8.30.2008

a democratização da pele macia


A Jane Fonda tornou-se, durante as décadas de sessenta e setenta, a mulher do sabonete Lux, em publicidade na rádio, na televisão e na imprensa. A marca de sabonetes aproveitou assim o auge da sua beleza e do seu sucesso como actriz cinematográfica.
Até aos anos sessenta os sabonetes Lux chamavam-se Lever, nome do fabricante que nesta altura decidiu adoptar uma atitude de marketing mais agressiva e que o tornou líder do mercado mundial. O nome Lux, cuja etimologia é latina (luz) foi também escolhido por causa da palavra inglesa luxury (luxo). A esta sensação de luz e de luxo estiveram associadas sempre várias mulheres do star system americano. Para além de Jane Fonda também Ursula Andress, Brigitte Bardot, Natalie Wood, Rachel Welch e Cheryl Ladd 'emprestaram' a sua imagem ao sabonete. A mensagem era óbvia: Lux punha ao alcance de todos a fórmula que mantinha a pele das estrelas macia. Era uma espécie de democratização da pele macia.

9 comentários:

Anónimo disse...

Lux é uma palavra latina e não grega.

Ivar C disse...

anónimo, por acaso tenho dúvidas sobre isso porque já li que é de origem latina e de origem grega. eu escolhi graga porque luz, em latim, sei que é "luce". depois há as expressões "ex orient lux" e "fiatlux". A primeira penso que é grega (do oriente vem a luz) e a segunda (faça-se luz) é latina pois sugre no génesis. De qualquer maneira foi mais por exclusão de partes. Segundo o meu dicionário, luz em latim é mesmo 'luce'. obrigado na mesma e, se puderes confirmar, agradeço. :)

ana sofia santos disse...

não li o texto todo, mas tenho a dizer tenho a pele macia e não uso lux :D
e cartaz bem catita

IMP disse...

e....a evolucao ditou que aparecesse o sabonete "Pomba" (Dove) com 1/4 de leite hidratante :D!

Ivar C disse...

ana sofia santos, usas dove... :)

imp, e a dove, por acaso, é muito fixe na publicidade. :)

ana sofia santos disse...

posso usar palmolive, tas a ver :P não sabes (mas é dove por acaso)

Ivar C disse...

ana sofia santos, por mim até podia ser sabão azul, que é o que eu uso. :)

IMP disse...

...mas o verdadeiro sabao era o clarim. Sabao clarim.Com clarim, toca a lavar!! :)

http://www.mariobelem.com/newsite_images/folio/outra-clarim.jpg

:) :) :)

Ivar C disse...

imp, esse e parecido com o que eu uso. e o cartaz está altamente, sim. :):)