8.08.2008

sou boa como o milho mas sou mãe

A publicação de mulheres em biquíni na América dos anos 70 não era de forma alguma imoral, mas num momento em que contra(cultura) hippie se encontrava já em decadência, era necessário equilibrar a balança entre a exploração dum corpo feminino e os valores americanos mais conservadores. Por isso mesmo, por trás do objecto principal desta publicidade, surge uma menina que aparenta ter dois anos, brincando com um cão. A mensagem real é: "esta gaja é boa como o milho mas é mãe de família. Só está aqui em biquíni porque isto é uma publicidade a um bronzeador".
Outra coisa que salta logo à vista é a ausência do medo do cancro. Para além do produto não se defender com nenhum tipo de protecção solar, nem sequer avisos tem sobre o perigo da exposição ao Sol.
A menina brinca com um cão e a mulher, bem bronzeada, olha para cima como se estivesse a sorrir para a nossa estrela, num mergulho esotérico na sua luz e no seu calor. O texto (clicar na imagem para aumentar) diz que Coppertone ajuda mais as pessoas a obter um magnífico e profundo bronze do que qualquer outro produto no mundo inteiro. Acredito que sim...

9 comentários:

Evey disse...

E ainda existe a parte do anuncio só com a criancinha
http://pierjewelry.com/gallery/Coppertone%20Girl.jpg
E a maioria das pessoas age como crianças... Por mais que se lhes diga "não toques no fogão que está quente" precisam de queimar as pontas dos dedos para perceber que não são só os outros que se queimam.
Agora há avisos em tudo, do tabaco aos protectores solares... E é ir à praia às 14h e ver uns quantos corpos deitados ao sol e,às tantas, a fumar um cigarrito.

Inês disse...

O pior é o slogan: "Beautiful tan today. Young looking skin tomorrow"

Sendo o sol em excesso um dos principais factores do envelhecimento da pele.

Ivar C disse...

evey, a propósito do cigarrito, se as pessoas soubessem o número de metais pesados presentes numa beata, pelo menos não a deixavam na areia... :)

inês lol. exacto... :)

ComoHacerElAmor disse...

O amor é como a luz do sol , brilla , fica impressonavel dánte os nosso olhos como a mais bela pedra ,masi o final do dia se apaga e fica coo una estrella no ceu numa noite oscura.

Ivar C disse...

comohacerelamor, o problema é que eu até acho que tens razão. :)

Anonyma disse...

Vocês devem andar a dar ideias ao governo. No próximo ano já deve ser proibido fumar na praia. :p

Ivar C disse...

anonyma, eu não fumo... por isso. :)

Anónimo disse...

nada melhor do que esparramar ao sol, fumar um cigarrinho depois do banho, não exagerar no protector solar, mas também não andar à procura do cancro da pele...
a pele torrada é linda!!
e as rugas?? são lindas!!! e o sol? é lindo!! e o tabaco?? é lindo!!! e a maioria das coisas que fazem mal??? são lindas!!! ihihih

let the sun shine every morning!!!

saudades do tempo em que tinha férias :((

Ivar C disse...

that's all folks, eu tenho saudades do tempo em que tinha dinheiro para férias. :)