10.06.2008

conversa 985

Eu - Então, como é que estás?
Ela - Cada dia que passo sem Prozac é uma vitória pessoal.
Eu - Sentes-te triste?
Ela - Sinto-me a precisar de qualquer coisa.
Eu - Eu também. Vou pedir um café...
Ela - Depois aparecem-me gajos como tu...
Eu - Como eu?
Ela - Sim, que só precisam de um café.
Eu - Eu não preciso só de um café, só que neste momento um café chega.
Ela - Mas eu estava a falar de qualquer coisa assim... em grande.
Eu - O quê, por exemplo?
Ela - Sei lá.

12 comentários:

heidy disse...

Sim...prozac é muito bom... mas esta malta tem toda a mania das depressões? a sério! mal o pessoal cai num pouco de tristeza, tungas... remédios nos valham. Servem para adormecer a mente... mas os problemas não fogem. Continuam no mesmo sitio. Enfim...

Ivar C disse...

heidy, eu tb acho que se facilita demasiado o uso do Prozac, provavelmente por culpa dos psiquiatras que andam de mão dada com a indústria farmacêutica. :)

heidy disse...

Mas as pessoas podem escolher o seu caminho. Basta observarem novas realidades. Eu sei que quando estamos na mó de baixo, ficamos com o nosso campo de visão menos alargado, mas caramba, não somos feitos de areia! Também sei, que existem casos e casos... por vezes, existe mesmo a necessidade de ajuda... mas na grande maioria das vezes, é apenas uma fase. Um momento. Enfim... haja prozac que aguente...

Ivar C disse...

heidy, eu percebo que a opinião dum psiquiatra valha mais do que a do doente... e por isso é que acho que os gajos normalmente abusam, tanto nas receitas como nos preços das consultas. :)

heidy disse...

Não sei... nunca fui a uma consulta desse tipo. Não tinha pachorra para estar entendida num sofá a dissecar sobre a minha vida com um completo estranho, com hora marcada para começar e terminar. Para mim inventei maneiras de me exceder mentalmente nessas ocasiões. Passatempos... coisas que me façam abstrair... relaxar... descançar... depois volto à carga. ;P

Ivar C disse...

heidy, eu gosto de jogar computador. :)

Red disse...

como futura psicóloga que já leu umas coisas eu comprovo que há medicação a mais e terapia a menos para a malta depressiva. "estás deprimido? então enfrasca-te aí em medicamentos". lolol


vá, podem sempre tratar a depressão com uma overdose. aí a pessoa deixa de estar deprimida e passa a estar morta.

poeta de rua disse...

heidy, pessoalmente nunca fui a um psiquiatra, mas considero um pouco exagerada a descrição que fazes. Trabalho na área da saúde e acredita que por vezes é muito dificil sentir a vontade para se excederem mentalmente, para essa distracção. Não falo de dias maus, ou dias tristes. São estados ditos depressivos /catatónicos, que ultrapassam muitas vezes aquilo que julgamos ser apenas "uma má fase".
Ainda assim, tb acho que há abuso no uso da farmacologia. è mais fácil receitar do que encaminhar.

heidy disse...

Eu também... por isso é que num certo e determinado jogo, tenho a cabeça a prémio. lol Passando à frente...
Tudo isto para dizer o quê? acho que as pessoas, actualmente, encontram-se demasiado centradas nelas mesmas. E de tanto olharem para o seu umbigo, acabam por se perder. De si mesmas e do que anda à volta delas. Aí reside o problema. Na minha opinião... claro... existe a doença e a tentativa de chamada de atenção. è tipo o suicidio. Existem os que realmente desejam e querem. Aí conseguem, quando bem o entenderem. E os que apenas precisam de algo mais.

Ivar C disse...

red, pois... e dá um jeitaço viciar o pessoal em antidepressivos... assim consomem sempre. :)

poeta de rua, o que eu digo é mesmo isso, exagera-se nos fármacos porque é uma indústria lucrativa. eu sou técnico de som e vídeo e já fiz algumas conferências para a indústria farmacêutica. sei bem o que estou a dizer. :)

heidy, e que jogo é? :)

IMP disse...

Mas pelos visto ha um tratamento natural contra a depressao tao eficiente quanto o Prozac e claro com menos efeitos secundarios: St John's Wort que em Portugues e' Hipericao :) ha' capsulas de hipericao mas tb ha' cha :)

http://ukpress.google.com/article/ALeqM5gOl3aNh6TeTsYlwZmOdSh8OQK7sA

:) a natureza e' demais ...

Ivar C disse...

imp, olha, nunca tinha ouvido falar nisto. :)