4.26.2010

mulheres e futebol

Dos jogos do Beira-Mar no antigo estádio Mário Duarte, quando eu era criança, lembro-me essencialmente de três coisas: o Manecas, um defesa direito memorável; os tremoços e as pevides vendidos em sacos de plástico pequeninos e papel de jornal e, por último, o mar de automóveis na rua das Pombas com mulheres sozinhas lá dentro.
Das mulheres que ficavam sozinhas no automóvel enquanto os seus maridos viam o jogo, umas passavam o tempo a fazer tricô, outras sem fazer nada. Era só isso, ficavam no carro a olhar para a monotonia do tempo enquadrada por um pára-brisas sujo.
Este fim de semana fui ver o Beira-Mar - Penafiel e, ao regressar, passei por um automóvel onde uma senhora idosa esperava sozinha pelo fim do jogo. Fixei-a durante uns segundos e reconheci-a. É uma senhora que há trinta anos já fazia o mesmo: esperar pelo marido durante os jogos. Há coisas que nunca mudam...

21 comentários:

Pintas disse...

realmente...parece que há mesmo coisas que nunca mudam...

no meu caso eu também ia ver o jogo com ele :)

Jibóia Cega disse...

Há coisas que realmente nunca mudam.
A propósito, vocês vejam lá se é a duas jornadas do fim que deitam tudo a perder! Estou a torcer por vocês e pelo Portimonense! ;)

Natália Augusto disse...

Parece insólito. Para quê ir se não iam assistir ao jogo? Que os deixasssem ir sós que eles não se perdiam. E se não regressassem logo, fá-lo-iam nos dias seguintes depois de curarem a ressaca.

:)

Ivar C disse...

pintas, pois... sei lá se é agradável ir ver um jogo com um gajo que acha normal que ela fique no carro quase duas horas à espera dele. :)

natália augusta, exacto... também nunca consegui perceber. :)

jibóia cega, bem... este fim de semana correu mal aos dois... bastante mal. :)

Anónimo disse...

É verdade! Os tempos mudam, mas há coisas que nunca mudam.

Beijos, uma boa semana para ti!

Fatyly disse...

Se ela o faz é porque não se importa e pelo menos espera sentada para não se cansar:)

Anónimo disse...

Olha eu por acaso acho bonito! vá se la saber porquê...e achei um doce a sra de que falas continuar com a mesma rotina de há 30 anos.
E já agora eu também torco pelo portimonense:)
Beijo x
P.S.

Ivar C disse...

gigi, boa semana. :)

fatyly, pois, mas a mim faz-me confusão que ela não se importe. :)

anónima, pronto, então também torço pelo Portimonense... mas depois do Beira-Mar. :)

Malena disse...

É engraçado que me lembro de a minha mãe ficar a tricotar no carro enquanto o meu pai ia ver a bola com a filha mais velha! Agora as mulheres até já vão sózinhas ou com as amigas!

Celeste disse...

Eu cá torço pelo portimonense e pelo olhanense!! Este domingo há jogo vamos lá ver se o olhanense se aguenta!
eu ficava com a minha mãe dentro do carro a ouvir o relato, hoje pago o bilhete e entro com os meus filhos! Adoramos chamar "momes" ao pobre do arbitro e não temos ninguém à espera no carro! modernices...

Fatyly disse...

Outras gerações à qual eu pertenço (mas virei a mesa porque nunca me acomodei como S.Exª. pretendia, não foi fácil criar duas filhas sózinha e até economicamente ) mas ela acomodou-se e ainda me faz mais confusão mulheres dizerem tão mal dos maridos e aturarem o que aturam, morrem e vestem-se de preto e de flores e velinha na mão lá vão par o cemitério.

Ou eu vim com defeito de fabrico, ou realmente nasci na época errada, daí ter sido sempre considerada "a revolucionária, a contestatária e sobretudo refilona":)

Anónimo disse...

Oh...Tu és um charme!
beijo x
P.S.

Ivar C disse...

malena, vão pouco... o futebol é quase só homens nas bancadas, ainda. espero que isso mude que é para eu ir mais vezes. :)

celeste, lol... muito moderno mesmo. boa sorte para os Allgarvios, então. o olhanense, pelo menos, safa-se, digo eu. :)

fatyly, mas é por causa de pessoas assim que as coisas vão melhorando... :)

anónima, um charmezito. :)

redonda disse...

Também me recordo disso mas nos jogos do Porto, de ver que as mulheres ficavam no carro a tricotar ou a conversar à espera :)

Ivar C disse...

redonda, é uma coisa do norte, portanto. :)

Paula Raposo disse...

É bem verdade!

Ivar C disse...

paula raposo, :)

Celeste disse...

Obrigada pelos votos! O mourinho já lá está agora são os mouros!

Ivar C disse...

celeste, lol. eu até tenho saudades do Farense que, por acaso, desceu para a segunda num jogo em Aveiro que eu fui ver. :)

Fatyly disse...

Vou publicar:):):)

Ivar C disse...

fatyly, :)