7.31.2007

O síndrome de Werther

Acabei de ler o Werther, de Goethe, um livro escrito quando o autor tinha apenas 25 anos de idade e que, então, deu origem ao síndrome de Werther. O livro é uma sucessão de cartas escritas por um homem que sofre dum amor impossível, e que acaba por suicidar-se com um tiro duma pistola pertencente ao companheiro da mulher que ama.
Ela é, precisamente, uma das últimas a tocar na arma, quando a empresta ao criado de Werther (através de quem a pede para uma suposta viagem). O criado percebe o lapsus facies dela, e descreve-o ao patrão antes dele se matar. É com essa branda sensação de que até existia uma ligação entre ambos que ele dá um tiro na cabeça.
O livro é um clássico da literatura alemã, e foi um sucesso de vendas no final do século 18. Deu também origem a uma série de suicídios por toda a Europa, de homens que sofriam de amores impossíveis.
Eu não sei... tenho quatro ou cinco livros na calha para ler nestas férias, mas acho que vou escolher qualquer coisa mais feliz, tipo um manual de criação de tartarugas.

13 comentários:

Fatyly disse...

Emprestaram-me, comecei a ler e ficou a meio porque é enfadonho. Gostos!
Livros para férias?
"Como compreender as mulheres":))))

Didas disse...

Ai a minha bida... lê a Caras carago!

Ivar C disse...

fatyly, esse não vou ler. temo que fique ainda pior... :)

didas, se leio a Caras durante as férias mato-me de certeza no primeiro dia de trabalho. Ainda crio eu o Síndrome da Caras, lol :)

Ninas disse...

:)

De facto, esse não é o mais animado.

Eu estou a reler "O Processo" de Kafka - um dia destes já o debito de cor e salteado (mas tb não é a melhor escolha para férias)

Sandrine disse...

Ainda há pouco tempo estava a ver um documentário em que falavam desse livro... fiquei super curiosa para o ler (claro que já não me lembrava do título como é normal em mim... nem que era de Goethe...)!

Agora que já tenho o título a ver se o encontro para o comprar!!!

(isto há coisas....) ;)

ah e tal disse...

se queres ler algo do género do manual de criação de gambuzinos lê o "eu, carolina"...

Ivar C disse...

ninas, O Processo é fixe. já li há tantoa anos que qualquer dia também o releio... mas agora n tenho tempo. :)

sandrine, eu comprei uma edição daquela que saíram com a Visão há uns anitos. Custou-me um euro e meio, foi fixe. Deve ser fácil encontrar por aí... :)

ah e tal, já vi as fotografias do PInto da Costa. Chegou... :)

ah e tal disse...

para mais sugestões edificantes, disponha...

Ivar C disse...

ah e tal, disponho sim... ;)

Luciferina disse...

Bagaço... também já li o Werther... e adorei!!(Curiosamente também era da colecção da Visão, comprado bem baratinho!!). É um livro melancólico, com o fim esperado, mas que não poderia ser diferente! Ler é entrar noutro mundo!

Ivar C disse...

luciferina, tenho montes de livros desses que vou comprando em feiras do livro e livrarias suspeitas. São boa onda. O Werther é um livro triste... até me chateou um cadito, mas como é pequenino... :)

Chapas disse...

Podes sempre comprar: "A arte do Bonsai"...
Pelo menos é ecológico!

Ivar C disse...

lol, não quero bonsais... dão mais trabalho que os cães... :)