4.07.2010

pensamento catatónicos (201)

Sempre achei que as mulheres que gostam e insistem na ideia que os homens as devem surpreender são de fugir. A conversa é mais ou menos sempre a mesma e insiste no modo imperativo do mesmo verbo: surpreende-me, surpreende-me, surpreende-me.
O que é que raio uma mulher que pede a um homem que a surpreenda quer realmente? Que ele se vista de Super-Homem e faça Breakdance no meio da rua? Que ele se atire do quarto andar para uma tijela de sopa de feijão? Que ele faça Faro-Bragança a conduzir de marcha-atrás? Sei lá... sei que sempre que uma mulher me pede para a surpreender o meu primeiro pensamento é: "SOCOOOOOORRO!"
O problema é que por trás deste pedido/ordem está sempre uma crítica associada, ou seja, ela acusa-o de ser pouco criativo e culpado pela seca que a vida dela é, sem perceber que ao fazê-lo está a assumir um papel passivo na relação. Ela é uma espécie de rainha e o que espera do namorado é que ele seja um bobo da corte.

45 comentários:

Da Holanda com Amor disse...

Querido(s) incompreendido(s),

Acho que o importante é perceber que as mulheres não estão à espera de grandes feitos (até porque geralmente a seguir aos grandes feitos, vêm sempre grdes mrdas). Não queremos que corram vestidos de super homem, nao queremos que nos comprem um veleiros para passear ao por do sol (epá por acaso até nao era mau...deitar me ali no deck com solinho na cara)... o problema é que geralmente os homens com o tempo tornam-se completamente previsíveis. Eu a determinada altura de um relacionamento ja sei sei vao responder ou nao, se sei como o vao fazer, qual a proximo acto, a próxima reacção. Sei logo o que me espera! Por isso sim... Surpreendam-nos!!!
Sabe muito bem!

Jibóia Cega disse...

Excelente ponto de vista se a coisa for num só sentido.

Se calhar algumas dessas mulheres pedem-no incessantemente porque se calhar os seus homens são uns choninhas.

Se a mulher também nos surpreender acho que a coisa fica equilibrada. E decerto concordas comigo, todos nós gostamos de mulheres que nos dêem luta ;)

Anónimo disse...

Anónimo laranja, diz:

Bagaço amarelo, andas a ler os meus pensamentos, de hoje??? lol :)

Tenho um dialogo engraçado ocorrido ontem, mas não o coloco aqui. Ai, ai... estou a ver a observar-me e bem... :)

Ana, Dona do Café disse...

há uma diferença entre o 'surpreende-me' e o 'conquista-me', e por surpresas entenda-se espontaneidade suficiente para a relação não cair numa doentia rotina...
há casos piores de insatisfação crónica, no entanto até um homem gosta de pequenas 'surpresas'..são essas que fazem a diferença.

Quando uma mulher pede que a surpreendas, não grites por socorro, pensa somente que ela te está a dizer 'psst, dá-me um pouco mais de atenção...' mas, atenção, nem todas merecem o esforço, nos casos psycho é melhor mesmo é ter cuidado :D

Brandie disse...

Uma mulher inteligente não pede a um homem que a surpreenda, mas fica com o que se sente surpreendida e já está:PPPP

Olga disse...

Concordo em absoluto contigo mas deixa-me que te diga, por incrível que pareça, também já apanhei um homem assim e não o compreendi. Apeteceu-me mandá-lo de imediato a qualquer sítio obscuro e duvidoso mas como sou até sou boa pessoa não o fiz. :)

Anónimo disse...

E quando se começa com exigências dessas é porque o relacionamente entre eles já não é o melhor...

Planante sombra viva disse...

Eu, aos homens e às pessoas que me são queridas, sempre pedi exactamente o oposto: nada de me surpreenderem, nada de surpresas... e olha que o meu actual marido diz que "é complicado" lidar com uma pessoa tão "organizada e metódica"...
Não lhe queres explicar esse teu ponto de vista (com o qual concordo em absoluto)? Agradece-se!
Continua a escrever...Obrigado.

Anónimo disse...

AHAHAHAHAHAHAH Breakdance no meio da rua é foda! :-)) Imagino a cena!!! Aliás, adoro Breakdance.

Sabe, Ivar. Até concordo com vc, e completo: falta muita sensibilidade por parte das mulheres. Por vezes, o homem surpreende por gestos tão sutis e de uma forma tão espontânea que se a mulher não tiver sensibilidade para perceber isso ela deixa passar.

Fatyly disse...

"O que é que raio uma mulher que pede a um homem que a surpreenda quer realmente?"

Todos nós gostamos de ser surpeendidos, por amigos, desconhecidos e até numa relação a dois não gostas de receber uma rosa? um miminho seja ele qual for sem estares à espera?

Agora tornar isso num "pedido/ordem" eu dava-lhe uma porra que mandava-a zucrinar outro burro/bobo da corte!!!
(e é só as mulheres que sofrem violência psicológica)!

Catatónico e real, bem real!!!

Joaninha a voar disse...

a forma mais fácil de resolver a relação é pedir ao outro que a resolva pelos dois, daí o "surpreende-me"... mas nada justo de facto.

RPM disse...

A tua namorada anda a dar-te cabo do juízo, é?

GiGi disse...

Aliás, senti um tom de inquietação neste escrito. Aconteceu algo?

:-)

Ivar C disse...

marlucinha, lol... com o tempo os homens tornam-se previsíveis... hum... hum... há uma previsibilidade biológica no comportamento de cada indivíduo, sim. depois há inteligências diferentes consoante cada um e, de facto, uns são mais criativos que outros. :)

jibóia cega, eu, sinceramente, não sou muito de lutas. só algumas e olha que sempre bem pacíficas. :)

anónimo laranja, lol. boa sorte. :)

ana dona do café, e eu que nunca tinha pensado que a atenção que se dá a alguém pudesse ser surpreendente. :)

brandie, boa... prefiro esse ponto de vista. :)

olga, lol... a mim apetece-me ir beber um uísque. sempre é um processo menos escatológico. :)

joana, isso é bem verdade. :)

planante sombra viva, eu não sou organizado mas quanto a surpresas estou como tu. :)

gigi, às vezes exigem coisas surreais e não, não me aconteceu nada de mal. aconteceu a alguém próximo. de qualquer maneira conheço bem esta história do "surpreende-me". :)

fatyly, uma rosa é surpreendente? não acho nada... isso até é um lugar comum, não é? :)

a voar, é que é mesmo isso. :)

rpm, lol. :)

GiGi disse...

Enfim. É mesmo uma pena essa coisa de "surpreender" tenha se tornado uma certa obrigação para que o relacionamento dê certo.

São tantas regras, tantas regras... Que com o tempo, isso acaba por perder a graça, pois até surpresas viram rotinas quando exigidas. E creio que ninguém gosta quando o relacionamento cai na rotina.

Sandra disse...

Falando apenas por mim... eu gosto que me surpreendam porque eu gosto tambem de o fazer. Talvez o erro seja esse o "cobrar" o mesmo que se faz. Mas elas não esperam grandes feitos como que se atire do 4o andar para uma sopa de feijao loll Às vezes 1 flor apanhada na rua ou uma mesa posta com velas é o suficiente. Ah e nada de abusar das surpresas senao cai-se na banalidade lol tem de ser tudo q.b. LOL chatas das mulheres ahah

Anónimo disse...

Mais Surpresas!!
A vida ja nos da tantas diariamente.

Não no amor, eu quero o meu amor muito previsivel: carinhoso, atencioso, respeitador,com bom senso e senso comum, alguma autoridade q.b. (não gosto de bobos da corte) e muito sexy (aos meus olhos claro).
Beijo x
P.S.

ANINHA disse...

ola! vejo por dois polos:
com o decorrer da relação o desgaste é inevitavel,tanto p um quanto p o outro. e pelo que percebi (pelo pouco que li no seu blog) vc entendi sim as mulheres e demonstra com humor, pois bem nós nos cançamos com mais facilidade em um relacionamento, pedir p surpreender n é nada mmais, nada menos q desejar o relacionamento coomo ele era antes ( coisa q n acontece - o que frustras a ambos) é claro q vc n vai surpreender, do geito que é p ser não, mas o diferencia vem em algo novo.

bjos adorei o seu blog

Unknown disse...

Este texto tem algo de "irritado" ou de "indignado". Pois tu também terás os teus momentos menos bons e esta é a tua forma de te expressares.
Eu cá não gosto de precisar de dizer a um homem para me surpreender, gosto que ele seja capaz de me surpreender mesmo com os mais pequenos gestos...mas também gosto de por a minha imaginação a trabalhar e surpreender o meu parceiro.
Diz lá que não te sabe bem seres surpreendido de vez em quando...surpresas boas, claro :)

Anónimo disse...

Não é preciso surpreender uma mulher.
O que é preciso é TENTAR surpreende-la.
O problema é que os homens não tentam com medo de falhar.
A tentativa é muito mais importante que a própria surpresa em si.

Anónimo disse...

Bagaço,

Você que é expert na escrita.

Estou tentando fazer um post sobre os homens da faixa dos 30 e poucos anos, mas não consigo... Alguma sugestão?

Plis! :-))

Nuance disse...

É verdade que nós, mulheres, gostamos de ser surprendidas.
Fao por mim, mas acho que isso não significa que queremos jantares à luz das velas a toda a hora, ou rosas enviadas para o trabalho.Também não queremos nenhum acrobata que faça o pino ou cuspa fogo quando menos esperamos.
Falo por mim, quero um homem que me surprenda, porqye quer um homem que, de alguma forma acrescente valor à minha vida. Que tenha coisas para me ensinar, outras perspectivas para me mostrar, historias para argumentar.
Inteligente, que me faça rir e que tenha o seu Q de romantico e é o homem perfeito. É assim tão exigente?

Unknown disse...

Fizeste me pensar com este "pensamento catatónicos"...
Surpreende me!! Foi algo que nunca pedi nem sequer tal coisa me passou pela cabeça pedir,acho que não têem essa capacidade... alias a unica que peço é que não me chateiem a cabeça!!

Ana disse...

Pois olha, nesta altura do campeonato eu já peço é que NÃO me surpreendam. Se conseguirem continuar a ser aquilo que me levou a interessar por eles, já é muito mas muito bom!

:-)

Nanny disse...

LOL

Por acaso acho que nunca pedi que me surpreendessem... até porque não gosto de pedir nada. ehehehe

às vezes sentimos necessidade de "agitação", de qqqr coisa de nvo, sei lá...

;-)

Ivar C disse...

gigi, é mais ou menos isso, sim. vamos lá ver: surpreendes-me todas as quartas às sete e meia da tarde, pode ser? :)

sandra, lol... uma flor não é surpreendente, pois não? :)

anónima, ufa... alguém normal. :)

aninha, obrigado pela simpatia. se bem que me assustei, com essa das mulheres se cansarem mais rapidamente. :)

sandra, a mim sabe-me bem é paz, sossego, uma cervejinha de vez em quando e uma viagem a um país estrangeiro. :)

nox lilin, com medo de falhar? já vi aqui que surpreender pode ser dar uma flor (eu não acho) e isso não tem muito por onde falhar, pois não? :)

gigi, aos trinta anos o corpo ainda trabalha bem e a cabeça está no auge no que diz respeito a segurança. :)

lápis, não acho que isso seja um homem surpreendente. :)

elizabete, olha... é como eu. :)

ana, lol... exactamente: :)

nanny, lol... é para isso que existem jogos de computador fantásticos. :)

EJSantos disse...

Excelente post! Já andei com uma miuda assim; não durou muito...
Felizmente a minha mulher é mais pragmática nos seus pedidos. Em vez de "Surpreende-me" prefere o "PF, faz o jantar" . (Que faço com muito gosto!).

Kelly disse...

Por trás do pedido estão expectativas que nunca vão ser satisfeitas e depois vem a desilusão e mais cobranças...enfim. Tens toda a razão, eu enquanto mulher afirmo que há mulheres que têm a mania, é o que é! Querem uma relação sem rotina têm de galgar tanto como eles.

Bjs

Ivar C disse...

ejsantos, também prefiro isso. na verdade até gosto. ainda bem que tens sorte. :)

raquel, nem mais... e galgar é mesmo o verbo. :)

Anónimo disse...

Ahhh, obrigada! Anotei aqui ^_^
Beijinhos

Ritinha disse...

Eu sou uma princesa... Dou ideias... So nao gosto que me contrariem... Porque sou uma princesa... E ainda por cima, a da ervilha...

Descalça disse...

Não concordo nada com o que dizes no fim do post. Quando um dos elementos do casal faz esse pedido, não penso que tenha de ser uma forma de responsabilizar o outro pela seca em que a sua vida se trasnformou, pode ser porque sente que está a ser o único a fazer algo para que a relação resulte.. aquela conversa de ter de cuidar das relações e blá blá blá. A surpresa pode ser apenas propor a realização de determinada actividade no fim-de-semana... bem simples, como vês...

Ivar C disse...

gigi, :)

ritinha, lol. deves ter um colchão especial, pelo menos. :)

descalça, pois... não acho que isso seja uma surpresa. acho que é um acto do quotidiano. :)

Malena disse...

Olha que essa ideia de um homem se vestir de Super-Homem e dançar break-dance...deixou-me a modos que... curiosa! Será que o meu homem era capaz? Ahahahah
A sério! Uma surpresinha de vez em quando, de parte a parte, é boa! Muita surpresa pode matar do coração! ;)

Ivar C disse...

malena, pergunta-lhe. eu acho que ele é capaz, sim. :)

Pintas disse...

se o amor for verdadeiro não há nenhuma necessidade de pedir para sermos surpreendidas...
porque às vezes um simples abraço ou um beijo é melhor que qualquer surpresa :)

Ivar C disse...

pintas, concordo. :)

IMP disse...

Surprises are foolish things. The pleasure is not enhanced, and the inconvenience is often considerable.
Jane Austen

Ivar C disse...

imp, :)

Descalça disse...

Parece-me que cada pessoa tem a sua própria noção de "surpresa". Também considero que fazer um convite para jantar, propor um programa, fazer um elogio ou dedicar tempo ao outro, etc., etc., devem ser actos quotidianos, mas numa relação em que esses pequenos gestos tenham desaparecido ou não sejam frequentes podem ser uma surpresa ;)

Ivar C disse...

descalça, sim... passa por aí. :)

barriguita disse...

pois olha, tu (o teu blog) surpreendem-me sempre e não é preciso fazeres grandes maluquices de andar em marcha atrás ou de te atirares do 4º andar :P
gosto muito de visitar este teu cantinho ;)

Ivar C disse...

barriguita, obrigado. :)

Anónimo disse...

E elas quando é que nos surpreendem?

Ivar C disse...

anónimo, pois... :)