5.13.2009

as posições do sono



Costumava dormir de barriga para baixo. Desde que a minha relação actual começou passei a dormir cada vez mais de barriga para cima. Segundo esta notícia da BBC, estou a passar da posição queda-livre para a de soldado, ou seja, estou a deixar de ser ousado, nervoso e susceptível para passar a ser mais calado e reservado. Talvez seja verdade..
O que mais intriga, no entanto, neste estudo que liga a personalidade de cada um à sua posição de sono é o facto da posição fetal ser adoptada principalmente por mulheres. É que essa posição é a de pessoas duras por fora mas sensíveis por dentro. De repente pareceu-me que tenho conhecido muitas mulheres por fora e poucas por dentro...

posição fetal - pessoas duras por fora mas sensíveis por dentro. Podem ser tímidas quando são apresentados a alguém mas depressa ganham confiança. Esta é a posição mais comum, adoptada por 41% das pessoas que participaram na pesquisa. As mulheres tendem a adoptar mais esta posição do que os homens.

tronco - pessoas de fácil relacionamento, sociáveis e gostam de fazer parte de uma equipa, além de confiar em estranhos. No entanto, podem também ser ingénuos.

insatisfeito - pessoas abertas mas que podem ser desconfiadas e cínicas. São lentas para tomar decisões mas quando o fazem não mudam facilmente de opinião.

soldado - pessoas geralmente caladas e reservadas e detestam confusão.

queda livre - pessoas ousadas, mas podem ser nervosas e susceptíveis, além de não gostarem de críticas ou de situações extremas.

estrela do mar - pessoas amistosas e sempre prontas a ouvir os outros ou oferecer ajuda. Geralmente não querem ser o centro das atenções.

40 comentários:

ComoHacerElAmor disse...

Començo a noite com a posição fetal mais amanheso na posição estrela do mar.

Anterus Belchans disse...

Nem sequer sabia que tais estudos existiam, mas o que é certo é que o que te está a acontecer, já me aconteceu inúmeras vezez, e, só agora parei para pensar nisso...

Ivar C disse...

como hacer el amor, amanheces amistosa... bem bom. :)

anterus belchans, com esse dado começo a levar isto mais a sério... :)

PaT disse...

Gostei muito!

Posso plagiar para o blog ali ao lado?

Anterus Belchans disse...

Era 'vezes' que queria escrever e sem aquele sotaque beirão :)

Mena disse...

olha.. fico muito feliz por ser uma pessoa amistosa...
já cá tinha passado algumas vezes...e cada vez passo mais amiude...
gosto da variedade de assuntos, da escrita e principalmente das opinioes...
continua...
já fazes parte das minhas visitas diarias na net..
beijinho

Ivar C disse...

Pat, está na boa... :)

anterus belchans, lol... eu percebi... :)

mena, obrigado pela presença... e pela simpatia. :)

RPM disse...

De acordo com o ortopedista e traumatologista Jorge Andrade Sirqueira, "durante o sono, em geral, o decúbito dorsal (deitar com a barriga voltada para cima) e lateral (para os lados esquerdo ou direito) são as melhores posturas. Além disso, pessoas que apresentam dor nas costas devem evitar dormir com a barriga para baixo”. Como vês, a tua relação actual ajuda a prevenir problemas lombares...

Ivar C disse...

rpm, e eu sei lá se não foi a mulher do Sirqueira que o obrigou a escrever isso... :)

angelasoeiro disse...

Eu sou amistosa e não gosto de ser o centro das atenções... está certo :D

Salseira disse...

Eu, por acaso, acho que ser duro por fora e sensível por dentro é mesmo algo que define uma mulher.

Duro não quer dizer bruto ou outra coisa assim qualquer. Mas as mulheres fazem imensas coisas com imensa energia e imensa força e por dentro, muitas vezes, estão a tentar não se desfazer. :)

Joana disse...

:) Que giro! Eu por acaso durmo na posição fetal...

Interessante... :D

Ivar C disse...

angela soeiro, :)

salseira, é verdade. com as devidas excepções também tenho essa sensação. :)

juky, fazes parte da maioria... aquela que dá medo. :)

Paula disse...

também sou da posição fetal...
engraçado este estudo!

RPM disse...

Por outro lado "quem dorme com a barriga para cima tem mais chances de ter problemas respiratórios na madrugada. Respira melhor quem dorme de lado."

Pois, se começas a ressonar lá se vai a relação actual...

Anónimo disse...

Posição fatal e queda livre, são as minhas. E devo dizer que concordo plenamente com o que dizem, identifico-me.

Ivar C disse...

paula, és dura por fora? :)

rpm, ela já me ouviu ressonar e ainda não me deu nenhum pontapé. :)

pedaços de mim, é posição fetal mas, dado que é maioritariamente usada por mulheres, também lhe podes chamar fatal, sim. :)

bia disse...

eu durmo na posição fetal ou na de estrela do mar... pelo menos ao adormecer e ao acordar, porque entretanto é um blackout :)

Domi disse...

Eu durmo na posição estrela do mar e o meu gajo diz que graças a isso ressono que me farto!
:-)

Anónimo disse...

OPS ... enganei-me :X que vergonha ---_---'' LOL

**Gi** disse...

Concordo que tudo o que fazemos e as formas que nos expressamos, desde um piscar de olhos até o modo de andar, influi muito na nossa personalidade e vice-versa.

Só não concordo em tentar enfiar tudo isso em um padrão, "quem faz assim é porque é assado". Às vzs eu acho que tais pesquisas ou divulgações das mesmas é mais pra obter Ibope do que para finalidade científica.

Lili disse...

lamento informar (;)), mas discordo completamente desta teoria. Ou me conheço muito mal ou então ando a dormir na posição errada desde que me lembro de ser gente. Não tenho nada a ver com a teoria da queda-livre :/

continuando assim... disse...

não sei se é bom....ficar a saber que sou das "normalitas" ...da maioria
vou ter que pensar com calma ...depois digo :)

moura.encantada.e.seus.misterios disse...

Olha tenho tantas mas tantas insonias que exprimento todas essas posturas e mais algumas por noite :)

Icon disse...

eu fui quase sempre um foetus.
De há uns anos para cá 'vareio' entre o starfish, soldier e freefaller...
Na análise à personalidade, diria que o freefaller e o starfish têm laivos de mim...

maria arrtitmia disse...

eu cá ouvi dizer que quem dorme de barriga para baixo com a perna levantada ou "o 4" gosta de sexo...

hmm... well wadda ya know?!

Helenikon disse...

Eu passo as posições todas durante o sono. Terei algum distúrbio de personalidade?

Mutante disse...

E os restantes 11%? Ok... deformação profissional! ;o)

Bichana disse...

Que interessante!
Queda livre é comigo, lol. Bate certo.

Paula disse...

essa coisa do dura por fora....é referente à carninha (hehehe) ou à personalidade?
:P

L u i s P e s t a n a disse...

Pelos vistos não há definição para mim, que durmo de pernas dobradas e braços esticados...

RPM disse...

maria arrtitmia, lol, eu pensava que era a única pessoa que adoptava essa posição estranha para dormir (de barriga para baixo com a perna levantada, ou ambas as pernas, no meu caso).

Ivar C disse...

bia, podes filmar-te a dormir... assim já sabes. :)

domi, não é graças a isso... eu também ressono e noutras posições. :)

pedaços de mim, lol. :)

giovana, eu concordo contigo... mas acho isto engraçado... é só isso. :)

lili, isto não é para levar à letra. :)

teresa queiroz, lol... primeiro tens que te esforçar por dormir noutra posição. :)

moura.encantada.e.seus.misterios, ena... isso é múltipla personalidade... sempre ensonada, claro. :)

icon, isso é um tríptico ensonado. :)

maria arritmia, acredito que sim... acho que quase toda a gente gosta. :)

helenikon, ou isso ou múltipla personalidade, lol. :)

mutante, lol. :)

bichana, e o nome é o mais giro: queda livre. :)

paula, lol... à personalidade e, no pior dos casos, à conta bancária. :)

pstana, és um outsider. :)

rpm, ena... isso dá para fazer uma tenda nos lençóis. :)

Paula disse...

pois meu querido Bagaço...de personalidade posso dar a entender que sou dura de facto...mas não o sou como sabes!
e quanto à conta bancária...pois essa é a mais dura de todas, completamente rasa se percebi bem o sentido!

Ivar C disse...

paula, na conta bancária estamos mais ou menos iguais...no resto acho que todos temos dias... :)

SunGod disse...

portanto... posição queda livre... lol bem realmente d criticas nao gosto... já a parte do ousado... tem dias... mas acontece mais vezes quando entram substâncias alcoolicas à mistura lol :P (ná tou a brincar... mas às vezes da-lhe para isso)

Ivar C disse...

sungod, substância alcoólicas... hum... também depende da posição em que cais quando se está com os copos... se calhar. :)

Ana Camarra disse...

Por acaso adormaço e acordo na posição fetal, nunca tinha pensado nisso!

beijos

Ivar C disse...

ana camarra, mas também não leves demasiado a sério... de facto, pensa só nisso. :)

Kbça disse...

Minha posição ao dormir é a "quedalivre", embora me instige o detalhe de estar sempre com uma das mãos, o travesseiro ou cobertor no rosto.