8.10.2007

castro da cárcoda

Gosto de castros, não sei porquê. Acho que tem um bocadinho a ver com a minha queda por jogos de estratégia tipo sim city e essas merdas, e também com os livros do Astérix, sei lá. Não consigo explicar muito bem. Sei que sempre que posso lá vou eu ver mais um castro. É só isso.
Há dois anos fui a Castropol, nas Astúrias, na esperança de visitar vários. O nome da terra era atraente. Lembro-me de ver vários turistas, junto ao mapa dum aldeamento dum castro junto à praia que já não existia, a tirar fotografias. Nem uma pedra para amostra, mas o mapa e a informação estavam lá. Os turistas também, eu incluído, a imaginar o que aquilo tinha sido.
Esta semana fui ao Castro da Cárcoda, em São Pedro do Sul. São Pedro do Sul é uma espécie de paraíso mesmo aqui ao lado de Aveiro, e só estou arrependido de não ter lá ido antes. O Castro da Cárcoda é, sem exageros, um dos melhores que já vi. Para além do aldeamento ser enorme, três casas estão praticamente em pé (após reconstrução) e a maior dos muros originais ainda estão bem delineados. Fantástico. Placas de informação é que nem uma para amostra. Turistas também não. A única coisa que consegui foi um desdobrável doméstico (impresso numa impressora caseira) que uma das muito simpáticas empregadas do Bioparque me arranjou. É tudo.

2 comentários:

Fatyly disse...

No que toca a calhaus sou um zero à esquerda!

Ivar C disse...

fatyly, eu tb não sou o José Hermano Saraiva... mas gosto de antas e de castros... :)