6.24.2008

pensamentos catatónicos (139)

Obedecemos cegamente aos sinais, a cada momento, sem perceber que é isso mesmo que estamos a fazer: obedecer. Vai por aqui, não vás por ali, cala-te, espera, não entres. É assim no trânsito, por exemplo, mas também é assim na nossa relação. Só há uma diferença: enquanto no trânsito os sinais são standard e todos nós os percebemos, na nossa relação somos obrigados a descodificar cada sinal novo, seja um silêncio, uma lágrima, uma prenda que se dá ou recebe, uma frase mais áspera ou um bilhete colado no frigorífico. Uma lágrima, por exemplo, pode ser um sinal de zanga ou de emoção.
Sempre que, conscientemente, desobedeço a um sinal de trânsito, passando por exemplo num semáforo vermelho, penso que talvez fosse importante começar a desobedecer também aos sinais numa relação, entendendo por exemplo uma zanga como uma declaração de amor. Mas não é possível, e só dou conta disso quando o semáforo já passou para verde.

12 comentários:

Kelle disse...

Eu acho que podias começar a aprender com os erros... Se só dás conta que uma zanga pode ser uma forma de mostrarem que gostam de ti quando já vais a passar no verde, espera um pouco, mesmo que atrás te buzinem...se calhar podes ganhar algo com esse tempo de espera!

Ivar C disse...

estrelinha, eu não estava bem a falar de erros... estava a falar de comunicação, mas percebo o que dizes... :)

Vitória disse...

Ah é tão bom desobecer a regras de vez em quando..;)

Ivar C disse...

vita, pois é... :)

CCF disse...

Menos objectividade talvez do que com os sinais, na vida as interpretações podem ser múltiplas, pelo que é mais complicado que obedecer ou desobedecer, é treino de interpretação. Mais difícil mas mais animado.
~CC~

Carla disse...

O politicamente correcto...não é proibido , mas não se deve fazer...e quando damos por isso acabamos por o fazer mesmo , principalmente nas relações...e depois...já está feito...é como o sinal...já está verde...

Aqui entendo-te perfeitamente !

Bjs

Pax disse...

E, como num exame de código, se falhas demasiados sinais, bem podes começar a pensar em como subornar o examinador...lol.

Ivar C disse...

shakti, é isso, sim :)

pax, ou então mudas de escola. :)

Ivar C disse...

ccf, tens razão... e esse treino de interpretação até é o mais interessante, apesar de tudo. :)

Pax disse...

Ou desistes de tirar a carta.
:)

Red disse...

eu nao obedeço assim tanto..qualquer dia ainda sou atropelada.. :D

(lol)

Ivar C disse...

red, lol, se fores, muda de direcção. :)