11.24.2008

hipopotomonstrosesquipedaliofobia



A hipopotomonstrosesquipedaliofobia é uma doença do foro psicológico que se caracteriza pelo medo de pronunciar palavras grandes ou complexas. É exactamente o mesmo medo que se pode ter no amor: a grandeza e a complexidade.
Às vezes penso que esse medo se deve à nossa (in)capacidade de ver primeiro o que é mais pequeno, como nesta macrofotografia (www.worldwidephotos.org) em que podem ser vistas algumas gotas de água como nunca poderiam a olho nu.
Podemos facilmente perceber grandes coisas numa mulher (ou num homem, claro): que é bonita, que tem uma voz sensual, que tem mais de dois neurónios a trabalhar ou que é sexualmente apetecível. No entanto, é preciso tirarmos uma macrofotografia que nos permita perceber as suas pequenas coisas: movimentos, sorrisos, cheiros, zangas... enfim, you know what I mean. Sem essa macrofotografia, a hipopotomonstrosesquipedaliofobia pode revelar grandes coisas de que não gostamos.
O que é maior não é sempre mais importante do que o que é pequeno...

27 comentários:

I.D.Pena disse...

hipopotomonstrosesquipedaliofobia consegui dizer a palavra toda e nem gaguejei, ahahahah. :D
Concordo com o post.

Ivar C disse...

I.D Pena, eu também já consegui... mas custou-me. :)

Anónimo disse...

Ena que palavrão...lá está, nem sempre o tamanho dita a importância...

Ivar C disse...

fá, exactamente. :)

joaninha versus escaravelho disse...

Não gostei especialmente do "ou" aqui: "que tem mais de dois neurónios a trabalhar "ou" que é sexualmente apetecível". Podia estar um "e"...
Estou de acordo que não é fácil entender as mulheres mas a pensar assim nunca vai conseguir entendê-las...
Até pode argumentar que ao escrever não o fez propositadamente, com esse sentido, mas aí digo-lhe eu, que está no seu subconsciente.
No seu e no da maioria dos homens...
;)

Ivar C disse...

joaninha versus escaravelho, podia argumentar isso, de facto, mas não argumento por uma razão muito simples: é a verdade. Nem sequer está no meu subconsciente. Está mesmo no consciente.
Ainda bem que escrevi "(ou num homem, claro)".... senão crucificavas-me...
Ah! e conscientemente também... trata-me por tu. :)

joaninha versus escaravelho disse...

Este meu comentário foi só para "chatear" :p
Admito que por vezes fico na dúvida sobre a veracidade destas tuas conversas...
Não me imagino a tê-las com ninguém.
Claro que somos todas diferentes...
E se realmente a imagem que tens das mulheres é que ou são boas ou têm dois palmos de testa então tens as amigas que mereces! :) sem ofensa, claro...
Aproveito para dizer que leio o teu blog todos os dias e divirto-me imenso contigo.
Boa sorte nas vendas do livro. Quando sair da serra e for à cidade vou ver se o compro!
Obrigada por me pores à vontade na forma de tratamento. Não gosto de ser abusadora :)

Ivar C disse...

joaninha versus escaravelho, hoje apetecia-me ser da serra. A sério que sim... e não abusaste de nada. :)

joaninha versus escaravelho disse...

Foi dia de muito stress, vontade de férias ou farto da vida citadina?
Sem dúvida que a qualidade de vida por aqui é boa quanto a nível de "No stress". A hora de ponta existe duas vezes por dia e demora 5 minutos( altura em que os pais vão levar e buscar os meninos à escola).
Eu trocava a serra pela cidade, mas não por uma cidade qualquer. Já está bem escolhida.
Um dia... um dia troco!!!
E é verdade: não abusei... ainda não.... ahahaha

Ivar C disse...

joaninha versus escaravelho, hoje estou mesmo farto da vida citadina, sim. gostava de fazer ao contrários dos outros, em vez de ter uma casa de fim de semana na serra, vivia lá e tinha uma casa de fim de semana na cidade. :)

joaninha versus escaravelho disse...

Os eternos insatisfeitos... pois, ao contrário de mim... Mas a vida aqui é por vezes muito monótona. Não sei se irias aguentar muito tempo a mudança. Eu estou cá há 18 anos e ainda não me habituei...
Esta troca de correspondência está interessante :)

Ivar C disse...

joaninha versus escaravelho, a sério que aguentava... embora não saiba de que serra estás a falar. mas não sou um insatisfeito, sou só um não totalmente satisfeito. :)

Red disse...

tamanho não é documento ;)

(pareciam joaninhas de água!! xD )

joaninha versus escaravelho disse...

Como o texto se estendeu parecia massa para filhós, enviei por email :)
É só fritar!!

Ivar C disse...

red, boa... eu nem sabia que existiam joaninhas de água. :)

joaninha versus escaravelhos, já reparei... e já respondo. :)

joaninha versus escaravelho disse...

Red, aquilo não são olhos reflectidos? Estou a sentir-me loura....
E que também não conheço o ramo da árvore genealógica dos Águas.... :)
mas parecem joaninhas de água sim...

Ivar C disse...

joaninha versus escaravelho, que preconceito é esse contra as loiras? :)

SunGod disse...

portanto... como se chama a uma doença do foro psicológico que resulta de um atrofio neuronal por tentar dizer uma palavra que parece mais marciana que portuguesa? deu ma livre e eu que pensava que incostitucionalissimamente era complicado lol

Ivar C disse...

sungod, lol... há sempre uma palavra mais difícil. :)

joaninha versus escaravelho disse...

Não tenho preconceito contra louras. Eu até sou loura a maior parte da minha vida... embora com as "metamorfoses" vá variando... é só mais uma daquelas coisas que se dizem por ouvir dizer... :P

Anónimo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=eAjNVKtQHAY

Ivar C disse...

joaninha versus escaravelho, gostei do "loura a maior parte das vezes". :)

judith, já vi esta mulher ao vivo em Aveiro. :)

joaninha versus escaravelho disse...

Eu não disse isso.:)) Precisas de lentes novas nesses óculos.
Mas está bem. Eu deixo que brinques comigo... :P

Ivar C disse...

joaninha versus escaravelho, foi parecido: "Eu até sou loura a maior parte da minha vida..." :)

joaninha versus escaravelho disse...

Pois foi... mas eu também uso óculos para ler e não sou parecida contigo.
Sou muito mais gira!! :)

Ivar C disse...

joaninha versus escaravelho, aí concordo... eu nem sou nada gira. :)

Ivar C disse...

joaninha versus escaravelho , :)