2.13.2007

ruanda

Durante o genocídio do Ruanda todos ouviram falar das etnias Hutu e Tutsi. No contexto mediático a guerra foi, aliás, uma espécie de vingança dos Hutus relativamente aos Tutsi, pela forma discriminatória como os belgas trataram os primeiros na sua administração do território até 1962 (altura em que o país se tornou independente). Aquele território foi uma colónia alemã até ao fim da primeira guerra mundial e depois, até à segunda, foi um protectorado das Nações Unidas.
A verdade é que o termo conflito étnico não se adequa totalmente ao acontecimento. Milhares de Hutus considerados passivos pelo poder político também foram mortos. Há dois filmes muito interessantes sobre o assunto, mas que inevitavelmente são também violentos: Hotel Ruanda e Shooting Dogs.
Os que nunca foram tratados pelos media nem pelos filmes, e que foram praticamente dizimados pela guerra, foram os Twa, um povo indígena e pigmeu que representa cerca de 0,5% da população. O dj Bagaço Amarelo não faz uma sessão sem passar pelo menos uma música twa. Fiquem aqui com esta, chama-se ikinyogote (porco-espinho) e tem uma voz feminina que eu acho fantástica.

6 comentários:

Anónimo disse...

Este homem é um poço!

Ivar C disse...

lol, duckman. ser um poço pode prejudicar gravemente a saúde, principalmente se não se tiver fundo.

Anónimo disse...

Realmente é verdade que pode ser muito prejudicial. Mas quer-me parecer que esse poço deve ter fundo. Um poço sem fundo não reflecte nada quando se espreita. E parece há mulheres que gostaram do que viram quando espreitaram para o dono deste blog... :-)

Ivar C disse...

Duckman, isso é o que eu ando a tentar perceber... mas estou confiante que sim. ;) Abraço.

antídoto disse...

e, já agora, onde vais buscar as preciosidades musicais, se é que posso perguntar?

Ivar C disse...

antídoto, depende... algumas compro, outras baixo da internet. A maior parte do que compro mando vir pela Amazon. Esta música, especificamente, já nem é possível comprar a não ser em segunda mão... abraço. :)