7.16.2007

estátuas

Entro no carro e ponho a chave na ignição. Não ligo o motor, mas mantenho a mão direita em posição. A mão esquerda amarrota o papel do parcómetro. Deixei passar quase dez minutos depois da hora limite. Petrifico-me nesta posição e, como uma estátua, não reajo a nada.
Acredito que as estátuas respiram. Acredito que ouvem os segredos dos casais que se encostam a elas por momentos para dar um beijo, que ouvem os gritos das vendedoras de peixe e de tremoços, que sentem a picada fria das caganitas de pomba. Que sentem o frio e o calor. Acredito até que pensam. Só não se mexem.
À minha direita, como se fosse um peixe num aquário, uma mulher veste alguns manequins de rosto cansado num pronto-a-vestir vazio. A expressão dos manequins é igual à dos rostos dum casal que passa de mãos que não sabem porque é que se dão. Uma à outra e um ao outro. O homem que vai mendigando vida nos semáforos parece-me mais feliz do que eles. Se calhar é mesmo.
Tenho a mão na chave. Não sei se ligo ou não o motor. Também não sei se me ligo ou não a mim. A outra pessoa. Estou petrificado e penso, e sinto, e ouço. Mas não sei.

14 comentários:

Elora disse...

Pensas demais.

Ivar C disse...

ou de menos, elorinha... sei lá. :)

Anónimo disse...

Ser estátua com vida é complexo. Obriga-nos a ser simultaneamente humanos e pedra em várias situações.
O melhor mesmo é fazer como o homem que mendigava vida e já agora "Façam o favor de ser felizes"!
Carla

Ivar C disse...

Carla, esse favor eu faço... juro que sim. :)

Anónimo disse...

Não vais ficar eternamente isolado a ver a vida passar!

Tem de se tentar, a ver se dá. Não vais fazer juras eternas, já, pois não?
Ou já vais?

Anónimo disse...

Preciso da tua ajuda.

Tenho a merda do draf em html, e não o consigo pôr em compose.
Penso que a formatação está toda correcta.
Sabes porque estrá a acontecer?
Não tenho cores, nem posso centrar, etc.


desde já obrigado

Fatyly disse...

É nesses flashes momentâneos que ao alheamo-nos de nós próprios batendo nas imagens que nos rodeiam que passamos a ser menos autómatos e mais humanos...julgo eu de que!!!!
Uma vez mais obrigado pela oportunidade de ler um texto que além de fabuloso fez-me pensar muito!
Uma beijoca sem ser de pedra:)

Fábula disse...

não sei se as estátuas respiram, mas acreditei nisso enquanto li o texto... ;)

deKruella disse...

Então como acreditas...respira também.

Unknown disse...

Ás vezes torna-se complicado saber que opção tomar. quando isso acontece vou pelo lado do coração...
beijocas

Suzy disse...

Pensar que pensei o que estarias a pensar...
Parabens pelo blog

Suzy disse...

Pensar que pensei o que estarias a pensar...
Parabens pelo blog

vague disse...

Que texto bonito, Bagaço.
Ser uma estátua e estar vivo; se calhar as de pedra tb eram humanas antes de se transformarem...
Gostei mto :)
bj

Ivar C disse...

martinha, mas eu agora n me sinto isolado a ver a vida a passar... a questão é essa... vou já ver isso... :)

fatyly, eu é que agradeço andares aí... :)

fábula, se não respiram, há algumas pessoas que tb não.

kruella, estou a tentar... :)

joana, o coração tem a mania de ganhar ao cérebro... e isso nem sempre é bom... é só às vezes.... :)

suzy, obrigado pelo elogio simpático e pelo que pensas... :)

vague. obrigado por n seres estátua, então, e andares por aí :)