3.29.2007

trocas e baldrocas



Em 1982 a Cândida Branca Flor concorreu ao festival RTP da Canção com esta Trocas e Baldrocas. Em 1982 eu tinha onze anos, ou melhor, ainda ia fazê-los quando ouvi a mulher a cantar isto em directo na televisão. Admito que, tanto quanto me lembro, foi a primeira vez que pensei que não compreendia as mulheres.

se o teu namorado / é muito envergonhado / e não te abraça que é demais / toma lá cuidado / porque o teu amado / pode ser dos tais...
obs: nunca compreendi porque é que um gajo envergonhado é dos tais, nem sequer o que é ser “dos tais”… mas pronto.

se ele tem conversa / pródiga e diversa / mas trabalho é que não quer / manda-o já embora / que isto quem namora / está sempre a aprender
obs: a tradução disto é que se o gajo é inteligente, o suficiente para não querer passar a vida a trabalhar que nem um animal, não presta…

ai, ai são trocas baldrocas / altas engenhocas / que eles sabem inventar! / são palavras ocas / faz orelhas mocas / não te deixes enganar
obs: isto é o refrão. Basicamente o que diz é que os homens estão sempre na tanga… mesmo quando não estão…

mas se o teu querido / for muito atrevido / não te fies, põe-te a pau / vê se ele é fiel / se sabe o seu papel / ou se arma em carapau / mesmo que ele diga / que muito te liga / minha amiga vai por mim / é tudo cantiga! / sabes rapariga / os homens são assim
obs: bem… um gajo é preso por ter cão e preso por não ter. Primeiro, se não a abraça é porque é dos tais. Agora, se for atrevido, é porque está a mentir. Como é que um gajo há-de compreender as mulheres?

15 comentários:

sem-se-ver disse...

looooolllllllll

deKruella disse...

As coisas que tu vais buscar...e não é...que está muito bem apanhado! LOL.
Até parece que a estava a ouvir cantar.
A letra, assim como muits outras da altura(José Cid p.e,)deixa um cadinho a desejar...mas olha que eu lembro de a cantorolar muita vez. Claro está que na altura não me apercebia do que cantava...LOL...e hoje tive que vir ler neste sitio para saber que afinal...os homens são todos uns malandros...LOL! Mesmo os maridos...ai que risota. Tens um humor fabulástico ;)

Ivar C disse...

kruella, clicando no nome da música podes mesmo tirar o mp3... sabes? isto é tudo um recalcado que ficou em mim... :)

Anónimo disse...

Bons tempos :)

Ivar C disse...

borboleta, bons tempos porque éramos pequeninos... porque a Cândida Branca Flor, o António Sala e o Eládio Clímaco, por exemplo, todas as noites na televisão... sei lá... não era assim muito bom. lol! :)

Cláudia disse...

AHAHAHAHAH!

Adorei a análise...

Anónimo disse...

Sim, bons tempos pq eramos pequeninos :), pq a tv nessa altura era ... nem te sei descrever :) Só mesmo "O Tal Canal" :))

Bjs

Didas disse...

Eu mesma nunca compreendi a saudosa Couve-Flor...

Ivar C disse...

lol, Didas... não lhe conhecia esse nome...

Anónimo disse...

(ela suicidou-se, não foi? lembrei-me agora. foi, não foi?)


glup

Ivar C disse...

sem-se-ver, tanto quanto me lembro não se tem a certeza... ;)

Contabilista Emocional disse...

A Cândida Branca Flôr praticava culturismo e parecia-me um tanto ou quanto masculina. Será que era das "tais"?

VerDesperto disse...

Não sei se sabes mas a Cândida Branca Flor era lésbica. Ou seja, pra ela nenhum servia mesmo!!
Alguém se lembra duma outra música dela chamada "Tira a lagarta da couve"?

Ivar C disse...

lol, contabilista, se era das tais não compreendia as mulheres também...

Ivar C disse...

Helena, lembro-me de qualquer coisa assim, sim... acho que não relacionei por ser criança... lol