pensamentos catatónicos (157)
Segundo a wikipédia uma explosão é um processo caracterizado por súbito aumento de volume e grande libertação de energia, geralmente acompanhado por altas temperaturas e produção de gases. Uma explosão provoca ondas de pressão ao redor do local onde ocorre.
O senso comum diz-nos que as explosões são súbitas e efémeras mas não é sempre assim. Uma garrafa de gá pode explodir num momento mas o Universo, por exemplo, está em crescimento a partir duma explosão inicial (Big Bang) ocorrida há 13,7 biliões de anos e uma semana (li isto dos 13,7 biliões de anos a semana passada).
Nas relações interpessoais as explosões também ocorrem do mesmo modo. Ou são efémeras e intensas ou são lentas e prolongam-se durante muito tempo. Acredito mesmo que há casais que vivem numa lenta explosão até à morte e, como no Sol, a explosão total é composta de diversas explosões internas e espaçadas.
Acho que este sempre foi um dos meus problemas com as mulheres. Não sou muito dado a explosões e ponho-me a milhas, às vezes duma forma cobarde. Sou uma espécie de soldado medricas que só está na guerra porque foi obrigado... e deserto.
30 comentários:
...e fazes guerra porque..? temos que ser pacifistas, nada de soldados/as! hehe
Sou a favor da explosão... :)
eu sou/era muito dada a explosões e é uma boa sensação.
pedro, concordo... :)
fá, eu não. :)
paula, pois... esse é um dos meu problemas com mulheres. :)
É biliões ou mil milhões? É que há essa confusão entre o lado de lá e o de cá do ocenao atlântico e sempre foi uma coisa que me intrigou.
Acho que a idade correcta será de 13,7 mil milhões de anos.
Desculpa ser picuinhas, mas é só um apontamento sem maldade.
De resto, gostei da piada de teres lido na semana passada, e parece-me inteligente fugir de explosões.
johny, olá. um bilião é um mihão de milhões na Europa. Nos EUA acho que é só um milhar de milhões (http://www.priberam.pt/dlpo). No Brasil acho que chamam bilhão a bilião. Não te sei dizer mais mas, como só tenho 37 anos, tudo o que passa os mil a mim faz-me confusão. :) abraço
ponto 1: não tenho a certeza mas a unidade bilião não existe na língua portuguesa, logo a expressão correcta será milhar de milhão. Os EUA, como tanta coisa, têm a mania de querer ser diferentes (kmo se houvesse muita gente a querer ser igual a eles...bem, pelo menos no poder de compra eu queria lol) é que adoptaram a expressão Billion mas não sei dizer se será correcta ou não :)
corrijam-me, por favor, se estiver enganado :D
1x1000 = mil = 1x10exp3
1000x1000 = milhão = 1x10exp6
1000x1000x1000 = mil milhões= 1x10exp9
1000x1000x1000x1000 = bilião = 1x10exp12
.... e continua assim para o trilião....
Nota: 10exp = 10 elevado a... que representa o número de zeros
São vinte euros pela explicação de Matemática :)
P.S. Passo recibo para IRS
O bom das explosões é a calma posterior, a sensação do já dito, já feito e, portanto, a caminho da resolução. Fica para assistir a um desses momentos e pode ser que percas a vontade de fugir ;)
A confusão dos biliões com os mil milhões é constante na rádio, na TV, nos jornais e nas revistas do nosso descontentamento.
A ignorância destas matérias (e que fazem toda a diferença) dos nossos jornalitas (ou jornaleiros?) da escrita e do audio-visual é abissal.
Tenho dito.
Conheci o blog através de um amigo, que veio cá parar por acaso através de uma pesquisa no google e gostou :)
Deixo-te os parabéns. Gosto do que escreves (apesar de nem sempre concordar - e ainda bem, porque se pensássemos todos da mesma forma isto seria uma valente seca). Tem sido o meu exercício de "relaxamento" de fim do dia ler tudo o que tens escrito para trás. Ainda não consegui, mas vou no bom caminho :)
Quanto a explosões, confesso que também me assusta um bocado a ideia das "altas temperaturas" - detesto quando me queimo!:/
Boa sorte para o futuro*
Cuidado que quem não explode, implode. E as implosões são tremendamente eficazes.
Como diz um conhecido blogger: «é que engolir em seco é muito pouco saudável.»
Até sexta e continue fabulástico!
Nao tenho muita paciencia para explosoes...cheiram-me logo a telenovelas venezuelanas, que é como quem diz telenovelas portuguesas ;-) Comam, tomem duches frios, facam boxe, tudo o que quiserem (desde que nao envolvam outros) mas nao me chateiem a cabeca :-P Igual para homens e mulheres!
Por outro lado, as explosoes no Universo acho muito mais excitantes...mas também as prefiro bem longe ;-)
gostei
agora q descobri o blog parou de postar.. oh.. :p
Parabéns pelo livro :) Mas a capa é fraquinha...estereotipada! Felizmente sabemos que o recheio é melhor.
~CC~
sungod, existe... já existe. podes confirmar neste dicionário: http://priberam.pt/dlpo :)
joaninha versus escaravelho, 20 euros?! com 20 euros eu compro dois quilos e tal de polvo e faço um jantar enorme... :)
gota de água, já fiquei... a sério que já fiquei. :)
trolha, pois, acredito... mas para mim tiudo o que é mais de mil já me custa imaginar. falando em euros, claro. :)
ana, obrigado :)
fabulástico, se calhar é verdade, sim. :)
nat, eu de explosões também só gosto das cósmicas. :)
miguel lopes, :)
miss_j0, também mereço descanso... :)
CCF, obrigado. :)
Pois olha, eu peguei no teu livro, paguei-o e mais a uns quantos e nem olhei para o preço. Não regateio cultura! :P
joaninha, versus escaravelho, já o viste à venda? é que eu ainda não... lol. :)
Claro.. se já o comprei. :) Comprei-o na Bertrand no Fórum de Coimbra.
Mas voltando à vaca fria, olha que comparar a minha cultura matemática a polvos cheios de tentáculos... hmmmm... merecias que me fizesse convidada para esse jantar enorme de polvo... até gosto muito... lol :)
...por causa do milhares de milhões e dos biliões é que gosto do gogol...ou seja um nome completamente novo para o número 1 precedido de 100 zeros.
Trata-se de uma forma simples que o filho de 3 anos de um astrónomo Italiano encontrou para solucionar o problema, já agora é o nome que está na base do famoso "google" eu sugeria que a partir da unidade dos milhares se desse o novo nome "sarapateko" e depois para substituir o bilião ou bilhão... "sereketekuá"..e por aí fora ao critério da imaginação de cada um...
joaninha versus escaravelho, não é menos prezar a tua cultura matemática. a sério que não... mas para mim saber contar até cem já me cansa o cérebro. :)
sierra maestra, eu estou contigo. Pimba para o 69 é que não. :)
Pelo que me tem sido dado a ler, de burro não tens nada. Essa aversão aos números quer-me parecer preguiça... mas realmente nos últimos posts andas a abusar um bocadinho da maldade para com o meu sexo. Apesar de entender as tuas conclusões... Ou então estás a explorar o filão do ouro. Cuidado, não se vire o feitiço contra o feiticeiro e não vires as mulheres todas contra ti. :))
joaninha versus escaravelho, lol... qual filão de ouro? acho que não o vi... :) obrigado por seres simpática. :)
O filão da criatividade, Ivar... E não me agradeças a simpatia. Ou digo o que penso ou fico calada. :)
joaninha versus escaravelho, ah! fazes bem em dizeres o que pensas. eu é que não achei isto nada criativo. até achei parvo... mas como às vezes sou parvo, deixei. :)
lol Estamos a falar línguas diferentes :) bem dizes tu que não entendes as mulheres. quando falei de criatividade estava a referir-me ao filão de ouro que são as mulheres nas piadas sexistas. E sexista aqui só tem sentido de diferença de sexos. Não inventes já outra conotação.
E não és parvo nenhum! Fazes-te.... lol
joaninha versus escaravelho, lol... eu não conheço assim muito esse filão. se me faço de parvo... parvo fico. :)
parvo :P ahahahah
joaninha versus escaravelho, :)
Enviar um comentário