arranjem o dia do "pedofilo morto à pedrada", do "ladrao que lhe cortaram as mãozinhas", do "violador que foi castrado"...dias úteis e que nos lembrem que foi feita justiça e que sirvam de exemplo por algo feito...agora fazerem-nos de coitadinhas e darem florzinhas mal cheirosas num restaurante qualquer ou empresa qualquer POUPEM-ME, metam a florzinha no rabinho e cantem o hino em pé...xiça...recuso-me a ser coitadita e digo já que sou MULHER todos os dias da minha vida desde que o meu pai deu um X à minha mãe...e com MUITO prazer! Todos os dias...não num dia qualquer que me impõem :)...e tenho escrito!!!

Abreijos Bagacinho

Afrodite disse...

Ahh e não somos seres humanos iguais aos homens, temos diferenças e AINDA BEM...é isso que nos torna únicas e especiais...o sermos diferentes.E viva a diferença :)...

Abreijos...acho que já acabei!

Ivar C disse...

afrodite, aqui o divorciado está contigo. abreijinhos. :)

Afrodite disse...

E o dia internacional dos touros de Barrancos??? Ah?? Xiça :)

Abreijos, agora é que é...

Afrodite disse...

DIVORCIADOS UNIDOS jamais serão vencidos EHEHEHEHEHEH...ficou bem ah?

Abreijinhos

Afrodite disse...

Hmm agora e que acabei...acho :)

Ivar C disse...

lol, afrodite, divorciados unidos, não sei porquê, não me parece totalmente lógico. lol :)

Afrodite disse...

Er...é como aquela velha máxima, a HÚMIDADE faz a força...ou seria unidade??? ehehehheh...já me baralhei!

Ivar C disse...

afrodite, acho que é mais os hidratos de carbono. :)

Patrícia Manhão disse...

subscrevo na totalidade

beijos

Ivar C disse...

patrícia, fixe! beijos tb. :)

Elisa disse...

estou com o e-clair e não contigo... talvez faça sentido um dia internacional das pessoas... mas o dia internacional das pessoas do sexo feminino continua a fazer todo o sentido. BAsta consultares os dados da Amnistia Internacional ou das ONU para compreenderes que é preciso recordar (e um dia é pouco, naturalmente, mas ainda assim cumpre uma função, por mínima que seja) que é sobre as mulheres que ainda se verificam os maiores atentados aos direitos humanos. Portanto, por isso, talvez seja melhor começar a olhar para lá do nosso quintal, não? Digo eu, que por acaso até sou feminista e tudo (e não me considero fechada num guetto, nem auto-excluída ou sequer discriminada...)

Ivar C disse...

elisa, eu percebo esse lado também. a e-clair é uma mulher... eu não percebo o feminismo, dito assim dessa maneira simples principalmente.

Elisa disse...

O feminismo é acção em prol da minimização dos atentados e violações dos direitos humanos das mulheres. É o reconhecimento que não somos inferiores, mas iguais naquilo que é fundamental na nossa condição de seres humanos. Ser feminista é lutar por essa igualdade no que a esses direitos diz respeito. É reconhecer que as mulheres continuam (além do nosso quintalinho) a ser descriminadas e inferiorizadas. Continuam a ser as principais vítimas de violência (não só doméstica, mas mesmo a 'institucionalizada', como a que decorre dos conflitos armados, por exemplo), continuam (em inúmeros lugares do mundo (consultar, relembro, os dados oficiais, da ONU e os dados da Amnistia Internacional... são aterradores)a não poder frequentar a escola, a não poder ir ao médico, a não poder votar, etc etc etc. Para mim estas são razões suficientes para ser feminista e para não ser apenas feminina. Basicamente para mim o feminismo é isto. Não é queimar sutiãs (obviamente) nem achar que sou igual aos homens em todas as outras coisas... obviamente não sou igual aos homens, nasci mulher e há diferenças biológicas e genéticas incontornáveis... bom, não sou igual nem queria. Mas à luz dos direitos e dos deveres cívicos, humanos... aí sim, creio que sou igual e tenho o direito (e o dever) de lutar por essa igualdade e de denunciar qualquer atropelo a ela. É só isto e isto não me parece nenhuma doença, nenhum encerramento em qualuqer guetto, nem nenhuma auto-exclusão... mas pronto.