9.25.2007

conversa 388

(num cartório)
Ela - Boa tarde.
Eu - Boa tarde. Preciso fazer uma escritura de partilha mas quero primeiro fazer um orçamento.
Ela - Partilha de quê?
Eu - Duma casa.
Ela - É por divórcio e está hipotecada ao banco?
Eu - Sim. Aliás, tenho que fazer esta escritura para depois poder fazer outra de transferência de crédito.
Ela - Tem ai o valor em dívida, o valor calculado e o registo predial?
Eu - Sim...
Ela - O divórcio foi por mútuo consentimento?
Eu - Sim...
Ela (olhando a papelada) - Fica entre 800 e 900 euros. Tem que trazer uma certidão de divórcio e uma certidão predial dois dias antes, assim como os dados da sua ex-mulher.
Eu - Que dados?
Ela - Morada actual, bilhete de identidade e número de contribuinte.

(noutro cartório)
Eu - Boa tarde. Preciso fazer, porque me divorciei, a escritura de partilha duma casa. Quero fazer um orçamento antes...
Ela - Não fazemos orçamentos.
Eu - Não?
Ela -Não. Tem que vir cá dois ou três dias antes com a documentação toda. Nós depois telefonamos para fazer a escritura e, quando estiver feita, paga. Só aí é que sabemos quanto fica.
Eu - Ok... então vou a outro cartório. Boa tarde e, já agora, feliz Natal. Não a devo ver antes.

6 comentários:

Patrícia Manhão disse...

Escritura de partilhas a 800/900 euros?!????
Foda-se !! opá...desculpa mas desta vez é em voz alta ....1!

Ivar C disse...

eu sei... patrícia mm, eu sei... mas vou ter que pagar...

Anónimo disse...

Nao precisas de fazer duas escrituras. Eu ja fiz isso, estava na mesma situaçao.
Vais ao banco com a papelada do divorcio e pedes a isoneraçao (se nao é esta a palavra é parecida) da tua ex-mulhere, eles aprovam e dao-te uma declaraçao (que teras de pagar) em como autorizam a cedencia de credito. Depois marcas a escritura e fazes tudo de uma vez. Eu tb paguei à volta de 1000 euros, ja com as despesas do banco (declaraçao e tal).
Bjos
PS. E sim, vou continuar a rir, é o que sei fazer melhor :P

Ivar C disse...

loira, eu tentei... não consegui... se calhar cou tentar de novo...

Fatyly disse...

Já estou afastada dessas "bagunças" mas o banco credor deveria fazer esse trabalho - "renegociação do crédito por divórcio",
Como privados, os notários cada um cobra o que entender.

Vou abrir um notariado:))))

Que tenhas sorte!

Ivar C disse...

fatyly, abre... e faz-me um desconto. :)