6.09.2008

cansado do mundo

Um japonês esfaqueou várias pessoas porque estava cansado do mundo. Não sei muito bem o que é estar cansado do mundo mas, no entanto, tenho a certeza que para estar cansado do mundo é preciso primeiro ter a sensação de que o mundo se cansou de nós. Estranho é que o mundo que se cansa de nós é sempre aquele com alta densidade populacional.
Nos Estados Unidos um idoso foi atropelado e ficou ferido no chão sem que ninguém lhe prestasse qualquer ajuda, apesar da proximidade de muitas pessoas. Se calhar somos como os ratos e o mundo é apenas uma caixa onde começa a haver ratos a mais. Sempre pensei que um dos aspectos da evolução da espécie viesse a ser a nossa crescente capacidade de nos pormos no lugar dos outros. Enganei-me... cada vez o fazemos menos. Às vezes também me sinto cansado.

15 comentários:

Sombra de Anja disse...

Invadindo com a sua licença...

"O professor disserta sobre ponto difícil do programa.
Um aluno dorme,
Cansado das canseiras desta vida.
O professor vai sacudi-lo?
Vai repreendê-lo?
Não.
O professor baixa a voz,
Com medo de acordá-lo."

Carlos Drummond de Andrade

Pax disse...

Cada vez nos tornamos mais insensiveis.
Insensiveis para com a dor dos outros e para com a nossa própria.
O mundo à nossa volta faz-nos ser cada vez mais assim e a nossa grande culpa é deixarmos que isso aconteça.
Por isso acho que, nem que seja de vez em quando, devemos parar e pensar.
Que mais não seja para chegarmos à conclusão de que nos sentimos cansados.

Ivar C disse...

anja rakas, lol... claro que eu nunca tive o carlos drummond de andrade como professor... mas, se ele fosse vivo, acho que ia pró Brasil só para ter. :)

pax, cada vez estamos mais longe uns dos outros, apesar de cada vez estarmos mais perto. :)

nada desta vida disse...

eu hoje também estou cansada, mas foi porque não preguei olho até às 5 da manhhã. resolvi tomar um chá do japão que devia ter cocaína. será que o japonês tb tomou esse chá?

Pax disse...

Quando eu era garota brincava com as outras crianças na rua. Inventava, caía, esfolava os joelhos, rompia a biqueira dos sapatos a trapar a muros e levava ralhetes.
Pergunta a alguém com menos de 20 anos se sabe o que é isso.

Isso era estarmos próximos uns dos outros.
Agora estamos "contactáveis", não próximos.

Ivar C disse...

subtilezas, diz-me só onde é que compraste esse chá, por favor. :)

pax, pois... eu roubava figos e chocolates... até ser apanhado. mesmo assim não dei em ministro. mas tens razão, sim. :)

Pax disse...

Eu contruía carrinhos de rolamentos para descermos a ladeira, lol (agora é que vejo como era maria-rapaz), mas também não sou engenheira :)

"(...)até ser apanhado."

É aqui que está a única diferença entre o teu historial e o dele.
;)

Ivar C disse...

pax, foi por um triz... :)

nada desta vida disse...

ahahahah* vou perguntar ao meu amigo* garanto te que hoje não me sinto nada bem. por causa do chá os dois neurónios que me restam estão de relações cortadas e confesso que tenho vontade de esfaquear o patrão. nada aconselhavel*

nada desta vida disse...

http://www.nipofilia.com/masturbatona-2008/
mais japão

Ivar C disse...

subtilezas, pergunta na mesma. :)

Maria Papoila disse...

Quando dizes que sempre pensaste que um dos aspectos da evolução da espécie seja a crescente capacidade de nos pormos no lugar do outro,fizeste-me pensar...é que nem é um valor transmitido, deveria ser, a bem de todos nós, um princípio intrínseco. Mas não é. Talvez entre nós, humanos, hajam niveis de evolução diferentes; não falo da teoria, pois teoricamente nenhum de nós faz ao outro o que não gostamos que nos façam a nós. Falo na prática, pois só a vivendo temos a nossa resposta, que vai além de "achares".
Quantos de nós teria socorrido o senhor atropelado? Uns sim, outros não, e isso diferencia-nos...

Li este post ontem , e hoje, ao estudar uma matéria- Desenvolvimento Moral - deparei-me com estudos de Kolberg, cujos resultados dizem que o nível de princípios éticos universais é atingido por uma ínfima parte da população, i.é,e a exemplo, a maioria das pessoas teria socorrido o senhor atropelado se houvesse uma punição clara caso não o fizesse; não o faria por, naturalmente, o considerar certo.
Achei curioso, embora não seja surpreendente. Mas afinal é por isso que temos leis...não seriam necessárias se todos tivessemos o principio de ética universal, que para a minoria é natural, para a maioria, utópico.

Beijos

Ivar C disse...

moura, obrigado pelo teu comentário. gostei de ler, só não concordo que "teoricamente nenhum de nós faz ao outro o que não gostamos que nos façam a nós". há regimes políticos postos em prática no século passado que mostram que sim, que se faz aos outros o que não se gosta que nos façam a nós. :)

Maria Papoila disse...

Sim,bem visto...quis dizer que, ao conversarmos com alguém, a maioria de nós diz que tem esse principio...na teoria.E só na prática o vemos.
Não fui tão longe quanto tu:)
Mas já agora, neste século continuam a haver regimes assim, que mostram que sim...mas olha, que como sou utópica, considerando que a utopia não é sinónimo de impossibilidade, tenho esperança que demora mas terão um fim...a carta dos direitos humanos, a abolição da pena de morte( mesmo funcionando em pequena escala )são retratos de algumas mudanças, que nos mostram que mesmo ínfima, a minoria faz a diferença. e confio
que essa diferença acabe por pervalecer, um dia.
confio no ser humano, confio em nós,( sou realmente utópica) apesar de tudo parecer pior e de também estar cansada tantas vezes.

Perdoa, sinceramente, a extensão dos meus comentários aqui na tua casa.

Ivar C disse...

moura, eu também confio... aliás, para além do Homem não há mais nada em que se possa confiar já que, feliz ou infelizmente, Deus não existe e a sorte também não. Não gosto muito que te aches utópica. Utópicos são aqueles que acham que o mundo actual funciona e que não é preciso mudar nada. Para mim é óbvio que não funciona e é preciso mudar tudo.
Quando falo de sistemas políticos, concordo contigo que continuam a haver regimes assim (até o nosso, embora revestido duma capa de justiça). :)