5.12.2009

café da manhã

Um
Que não há coração como o de mãe, diz ela. Depois agarra no saco das compras como se agarrasse uma criança. Os seus olhos envelhecidos são uma represa de lágrimas prestes a ceder e eu, como quem não quer saber, passo por ela em passo apressado. Só eu sei que estou com pressa para chegar a lugar nenhum.

Dois
Que a ele ninguém o engana. E repete a frase enquanto ajusta as golas de um casaco sujo e gasto pelo tempo: que a ele ninguém o engana. Depois encosta uma mão ao vidro da montra dum loja. Fico na dúvida se ele ampara a loja ou se a loja o ampara a ele. É que também eu, continuando o meu passo apressado, passo por ele sentido-me perdido.

Três

Curvou a cabeça para trás e bebe as últimas gotas dum pacote de Ice Tea de pêssego. Lembra-me uma vitela a procurar leite numa teta seca. Não só por ser evidente que o pacote está vazio mas também porque as pernas frágeis lhe tremem. Depois desiste e começa a cantar. Ainda não sei para onde vou mas continuo o meu passo apressado.

O café da manhã conforta-me. Não só pelo sabor mas porque enquanto o bebo não tenho que fingir que me dirijo convictamente para um lugar qualquer. Pergunto-me quantas pessoas andam na rua a fingir que têm um destino sem de facto o ter, pergunto-me se esse fingimento é sinal se alguma solidão e se estas pessoas que falam sozinhas na rua não são apenas pessoas que deixaram de fingir. Quando dou por mim estou a falar sozinho numa mesa de café...

11 comentários:

Kris disse...

Sim é verdade! infelizmente é mesmo verdade...a solidão é um sentimento com que poucos sabem lidar e a vontade de aprender pode não ser nenhuma...
o falar sozinho ou neste caso acho que falamos com o nosso "eu", é apenas admitido ou assumido por alguns...aqueles que tal como eu, não tenho medo algum de ser rotulada de doida...

Parabens esta exepcional!

Ivar C disse...

kris, eu não tenho medo de ser rotulado como doido... mas isso preocupa-me um cadinho... :)

Bichana disse...

Adorei o post.
Não és nada doido... és sensível ao que te rodeia e isso é raro no ser humano hoje em dia.

Ivar C disse...

bichana, :)

Milú disse...

Creia que uma das coisas que mais me seduz é a vida, mesmo quando ela me traz solidão por companhia. Mesmo assim! Porque, enquanto vivemos, há sempre mais um dia, há sempre mais um sorriso, há sempre mais uma oportunidade. Estamos sempre a tempo de arriscar outra vez. De tentar de novo. E sei que haverá mais horas, haverá mais instantes, haverá mais vontades e mais sonhos… E, ingenuamente, ainda quero acreditar neles. E, ingenuamente, também quero acreditar que a solidão não é mais do que o medo de nos confrontar.

Um beijo

Anónimo disse...

Só falo aqui do último parágrafo. Acho que disseste algo acertado. Eu a maioria das vezes sinto-me assim sem caminho, fazendo de conta que vou para algum lado, quando sei que caminho é que gostaria de ter actualmente e que de momento não me é possivel pois não depende de mim. Muitas vezes vou na rua por andar, e ontem senti-me muito olhada e "mal" porque parecia ter alguma coisa de errado na roupa ou o que fosse, para me tratarem daquela forma :S

continuando assim... disse...

é pá... hummm


café da manhã

é brasileiro....

Anónimo disse...

LOL Por causa de falar sozinha ou neste caso, para mim, já me chamaram de doida, maluca varrida, passada da marmita... Já me disseram para largar a droga que estava a fritar, já me disseram com preocupação nos olhos que ñ jogo com o baralho todo... E sabes o que é que eu respondi?!
E então... sou feliz assim! Ao menos consigo conhecer-me nas minhas entrelinhas, já vocês... LOL

E pronto, não se falou mais nisso!
Acho que nos faz bem soltar tudo o que nos vai na alma mesmo que não tenhamos ninguém para nos ouvir!
Fazemos a tal limpeza da me*** que guardamos cá dentro por medo de falar e feir susceptibilidades!

BeijinhO! *

Ivar C disse...

milú, é uma boa forma de ver a coisa, sim. mas a solidão às vezes é mais do que isso. :)

pedaços de mim, chamo a isso a sensação da braguilha aberta, lol. :)

teresa queiroz, para mim, brasileiro ou não, é uma forma essencial de ligação à Terra. :)

AnNa, eu falo sozinho no carro, às vezes... e é quando sou mais malcriado... deve ser mais ou menos a mesma coisa. :)

Anónimo disse...

Estava de vestido :X

Ivar C disse...

pedaços de mim, então nem digo o que lhe chamo. lol. :)