11.18.2009

usadas com garantia



"Paula Hernandez, 40 anos, duas vezes divorciada", é o que diz este cartaz espanhol que promove uma exposição de carros usados da Renault em 2006, que é como quem diz: a Paula está usada mas ainda marcha. Se há publicidade a que se aplica bem a expressão mulher-objecto, é esta. O objecto é um carro que, como se sabe, pode de facto estar em boas condições mas só o compra quem não pode comprar um novo. Não sei se era isso que a Paula estava a pensar quando lhe tiraram esta fotografia. Acho é que não deve ter gostado nada de se ver neste publicidade. Eu, pelo menos, não gosto.

31 comentários:

Anónimo disse...

Talvez, tenha gostado, sim. Independente do contexto, quando a mulher se vê com 40 anos em corpinho de 20, nada lhe tira a satisfação.

Ivar C disse...

gigi, a mim ela parece-me uma mulher de 40 anos com uma placa a dizer "promoção, usada em estado novo". Não me parece lá muito uma quarentona num corpinho de 20... :)

Arisca disse...

Há quem continue a olhar para "algumas" mulheres como "pessoas em segunda mão".
São os preconceitos que todos negam, mas que muitos não conseguem esconder...

*bons ventos

Anónimo disse...

"Corpinho de 20" é modo de dizer :-)

Anónimo disse...

Mas, seja lá o que for. A mensagem transmitida pela propaganda é mesmo um horror. Mais uma prova do quanto o machismo ainda tem grande poder na nossa sociedade e o quanto algumas mulheres (ou a maioria?) ainda não conseguem negá-lo.

Ivar C disse...

arisca, sim... neste caso nem tentaram esconder... exibiram-no. :)

gigi, lol... a paula é bonita, sim. :)

RPM disse...

Não sejas mau. A Paula tem um belo corpinho, sim. Tomara-o muitas meninas de 20. E de 37 também.

Catarina disse...

esta publicidade é horrivel :s mulher-objecto, completamente!

Unknown disse...

Isto é muito mau...nem sei como é que ela se sentiu bem ao fazer isto, ao saber o que representava...enfim, nem comento! lol

Ivar C disse...

rpm, desconfio sempre de fotografias photoshopadas. :)

c, nem mais. :)

diabo de roupa curta, pois... de certeza que ela sabe o que fez. :)

Anónimo disse...

Tb nao ache piada nenhuma. E ficaria chocada se soubesse que os inventores de tal estratégia publicitária foram mulheres!

Ivar C disse...

hyndra, eu fico igualmente chocado... se forem mulheres ou homens. :)

Anónimo disse...

Que preconceituosos!
A Paula tem sim ,um corpo bonito para qualquer idade...ja o rosto deixa muito a desejar...mas isso acho eu claro.

Ivar C disse...

anónimo, eu acho-a bonita de cara e de corpo. dela ali deitada é que já não gosto tanto... :)

Passarinho disse...

Buuu! ao menos deixavam o photoshop de fora e mostravam a beleza dos 40... não é tanta como a dos 20... é diferente...

Mas há muito designer no desemprego e precisam de mostrar talento... damos um desconto

Malena disse...

Só falta dizer que também fizeram um test-drive! Ah, e tal, tem 40 mas até parece nova, ainda está aí prás curvas! Raio de preconceito etário e de reificação da mulher!!!

camaleoa disse...

Bem...
Parece-me que sou a única a achar esta publicidade super original.
Acho que a ideia é muito bem conseguida..
Quanto a publicidades a carros com mulheres... meus queridos.. isso é o prato do dia.. mas realmente estamos habituadas a ver altas bombas(ainda me refiro a carros) com as meninas de 20 anos com os seus 86-60-86 ou muito lá perto..

Esta é o que se tem visto aplicado a uma ideia de que nem tudo o que já está usado (no bom sentido, claro)... é mau..

Eu GOSTEI!!! Mesmo que seja a única... hehe

:)

Marta Faustino disse...

numa palavra: repugnante!

memyselfandi disse...

Este também merecia a etiqueta "coisas tão estúpidas que até tenho vergonha" ;)

Jacinta. disse...

C-R-E-D-O! que triste...

Paula Raposo disse...

Não me parece que seja uma publicidade muito abonatória para a mulher! Mas que deve ter ganho uams valentes massas, lá isso deve!
E o resto que se dane, pensa ela...
Beijos.

Ana Alvarenga disse...

Muito bem observado, muito bom texto. Neste post, não há mais nada a dizer, está tudo dito em "só compra usado quem não pode comprar (carro) novo". Bagaço, presumi que, desta vez, estavas a falar a sério, hem? Por isso, nota 10.

Anónimo disse...

Sem Duvida de muito mau gosto este anucio, eu no lugar dela nao gostaria.
E que mal pergunte quais sao as garantias? As dela claro.
Anonima Catarina

Anónimo disse...

Sem Duvida de muito mau gosto este anucio, eu no lugar dela nao gostaria.
E que mal pergunte quais sao as garantias? As dela claro.
Anonima Catarina

Anónimo disse...

Quando se fala mal se julga e se odeia, é porque se ama ... tudo que incomoda é pq é atraente, senão se esqueceria.

Ivar C disse...

passarinho, sim, porque com photoshop esta foto não tem credibilidade nenhuma. :)

malena, não me lembrei dessa do test drive porque, de facto, é uma metáfora da imbecilidade desta publicidade. :)

camaleos, na verdade também a acho original, só que para mim originalidade não significa obrigatoriamente que eu goste dela. acho a publicidade estúpida, até porque parece que as mulheres não compram carros. :)

the girl that goes, concordo. :)

memyselfandi, pois merecia, lol. :)

martinha, olha... triste é mesmo o adjectivo. :)

paula raposo, tens razão. eu é que não dou essa importância ao dinheiro. :)

a tela, obrigado. :)

anónima catarina, são as dela, sim... :)

sara, não é bem assim, acho eu, embora às vezes seja. :)

ecila disse...

Shame on you Renault!

Bom, já nao gostava muito dos carros Renault, agora entao, passou mesmo à história.
Nao conhecia, obrigada pela partilha :)

Ivar C disse...

ecila, e eu que quero comprar o Dacia Sandero... :)

camaleoa disse...

Bagaço....
Mulheres não compram carros??? pois não... Os homens compram muito mais....

E.. o que fazer para aliciar AINDA mais a vontade de comprar dos homens do que colocar uma mulher ao lado???? Hummm...

Acredita em mim... RESULTA!!! :))

Bichana disse...

:(
Publicidade triste!

Ivar C disse...

camaleoa, eu acredito que resulte. comigo é que não resulta nadinha, garanto-te. :)

bichana, exacto... :)