9.13.2008

a Branca de Neve morreu

Este fim de semana vou de fim de semana, que é uma coisa que acontece aos fins de semana, tirando alguns, claro. Por isso, e também porque me apetece, deixo aqui um fragmento do meu primeiro livro. Até porque um dia destes....

Em vésperas da última ceia já ninguém tem fome. Ninguém quer comer o fim e expelir os seus excrementos na defecada cidade. Passam limusinas brancas exibindo uma réstia de dignidade, que se derrete na tristeza dos condutores: sapos feios quase príncipes, esperando um beijo da Branca de Neve.
Nas ruas arrasta-se o peso das sombras, puxado em esforço por corpos débeis de luz ténue. Apagaram-se os risos que corriam nos recreios das escolas, os anúncios luminosos publicitando sonhos, as alcoólicas discussões das tertúlias de café. Apagou-se o grito do chefe da estação, que cadáver espera um comboio que já não vem. Apagou-se o céu azul que nos embrulhava de presente, a todos nós para nós mesmos.
Tilinta só o reflexo duma moeda numa poça da chuva ácida, que ainda chuvisca angústia, lentamente como o fim. Um cão come a vida dos pássaros caídos na tempestade. A sua última ceia. E num resto de jornal impresso em vão, voando pela não existência, anuncia-se a catástrofe: "A Branca de Neve morreu".

in "Numa Avenida de Merda", Ivar Corceiro, Edições Mortas, 2005

8 comentários:

Anónimo disse...

Bem, devo dizer que tenho de acabar de ler 2 livros que tenho em mãos, rapidamente, para estar "livre" para o teu ;)

Só o nome ...LOL

acho que " o gajo é UM ARTISTA"
;)
Bj
Dori

redonda disse...

Parece-me muito bem escrito (mas pessimista).

Cláudia disse...

very escatológico

Anónimo disse...

Se mal pergunto, o Ivar frequentou algum curso de escrita criativa? Refiro-me ao título e ao nome da editora, bem entendido. ;-)

Do resto gostei e fiquei com vontade de saber como continua a história...ou melhor, como começa :-) já que este parece ser o último capítulo.

Cumprimentos de uma leitora hoje não silenciosa. E bom fim-de-semana!

juanolla

Olga disse...

O gajo é artista. :)

Ivar C disse...

dpri, lol... não tenhas pressa. :)

redonda, pessimista é uma forma de ver a coisa, sim... mas não é a minha. A sério... :)

cláudia, lol... a sorte é que eu sou anósmico. :)

juanolla, nunca frequentei nenhum curso de escrita criativa e, para ser sincero, não pretendo frequentar. tenho medo de cursos de escrita criativa. podem-me tirar a minha criatividade e dar-me outra.. :)

olga, :)

SP disse...

Bem... Estou a ficar curiosa e com vontade que ese teu livrito apareça para o ler:)

Beijo

Ivar C disse...

deusaminervae, depois podes é ficar desiludida. :)