3.05.2012

pensamentos catatónicos (271)

Não há sofrimento maior que o dum homem apaixonado em segredo. As mulheres não percebem isso mas todas, ou quase todas, as figurinhas tristes que os homens fazem é porque estão apaixonados e mais ninguém sabe. O Amor é o pior do nossos segredos. Entala-nos como um frasco de veneno ingerido inadvertidamente.
Para um homem apaixonado em segredo, a mulher Amada acorda sempre triste ou feliz. Nunca acorda mais ou menos (o mais ou menos é um estado de Alma que não existe numa mente apaixonada). Quando acorda triste, com uma dor de cabeça ou crise existencial de curta duração, fecha as portas de casa e não está para ninguém. Quando acorda feliz, abre as janelas e as cortinas anunciando ao mundo que está para toda a gente. O problema do homem é esse. Ela nunca está só para ele, e é como se o mundo fosse uma máquina de tortura medieval.
As mulheres Amadas são sempre assim: ou não estão para ninguém ou, quando estão, estão para toda a gente. Demonstrar o Amor a uma mulher nestas condições torna-se quase impossível, tortuoso, difícil. É aí que vêm as figurinhas tristes. A mulher dá dois passos à esquerda e o homem também dá. Ela muda de direcção e ele também muda. Depois, como ela só está disponível para ele ao mesmo tempo que está para toda a gente, ele fica ciumento de todos e passa a detestar o mundo. Com toda a razão e legitimidade, claro. Ela é que não percebe.
Qualquer mulher Amada devia ter dez minutos em que nada nela funcionava a não ser os ouvidos e, vá lá, o coração. Devia ter que parar algum tempo sempre que um homem se apaixona. Mas não pára. Um homem anda doente de Amor e o mundo continua a girar sobre si mesmo como se nada fosse. É injusto, é cruel. Assim um homem nunca pode pegar nela, colocá-la num sítio onde ninguém mais o ouve, e dizer-lhe que a Ama.

20 comentários:

Pérola disse...

Nem todas as mulheres são assim, felizmente. quantas há que se perdem num gesto, num sussuro, numa de atitude de declaração do amor. Como a subtileza é uma das caracteristicas femininas, eles, às vezes, estão um bocadinho distraídos e não reparam nos 'sinais'. Mas que as mulheres podem corresponder loucamente, disso não tenho dúvidas.

Ana C. Martins disse...

Estou na minha dúvida se concorde contigo ou não. :) deixaste-me assim a pensar. Será que os homens são mesmo assim quando estão apaixonados? Hum... Quanto às mulheres concordo, acho que tens razão, ou estamos para todos ou para ninguém..
anyway, continuas com inspiração para estes "pensamentos catatónicos" quem diria que a relação homens e mulheres daria tanta história? ah? somos seres complicados...mas é bom de ler estas opiniões, até pode ser que um dia compreenda os homens!

:) abraço e continuação de uma boa semana

MissLilly disse...

e porque e que tem de ser em segredo? porque e que o homem nao pode partilhar o segredo com a mulher amada? se nao for correspondido, ao menos o homem ja sabe que se ela for para a esquerda, ele vai para a direita

Eli disse...

Tão giro. :)

Anónimo disse...

ai, ai, tanta incompreensão! :)

Filipa

Ivar C disse...

pérola, nem todos os homens. :)

aNa, é fácil compreender os homens. :)

liliana costa, pois... era o que eu estava a tentar explicar. :)

eli, :)

filipa, :)

Sexy Couple disse...

É costume dizer isso das crianças. Ou estão a dormir ou a correr. Ou estão a dormir ou aos gritos.
Eu prefiro acreditar que as mulheres têm mais que só duas velocidades, as mulheres têm capacidade para se desdobrar até ao limite. É sempre preferível abrir o jogo, como disse a Liliana e revelar o segredo.
É melhor saber, que viver na ignorância.
Ana

Malena disse...

Meu querido Bagaço, tu és um lírico!! Ou então... não conheces a maior parte dos homens! ;)

Ivar C disse...

sexy couple, capacidades, de facto, as mulheres têm muitas. só que só as usam quando querem. :)

minha querida malena, conheço-me tão bem que já me aguento, e olha que sou homem. :)

Anónimo disse...

Acho que não podias ter explicado melhor.

Um abraço

Pedro Ferreira.

redonda disse...

Não me pareceu que todos os homens sejam assim, nem todas as mulheres, e que em vez de sofrimento, pode haver um jogo, no segredo.
Mas pareceu-me também que esses homens que sofrem por estarem apaixonados em segredo e sobre os quais será este texto, serão muito sensíveis e românticos.

Anónimo disse...

Já dizia o MEC... amar é fodido :)

Anónimo disse...

Estás mesmo a falar dos homens?!
Ou será que tu és mesmo homi?!
:)

Vadeer disse...

O melhor texto que já li aqui. Está perfeito, talvez por ao ler estas palavras as ter percebido em mim mesmo

Brisa disse...

Que esses pensamentos catatónicos nunca o abandonem, Bagaço. Mais próximos da realidade ou não, fazem-me sempre ficar a pensar e com um sorriso. É encantador que homem e mulher sejam tão diferentes.

Ivar C disse...

redonda, sensíveis e romântico, talvez. vítimas, por certo. :)

josh gottam, yep. :)

cycle, quando eu nasci, pelo menos, foi o que me disseram. :)

vadeer, sem sabermos, somos um clube. :)

brisa, obrigado. :)

milkadreams disse...

como mulher acho que se ela estiver interessada arranja 10minutos ou mais até que ele tenha coragem de o assumir mas se não estiver evita esses 10minutos ao máximo

Ivar C disse...

milka dreams, :)

Fatyly disse...

Não concordo de todo porque ninguém adivinha, pode desconfiar, mas sem certezas também podem ficar a pensar e a sentir o mesmo.

Quem gosta que diga, pode levar uma grande tampa...e aí sim, acho que os homens aceitam com imensa dificuldade do que as mulheres! Será?

Ivar C disse...

fatyly, eu habituei-em cedo a levar tampas. :)