3.04.2007

é verdade

Insira moeda, espere por favor, retire a bebida. Em vinte segundos obedeço a uma máquina três vezes, só porque quero tomar um café. O copo de plástico queima-me levemente a ponta dos dedos, depois também os lábios. O café é amargo e queima. Pergunto-me porque é que o bebo e não encontro resposta. Encosto-me ao parapeito do cybercafé. É estranho como, em vez de procurar um lugar onde possa pousar confortavelmente o olhar, me obrigo apenas a contornar os olhares dos outros. Dou mais um gole e permaneço quieto.
Permaneço quieto. Em vinte segundos só uma estranha quietude me respira. Uma mulher na casa dos trinta vê o email num dos computadores. Nela pouso os olhos e deixo-me estar. Por nenhum motivo especial, apenas por cansaço, e tento adivinhá-la. Para mim é uma mulher que acabou de arranjar emprego numa das grandes superfícies comerciais que orbitam a cidade, e está agora a contar a uma amiga como foram os seus primeiros dias em Aveiro. Provavelmente é do distrito da Guarda. Está a escrever sobre um colega de trabalho que ainda não conhece muito bem, mas de quem já gosta muito. Dou um gole. Não sei se o que estou a pensar é verdade mas não interessa. Para mim é.
Para mim é. Em vinte segundos obrigo-me a pensar no que para mim é verdade. É verdade que estou a tomar um café que não me está a saber bem, é verdade que tenho trinta e cinco anos e estou divorciado há oito meses, é verdade que tenho um metro e oitenta e quatro e peso oitenta e quatro quilos, é verdade que estou separado há oito meses duma mulher com quem vivi quinze anos, é verdade que ando a abusar de chocolates kit-kat, é verdade que estou apaixonado e estou com medo, é verdade que o Bangladesh já pertenceu ao Paquistão e o Paquistão à Índia inglesa, é verdade que me apetece comer gelado misturado com uísque, é verdade que me apetece outro café.
Outro café. Insiro a moeda, espero, retiro a bebida. Se calhar é só isto. Tanto eu como o objecto cardíaco vamos obedecendo a ordens. Eu obedeço a máquinas de café, o objecto cardíaco obedece-lhe a ela. É só isso, e vai-se repetindo.

7 comentários:

DIV de divertida disse...

Nas raras vezes em que ando de metro tb gosto de imaginar a vida de cada pessoa... às vezes rio-me de tanto disparate sério que me passa pela cabeça.

osmi disse...

tu nem sabes o quanto me coompreendes!ahahah

outroblog disse...

se até no amor as verdades só são absolutas enquanto duram..se calhar não vale ter medo...para quê desperdiçar energias...
só mesmo as que são precisas para viver...
bons cafés duplos

Anónimo disse...

está como uma paz inquientante. acho q é isso... e fico com a ideia que poderás ter lá ficado até ao fim das horas (desse dia) a beber café amargo, quente."Não sei se o que estou a pensar é verdade mas não interessa."

Ivar C disse...

div, ficamos sempre na dúvida se são mesmo disparates... mas sim, devem ser. :)

osmi, até posso compreender, mas não sei que compreendo. Vai dar ao mesmo, não é? :)

outro blog, obrigado. anadava a deixar o café... ;)

augusta, é mais ou menos verdade, sim... ;)

sem-se-ver disse...

este foi o seu melhor post de todos.
para mim claro.

a minha solidariedade total, se é que lhe serve para alguma coisa.

'vai-se repetindo', vai.

abraço.

Ivar C disse...

sem-se-ver, obrigado e um abraço...