1.05.2007

mulheres que eu gostava de poder não compreender (35)



nome: Sharbat Gula
origem: Afeganistão
info: ficou famosa por ter sido capa da National Geographic, numa fotografia de Steve McCurry, quando tinha doze anos de idade e a União Soviética invadira o seu país. Entretanto o Rambo foi lá ajudar os taliban a conquistar a liberdade (foi o que eu vi num filme) e, muitos anos depois, vários Rambos foram lá acabar com essa liberdade. O mesmo fotógrafo procurou-a e tirou-lhe um novo retrato, já com trinta anos de idade.
Sharbat nasceu em 1972, passou cerca de metade da vida dentro duma burka e resignada à sua condição de mulher. Sem acesso a educação, saúde, vida social ou outra merda qualquer. É uma mulher bonita, mas a vida maquilhou-a de tristeza.
Se quiserem saber mais sobre mulheres que, definitivamente, quase ninguém quer compreender, dêem um salto à página da RAWA.

5 comentários:

Anónimo disse...

Deve estar a fazer confusão. O Rambo foi auxiliar os Mujahideen e não os Taliban.

Cumprimentos.

Ivar C disse...

AVC, isso é correcto, embora taliban e Mujahideen se confundam. Os taliban são um grupo, porventura o mais importante, dos Mujahideen, tanto que foram os taliban a controlar politicamente o país depois da retirada soviética.

cumprimentos

Cristy disse...

A national geografic passou um documentário sobre esse reencontro dela com a objectiva fotográfica e da cruzada que foi encontra-la. Vale a pena ver

Anónimo disse...

Creio que não estará longe da verdade, mas os Mujahideen (lutadores em geral)eram na época apoiados pelos americanos,entre outros, no sentido da derrota dos soviéticos, daí a cena do Rambo creio que III. Logo a seguir à retirada soviética, as diversas facções lutaram entre si pelo poder afegão. Um determinado religioso reuniu um grupo de estudantes armados (Taliban)essencialmente apoiados pelo Paquistão, que posteriormente vieram a dominar o País até aos acontecimentos mais recentes.Mas, sublinho, a alma que é retratada no filme é a Mujahideen,ou seja, a do nobre lutador, ou guerrilheiro.
Desculpe a insistência, mas, as coisas são o que são, e não o que queremos que sejam.

Cumprimentos.

Ivar C disse...

Cristy, sei que existe esse documentário mas nunca o vi. Gostava de ver... beijos. :)

avc, cumprimentos. obrigado pelo esclarecimento. :) sim, é o Rambo 3