11.24.2006

estes romanos sao doidos

Parece que em Italia nao se acentuam as palavras com til nem acento agudo (excepcao feita ao é que tem uma tecla ja com a cento) de maniera que vai mesmo assim.
Ja estou em Roma desde ontem e nao pretendo passar muito tempo em frente a um computador, mas como tinha saudades vossas (principalmente delas) vim aqui dar um saltito.
Da minha italiana, nada. A nao ser que tenha sido uma gaja que nao parou no vermelho ontem e quase que me atropelava. Alias, ja deu para ver que ha varias coisas obvias que os romanos nao sabem: nao sabem o que e um sinal vermelho, nao sabem o que e um caixote do lixo, nao sabem o que e a merda duma passadeira para peoes. Parece-me impossivel encontra-la nesta confusao, mas ha boas noticias: em Italia ha mais italianas bonitas e simpaticas.
Estou a dormir numa casa com tres italianas, tres alemaes e dois franceses. Tambem ha dois caes que me parecem ser italianos. A casa e pequena e ninguem a deve limpar ha pelo menos um ano, mas ta-se bem: sao todos simpaticos e faladores. Os alemaes bebem muito, os franceses nao bebem. As italianas bebem mais ou menos. Eu bebo mais ou menos tambem. Eles sao todos vjs e vao fazer sets de vj hoje a amanha. Eu sou o unico que vai fazer um videogame (foi assim que escreveram no cartaz e no programa, o que e que eu hei-de fazer?)
Ontem ia num autocarro ja a noitinha, sozinho, e o motorista parou e disse-me quei a so tomar um cafe cinco minutos. Deixou o autocarro ligado, no meio da estrada, e demorou quinze minutos. Por causa disso ja havia uma fila enorme de automoveis a apitar, e eu sozinho no autocarro sem saber muito bem o que fazer. O gajo voltou, muito calmo, pos o autocarro em andamento e foi ate Termini com o telemovel ao ruvido. Fiquei a saber porque e que, ao entrar, o tipo me disse que nao tinha que pagar bilhete. Podem nao acreditar, mas que e verdade, e.
Roma nao e uma cidade bonita como eu imaginava, mas tem sitios bonitos aqui e acola, de resto e a maior confusao que ja vi. A minha bagagem no aeroporto desapareceu e andei duas horas ate descobrir que tinha ido parar a uma passadeira do terminal C de Fiucimino, que e onde chegam os avioes dos paises asiaticos. Um policia (sempre a falar tambem ao telemovel) disse-me que eu tinha que ir embora e voltar no dia seguinte para a procurar. Eu disse-lhe em portugues e ja chateado que nao ia fazer isso e nao saia dali sem a minha mala, porque outra coisa esquisita e que para encontrar um romano que fale ingles e preciso muita sorte. Foda-se (so em pensamento),

6 comentários:

Anónimo disse...

Já começaste a ter saudades de Portugal? Sempre que fui a Itália, achei que fora a beleza dos italianos, eles eram parecidos com os portugueses para pior.
Aproveita bem a estadia, porque as italianas também são de se lhes tirar o chapéu, ou outra coisa qualquer.
Mudei a assinatura para Marta, o meu nome.

Maria do Rosário Sousa Fardilha disse...

estás mesmo com azar. eu adorei Roma, achei a cidade organizada e limpa. seria porque fui lá na altura da entronização do Ratzinger?

tem calma. piano piano. e a italiana há-de aparecer! :))

Anónimo disse...

em roma, sê romano! a única coisa que eu não consegui fazer qdo estive em itália foi ultrapassar num traço duplo continuo, atrás do carro da polícia e mais alguns. de resto, tudo foram experiências diferentes.beijinho.

Ivar C disse...

marta, amanha ja volto para Portugal mas, para ser sincero, ainda nao era a altura,

mrf, eu tambem estou a adorar Roma, mas chamar a isto uma cidade organizada e limpa... nao sei onde e que andaste, mas nao foi pelos mesmos sitios do que eu...

teresa, tenho andado a boleia em dois carros diferentes, um dum italiano, outro duma espanhola que vive aqui ha alguns anos. Em dois dias ja pisei nao sei quantos tracos continuos, e hoje ate fiz uma rua em sentido proibido (para atalhar caminho)...

Fausta Paixão disse...

pois não há dúvida que te percebo muito bem... e um dia conto-te histórias mais ou menos como as tuas (tirando os cães; os únicos de jeito eram os guardas do Vaticano, mas coitados, com um ar tão maricas!!!)
Mas Roma é bonita... embora esteja a cair de podre. Podias fazer o videogame nas catacumbas... acho que é aí que se escondem as italianas mais belas... que dizes? Talvez a tal...

Ivar C disse...

nem fui ao Vaticano, Fausta, com muita pena minha... queria dizer ao Ratzinger que que ele tem muita pinta para entrar numa publicidade da MAcModa, mas nao deu... ;)