5.13.2009

menina da ria

Tenho uma relação emocional muito forte com a cidade de Aveiro. Não a acho melhor nem pior do que as outras cidades do mundo mas distingue-a o facto de ser a melhor testemunha da minha vida. Noites houve em que com ela partilhei as maiores alegrias dos meus amores, outras houve em que com ela desabafei os meu erróneos percursos amorosos... e foi sempre isto que distinguiu Aveiro de tudo o resto: ela esteve sempre ali a ouvir-me com toda a paciência do mundo. Talvez às vezes a trate como uma mulher e, como Caetano Veloso no seu último álbum Zii e Zie, me apeteça chamar-lhe menina da ria...




Uma moça
De lá do outro lado da poça
Numa aparição transatlântica
Me encheu de elegante alegria
(Ai, Portugal, ovos moles, Aveiro)
Menina da Ria
Menina da Ria
Menina da Ria

E uma preta
(Parece que eu estou na Bahia)
Tão Linda quanto ela, dizia
No seu português lusitano:
“Pode o Caetano tirar uma foto?”
Menina da Ria
Menina da Ria
Menina da Ria

Arte Nova, um prédio art-nouveau numa margem
Em frente à marina-miragem:
Os barcos na Ria. E depois

Uma taça sobre o pubis glabro, um estudo
Nenhum descalabro se tudo
É sexo sem sexo em nós dois
Menina da Ria
Menina da Ria
Menina da Ria

13 comentários:

bia disse...

Também gosto muito de Aveiro, embora seja parcial na minha escolha óbvia pelo Porto... :) Mas as praias de Aveiro são fantásticas... e os ovos moles huuuuuuuuuum! é melhor parar senão ainda apareço aí daqui a meia hora :p

Anónimo disse...

Aveiro passei lá uma vez mas... eu desconfio que sou um extra-terreste. Dou por mim a nunca analisar as situações, as pessoas, os comportamentos, pergunto o que é isto e aquilo, só faço imensas questões. Dou por mim sem conhecer estas coisas importantes para o nosso dia.

Olha lá... não queres abrir um consultório sentimental aqui? Pensa bem nisso.

Não pago mas posso fazer algumas questões lol.

continuando assim... disse...

ainda não ouvi.... :(

mas de tanto ouvir falar vou mesmo ter que ouvir....

Anónimo disse...

Pertenço ao distrito de Aveiro. A lembrança da ria, leva-me aos tempos de menina,da pescaria, dos caranguejos e de um mundo cheio de fantasia. As Salinas e as gaivotas , nessa altura, era um mundo dos pequeninos, que eu adorava ver. Aveiro é sem dúvida uma bonita cidade.
Elsa

ComoHacerElAmor disse...

Menino do Rio
Calor que provoca arrepio
Dragão tatuado no braço
Calção, corpo aberto no espaço
Coração
De eterno flerte
Adoro ver-te
Menino vadio
Tensão flutuante do Rio
Eu canto pra Deus proteger-te

O Havaí seja aqui
Tudo o que sonhares
Todos os lugares
As ondas dos mares
Pois quando eu te vejo eu desejo o teu desejo

Menino do Rio
Calor que provoca arrepio
Toma esta canção como um beijo

Caetano Veloso.

Salseira disse...

Pelo que eu ouvi na rádio já há uns meses a música do Caetano é dedicada mesmo a uma menina que ele conheceu em Aveiro.

Ou seja, a "menina da ria" não é Aveiro mas sim uma menina de facto. :)

Ivar C disse...

bia, pois... eu sou o único que não gosta assim tanto de ovos moles. :)

pedaços de mim, não fazes isso em Aveiro mas fazes noutro sítio qualquer... perguntar, podes perguntar à vontade... eu é que posso não saber responder. :)

teresa queiroz, vou pô-la aqui... mas podes ouvi-la no link... :)

Elsa, há trinta anos atrás eu costuma mergulhar nas salinas com os meus amigos... :)

como hacer el amor, eu conheço essa. é muito bonita... :)

salseira, o que ele diz no site oficial é que é dedicada a Aveiro... lembrou-se de o fazer no ano passado quando deu um concerto aqui. :)

Helder Santos disse...

Faz aproximadamente três meses que passei a viver em Aveiro...
Devo confessar que ainda não explorei muito a cidade, não tanto como gostaria pelo menos, mas do que já vi adorei! Ainda tenho muito por conhecer... Gente e lugares! =D
Quanto à musica... quando ouvi a noticia fiquei bastante curioso, mas tenho que confessar... foi um desconsolo! Podia ter feito uma coisa mais bonita, para o que o Caetano Veloso faz está bem fraquinha...

Ivar C disse...

helder santos, faz aproximadamente três meses que só vou a Aveiro um ou dois dias por semana, lol. eu gosto da música porque é despretensiosa. :)

Salseira disse...

Pois... se ele o diz... :D

Mas a história que eu ouvi era mais interessante! :) De qualquer modo, segundo essa história de ser dedicada a uma menina, era a uma meninas de Aveiro que ele conheceu quando cá esteve a actuar.

Vá lá saber-se a verdade... sabe-a ele... bem, e ela... se houver uma ela! :)

Ivar C disse...

salseira, podes ir lá ao site ver... mas o que ele diz, realmente, pode não ser inteiramente verdade. :)

Didas disse...

Porque raio é que agora o Imeem só dá 30 segundos?

Ivar C disse...

didas, é por causa dos direitos de autor... sem o log in algumas músicas só dão 30 segs... :)