3.19.2008

crónicas da cidade que sopra | só no Inferno se conhece o amor

Esta semana a crónica da cidade que sopra, e a propósito da Páscoa, é publicada sexta-feira.

Sandra abre agora os olhos. Cristo foi só uma solução mítica para a morte, a nossa morte, explorada duma forma maniqueísta pela Igreja Católica com um único propósito: controlar as pessoas. Cristo veio como que um presente envenenado, cheio de ódio e chantagem mas embrulhado de amor. Ela amaria todas as pessoas sem excepção mas, mesmo assim, as que não acreditassem nele arderiam no Inferno eternamente. Sandra pergunta-se se isso é mesmo amor. Talvez não.

25 comentários:

Angie disse...

looool andas com a mania da perseguição bagaço Cristo é uma coisa a igreja católica é outra, encara isto como uma sociedade anónima, o coitado do Cristo é que dá a cara e leva no corpo, mas os que se escondem e vivem do dinheiro é que se safam à grande!!!;) A fé é uma escolha e acima de tudo um direito, é pena que nem toda a gente o respeite, sobretudo a igreja católica, eu sou católica mas não sou praticante, se isso fizer algum sentido! bjks e Boa Páscoa na mesma, come amêndoas que isso passa-te ;)

Ivar C disse...

angie, eu sei que Cristo é uma coisa e a igreja católica é outra. cristo é uma invenção mitológica baseada numa lógica astronómica. A religião católica é uma religião monoteísta e cristã, e por isso é que a bíblia tem o Novo Testamento.
Ser católica e não ser praticante achando que sobretudo a igreja católica não respeita a fé, é que não faz nenhum sentido. Pelo menos para mim.... beijos. :)

Afrodite disse...

Bagacito Bagacito...se eu quando era novinha chegasse a casa e dissesse aos meus pais "Epa estou grávida do Espirito Santo"...eles iam dizer "Boa filha, é sempre bom um banqueiro" ehehehheheh...portanto só pode ser mesmo mito um ser que aparece de uma invenção tão engraçadita de uma virgem :).

VIVAAAAA o mito :)

Abreijinhossssssss

Ivar C disse...

afrodite, de acordo. só não digo "viva o mito". :)

Angie disse...

looool deixa lá, para mim também só faz sentido 3 vezes por ano ;) tou a brincar, sou uma pessoa mais espiritual do que religiosa e sinto-me mesmo bem quando pratico aquilo em que acredito, quando digo que a igreja católica se move por outros interesses, estou a generalizar, eu sei, eu sei, não se deve generalizar! Felizmente, nem toda a gente é assim e é aí que em me insiro, acho eu, lol, sou uma católica de esquerda, se isso existir!! ;) bjs

Ivar C disse...

angie, devias ver este filme: http://zeitgeistmovie.com/ :)

Angie disse...

uou :o bigada bagaço é uma visão um cado redutora apesar de tudo, tenho uma visão completamente diferente, pelo menos na primeira parte, não acho de todo que Jesus seja uma figura mitológica, prefiro acreditar que ele foi um visionário à semelhança de outros tantos incompreendidos no seu tempo, Galileu, Newton, a própria mulher do Einstein ;)... Eu acredito no amor e foi assim que me explicaram a religião e a fé, a crença num amor infinito, é talvez utópico, mas a própria busca pela felicidade, não é ela também a maior das utopias?? Vivenciamos momentos felizes, momentos de amor, momentos de fé, mas só é escravo quem não se consegue distanciar e ter uma posição crítica face ao que o rodeia, eu prefiro agarrar na base e tentar modificar as coisas, mesmo que trave uma batalha contra mim mesma, agora criticar e não fazer nada, isso para mim já é uma forma de escravidão!!! Bigada por teres partilhado este vídeo comigo, é um excelente trabalho, mesmo que não partilhemos a mesma visão, é sempre bom manter a mente e os horizontes abertos! ;) bjs

Ivar C disse...

angie, não se acredita nas coisas porque se 'prefere'. acredita-se com base na História e na Ciência. A História e a Ciência provam-me mais que ele não existiu do que o contrário.

Angie disse...

é um ponto de vista, a mim a História e a Ciência provam-me exactamente o contrário, que ele de facto existiu, há um sem número de evidências físicas e forenses e apesar de ser bastante polémicos e controversos os relatos bíblicos, têm um fundo de verdade que não se pode ignorar. Tens uma visão muito interessante da religião e de todo o envolvimento da Igreja Católica, mas eu não baseio a minha fé em dois dias de catequese com irmã Maria, loool passei muitos anos a estudar teologia porque sempre me interessei pelas religiões e seitas no geral e no particular e como mulher das ciências, acredito plenamente que há coisas que não conseguimos explicar racionalmente, podes chamar-lhe senso comum, ignorância, fé, crensa primitiva, o que quiseres, mas na minha opinião muito pessoal, mais do que isso, é também uma necessidade. Gosto de acreditar num fundo bom e descomprometido da fé, a possibilidade dum amor incondicional à Humanidade e da busca pela verdade mística. Eu quero dedicar a minha vida a ajudar quem me rodeia, é essa a minha fé, é essa a expressão do meu amor...:)

Angie disse...

crença* não gosto de erros ortográficos

Ivar C disse...

angie, mostra-me uma das inúmeras evidências físicas e forenses, por favor...
As únicas coisas que eu consigo provar, relativamente à História da Igreja Católica, é que matou e torturou durante toda a Inquisição.

Angie disse...

tens toda a razão Bagaço, desde as Cruzadas, à Inquisição a Igreja Católica, instituição, destruiu muitas vidas e muitas obras de arte se perderam. Já alguma vez viste o filme Estigma? Eu acredito que a Igreja Católica somos todos nós que acreditamos na fé e no amor e paixão de Cristo, daí deriva o Cristãos, à semelhança de outras religiões, Cristãs, acreditamos na existência do messias filho de Deus e Maria, pouco me importa se ela era virgem ou Balança ou se ele era casado ou divorciado.. Está documentado não só sobre a forma do Novo Testamento, mas também relatos da época a existência de Jesus Cristo, uma das passagens da Bíblia fala no recenseamento, por isso Maria e José se dirigiam a Belém para se recensearem e Jesus nasceu por lá, por isso não sei se é possível aceder a esses dados, mas deve constar por lá um ser chamado Jesus filho duma Maria e dum José, o principal problema é que esses nomes eram imensamente comuns na altura. Todos os lugares descritos na Bíblia (inclusive a Babilónia e o "Paraíso" segundo acreditam alguns investigadores, deixo ao teu critério)existem de facto. Quanto a provas forenses, encontram-se espalhados pelo mundo fora, bocados da cruz de Cristo, o corpo de alguns apóstolos está salvaguardado em algumas basílicas e alguns sob a guarda do Vaticano, quanto ao de Cristo propriamente dito, há quem diga que ele foi encontrado, não sei onde looool mas segundo a Bíblia quando ele ressuscitou ao terceiro dia ainda andou por cá uns tempos e depois ter-se-á elevado ao céu de corpo e alma, se não estou em erro, na minha visão mais terrena da coisa, é praticamente impossível provar que alguém existiu há mais de 2008 anos tendo em conta que existe uma instituição Vaticano que de tudo faz, para que a verdade não saia cá para fora, tens a tua razão em não acreditar nestas provas por serem demasiado voláteis. Mas a fé é isso mesmo, acreditar em algo que não se vê, mas se sente. Deixo-te uma sugestão, há um lenço com o sangue e lágrimas de Cristo, com que Verónica o enxuga, acho que anda por aí. looool ;) E principalmente, penso que não se podem ignorar os relatos de centenas de pessoas que na altura o conheceram. Pensa assim, se calhar daqui a uns milhares de anos, também não vão acreditar que nós existimos, mas nós estamos aqui. bjks :)

Ivar C disse...

angie, a ingenuidade é um dos pilares da religião católica. aliás de todas as religiões ocidentais (judaísmo, cristianismo e islamismo). Dizer, por exemplo, que bocados da cruz de Cristo se encontram espalhado pelo mundo é ingénuo. Sabes por exemplo que a quantidade de relva que se vendeu no México, aquando da final do México 86, dava para dezenas de estádios de futebol?
Os locais descritos na Bíblia não são importantes. Se eu inventar uma história sobre mim em que quero que acredites, não vou dizer que se passou em Marte mas sim num local qualquer real. É preciso saber distinguir verdade e verosimilhança.
Se eu te disser que tenho um bocado da cruz de Cristo no meu sótão tu acreditas? Aconselho-te a não acreditar.... porque é mentira.
Essa fé de que falas, acreditar em algo que não se vê, não é fé. É cegueira e obscurantismo, o mesmo obscurantismo que nos mergulhou numa idade média de repressão, ignorância e tortura.
esse pano de que falas chama-se santo sudário e, segundo exames científicos, feitos com carbono14, provam que ele não é da época de Cristo mas sim do século XIII ou XIV. beijinhos. :)

Angie disse...

lol estava a ser irónica na parte da cruz, obviamente, quanto ao resto, é muito simples, é impossível provar a existência dum ser de há 2000 e alguns anos Bagaço, acreditar no que não se vê não é obscurantismo ou ingenuidade, é uma opção de fé. Não estou a tentar provar uma existência divinal, nem justificar a minha crença, estou apenas a partilhar contigo aquilo em que eu acredito. Quanto ao santo sudário, lá está a volatilidade de informação que existe, segundo o que eu sabia, ele estava em posse do vaticano e não eram permitidos fazer estudos com ele, pode existir mesmo o tal pano, não significa que seja esse. Bagacito, não te estou a tentar impingir nada, estou-te só a tentar explicar que há uma diferença entre a crença, a fé e a religião, é essa a minha visão. Se eu lhe chamo amor e alguém lhe chama Alá, outro lhe chama Deus, é-me indiferente, se lhe chamam energia, Natureza, manifestação pouco me importa, não sentes uma energia especial quando olhas com ternura para aqueles que amas e acreditas nisso sem precisar de provas? Só te queria dizer que é possível, ser-se instruído e acreditar e ter fé, nem sempre a fé e a ciência estão de costas voltadas, ter fé, não é impeditório de se trabalhar na área da genética, as imposições e restrições à liberdade é que são humanas, cada um é livre de acreditar no que quiser e se quiser. Gosto de discutir saudavelmente contigo looool sobretudo quando vemos as coisas de pontos de vista opostos, as experiências de vida, moldam completamente a forma como encaramos o mundo individualmente, é mesmo interessante ;) bjks

Ivar C disse...

angie, eu também tenho fé. fé não é só crença religiosa mas também convicção. eu tenho fé na ciência porque a ciência demonstra o que afirma ser verdade ou mentira. enquanto não é capaz de o demonstrar não o afirma, limita-se a pôr a hipótese de ser verdade.
O Santo Sudário teve a primeira análise científica em 1977 (mas a Santa Sé só permitiu o a cesso a cientistas católicos), e a segunda (carbono14) em 1988, que datou o sudário entre os anos 1290 e 1390... :) está na wikipédia, por exemplo, mas eu tenho em casa bibliografia bastante sobre religião, se quiseres... :)

Angie disse...

:) bigada pela informação, sabes que a verdade para a ciência também é relativa, infelizmente, a ciência é evolutiva e não há regras sem excepção, talvez a tal energia mística, seja uma excepção à energia inicial do Big-Bang, algo que fugiu durante a explosão..hihihihih respeito imenso a tua posição, porque sei que respeitas as crenças dos outros, com a mesma convicção com que defendes a tua posição. Importante é haver respeito mútuo, o resto fica ao critério de cada um ;) bjs

Ivar C disse...

angie, mas, com o devido respeito, tu estudas psicologia. vais acabar por ser importante para outras pessoas... e ainda bem. acho que algum espírito científico não te ficava nada mal. :)

Angie disse...

lol mas mais espírito científico era impossível Bagaço, eu estudo ciências de manhã à noite '-_- se calhar é por causa do que vejo diariamente, que acredito em algo superior, já pensaste nisso? bjs

Ivar C disse...

lol, angie, já pensei nisso, sim... e continuo sem perceber. :)

Angie disse...

definitivamente...não compreendes as mulheres ;) hihihih bjks

Ivar C disse...

angie, pois não... mas são a única coisa superior em que acredito. :)

Angie disse...

essa valeu por todas!!! dou-te um beijão na bochecha, com o devido respeito, claro :)

Ivar C disse...

angie, soube bem. :) olha, acabaram de tirar o vídeo...

Angie disse...

já está de novo disponível lá no meu cantinho :)

Ivar C disse...

fixe, vou baixá-lo e postá-lo aqui. :) obrigado. :)