11.11.2008

direito de resistência

Os media exageram deliberadamente na ideia da insegurança no país. É uma forma de legitimar o controle da população pela força policial e pelo medo que ela é capaz de provocar. Os polícias portugueses esquecem-se cada vez mais que servem para proteger os cidadãos e não para os agredir. Ontem, numa escola C+S de Alfragide, um corpo de polícias energúmenos reagiu à bastonada contra miúdos de cerca de 15 anos. Segundo a notícia do JN, até uma criança de 10 anos levou uma bastonada.
Este tipo de acção da policia é indicativa do governo estúpido que temos, e nem sequer é aceitável discutir se a carga é legítima ou não. Não é. Não o seria mesmo que os referidos alunos, com idades compreendidas entre os dez e os quinze anos, se recusassem a sair das suas posições ou agredissem os agentes.
Já agora, e para os frustrados dos polícias que participaram neste acto lúdico, deixo aqui o 21º artigo da Constituição Portuguesa.

Artigo 21.º
(Direito de resistência)

Todos têm o direito de resistir a qualquer ordem que ofenda os seus direitos, liberdades e garantias e de repelir pela força qualquer agressão, quando não seja possível recorrer à autoridade pública.

18 comentários:

Anonyma disse...

"Este tipo de acção da policia é indicativa" dos portugueses "estúpido"(s) "que" somos!

Desculpem.

Anónimo disse...

Penso que o essencial do teu post está na ultima linha do artigo que transcreveste da CRP: "quando não seja possível recorrer à autoridade pública". Acho que é precisamente aqui que as coisas estão ao contrário, avança-se para a manifestação e esquecem-se todos os mecanismos legais que estão ao nosso dispor. Quanto à carga policial, enfim, não é novidade nenhuma, infelizmente, e se fosse eu talvez também lhes desse umas cacetadas. Mas eu, que tenho um temperamento explosivo, não sou polícia e por isso não tenho que me preocupar com códigos de ética e deontologia.

Ivar C disse...

anonyma, sim, tens razão. uma coisa, aliás, implica a outra. :)

anónimo, não costumo publicar comentários anónimos quando os acho pouco inteligentes, mas o teu fez-me rir e por isso já vale a pena. Até estou a imaginar um polícia a dizer para outro: "ah! eles não usaram os mecanismos legais, por isso devem apanhar". :) lol lol

Ana Camarra disse...

Pois eram miudos, miudos...

Paulo disse...

Bagaço,

Fiquei indignado, mas (infelizmente) não surpreendido!

Obrigado por nos alertares para estas coisas!

Um abraço!

Anónimo disse...

[clap clap clap]

Anónimo disse...

Ivar, pela zona que é, digo-te com quase 100% de certezas que foram os alunos e os pais que provocaram a policia, acredita.
Assim, como tu deves saber, o Corpo de Intervenção tem total autonomia para recorrer ao uso da força neste tipo de situações.
Caso concordes com isto, podias sempre referir o caso das raparigas também terem levado. A isso digo: elas são bem piores que os homens.

ecila disse...

Tens toda a razao! Da ultima vez que aí estive, fiquei chocada com as noticias, parecia que tinha chegado a um país da America (falo dos EUA e outos mais a sul). Isto até ter visto na rtp2 uma entrevista com alguém que demonstrava estatisticamente que o que viamos na televisao nao era a realidade. E depois um amigo estrangeiro assistiu a uma cena vergonhosa em que um policia maltratou uma senhora de forma abusiva e com brutalidade, tudo sem justificacao possivel. Ele disse-me "nunca pensei assistir a uma cena assim". Enfim...

Neste Natal facam um favor a vós proprios, transformem a vossa TV num vaso de flores (ou aquario), ou aquilo que a criatividade vos inspire ;-)

Ainda bem que "falas" nisto :)

Ivar C disse...

ana camarra, exacto. :)

paulo, um abraço. :)

bia, :)

tiago, que opinião de tanga, assumir a atitude de um grupo social por causa da zona onde vive. isso chama-se preconceito e ignorância. espero que vivas em cascais ou assim, que eu não. por acaso vivo num bairro social.

Anónimo disse...

Ivar, olha que não é bem assim. Não vivo em Cascais, nem no Estoril, nem em algo do género, vivo em Lisboa, rodeado por bairros sociais. Sei o que digo, pois, até ao meu 9º ano, andei em escolas que tinham o mesmo grupo social dessa escola de Alfragide, senão mesmo pior. Mas digo-te, fiz o meu secundário numa escola de betinhos (infelizmente) e aquilo é bem pior que essas escolas. Todos os meses tínhamos lá o Corpo de Intervenção a dar umas bastonadas na malta, tudo porque simplesmente provocavam a policia. E não te esqueças que tem de haver respeito pela autoridade. Um abraço

Ivar C disse...

tiago, é assim é... isso é um preconceito. por exemplo, se tu lá andaste, suponho que com a tua teoria é justo dizer que tu próprio terias começado por agrdir os polícias. mesmo que tivesses 10 anos. poupa-me.

Ivar C disse...

nat, é mesmo isso. olha, o meu televisor não está ligado à antena. só ao leitor de dvd. :)

Anónimo disse...

Ivar (desculpa lá estar sempre a dizer o teu nome, mas gosto de tratar as pessoas pelo nome :P), por acaso nunca agredi uma autoridade, nem vou agredir. Os meus pais assim me educaram e eu próprio sou anti-violência. Não estou a dizer que é bom a policia desatar à bastonada em tudo o que se mexe, mas, estando um conjunto de pessoas a insultá-los e a agredi-los, tem de se tomar uma atitude.
Já agora te pergunto: porque razão não terá a senhora apresentado queixa? Se ela estava inocente e acha que os policias procederam mal, faria uma queixa contra todos eles, não?
Um abraço.

Ivar C disse...

tiago, podes me tratar pelo meu nome. é para isso que os nomes servem.
Acho que não estás a perceber onde eu quero chegar.
1] A Polícia não pode agredir um grupo de menores nem que eles estejam a insultá-los. A polícia tem que ter um papel de formador e não de violência num caso destes. Isto é óbvio.
2] Quando dizes que achas que os manifestantes é que "provocaram a policia pela zona que é" estás a dizer uma asneira do tamanho do mundo. Isso é uma suposição tua, e não se tomam opções políticas baseadas em suposições. Eu até conheço bem Alfragide e acho que é uma suposição tola, mas pronto, isso nem interessa.
3] A senhora explicou porque é que não apresentou queixa, mas eu não quero saber nada disso. Ela até pode ter chamado "filhos duma puta louca" aos polícias todos que a única coisa que eles têm que fazer nesse caso é identificá-la e processá-la. Nunca bater-lhe.
4]Além disso, acredito que não seja fácil apresentar queixa na polícia sobre a polícia... mas isso também é uma suposição minha.

José Teixeira disse...

Concordo contigo sem reservas, mas tenho uma pergunta: pegando no teu ponto um que transcrevo:

1] A Polícia não pode agredir um grupo de menores nem que eles estejam a insultá-los. A polícia tem que ter um papel de formador e não de violência num caso destes. Isto é óbvio.

Aqui vai a pergunta, isto aplica-se aos professores?
É que os putos a atirar ovos à ministra com os profes a assistir e digo assistir com vontade de dizer manipular não se encaixa pois não.
O tal papel formador, topas?

Ivar C disse...

jopinho, claro que se aplica aos professores, mas nem foi nesta manifestação que os miúdos atiraram ovos à ministra e também não vi os professores a bater em ninguém. :)

Anónimo disse...

Ivar, respondendo ao que me respondeste:
1)A policia tem um papel formador, chamando as pessoas para o cumprimento das nossas leis, nada mais que isso. As pessoas é que têm de ter consciência, princípios e educação e saber o que fazer em determinados momentos.
2)Que eu saiba, não falei nem tomei nenhuma opção política.
3)Neste ponto, concordo contigo. Mas tens de ver uma coisa, a policia dita "normal" não conseguiu tomar conta da situação. Logo, chamou-se o Corpo de Intervenção que existe para situações mais graves e a função deles é acalmar essa situação com o uso da força. Se a senhora não tinha nada que ver com o assunto, pegava na sua filha e afastava-se do locar até tudo acalmar.
4)Podes apresentar uma queixa na policia contra qualquer policia. É para isso que servem os processos disciplinares. Caso ficasse em "águas de bacalhau", existem outros meios para se apresentarem queixas.

Ivar C disse...

tiago, se quiseres entrar numa espécie de conversa/masturbação, tudo bem. tenho a vida toda. disseste que achavas que aquelas pessoas é que tinham começado por causa da zona de onde vivem e disseste mal.

1] Voltamos ao mesmo. a polícia não deve bater nas pessoas, independentemente dos princípios e educação.

2] Claro que tomaste, o que é nem sabes o que quer dizer política. Política é uma coisa, partidos políticos são outra. política é a forma como nos organizamos (organização da polis).

3] Lê outra vez a notícia. Ou não leste ou não sabes ler. Eram crianças e ninguém chamou o corpo de intervenção. E não estou a falar da senhora, estou a falar do princípio e de todos.

4] Eu sei que podes. Só disse que não deve ser fácil.