10.20.2008

anos 80

Em 1980 eu fiz nove anos. Era o início duma década de sonho para os miúdos prestes a entrar na adolescência. Para trás ficava a sujidade e os alfinetes do punkrock dos sex pistols e começava a maravilhosa era das estrelas sexy dos anos 80. Não havia internet e a Sic e a Tvi só começariam as suas emissões no início dos anos 90. Por isso mesmo estávamos limitados aos canais da rtp e a um programa que se chamava top disco onde, durante meses a fio, fomos obrigados a ver os telediscos do Stevie Wonder, I Just Called to Say I Love You, e dos USA for Africa, We Are the World. Entre estes telediscos insuportáveis, uma vez por outra, lá tínhamos acesso a um ou outro com miúdas muito curtas de roupa. Para além do top-disco, o acesso visual a mulheres quase nuas restringia-se à revista Bravo que, apesar de só existir em alemão, o pessoal comprava para ficar com os posters e os autocolantes. Com mais coragem, entre amigos, às vezes lá se tirava à sorte para vem que ia comprar a revista Gina, uma revista de fotonovelas pornográficas quase tão rasca como o Correio da Manhã. Eu, totalmente corado, lá fui algumas... ah, e por falar em Correio da Manhã, foi também o primeiro jornal de grande tiragem a publicar uma revista ao fim de semana com mulheres nuas. Mas a sério que éramos felizes... tão felizes, aliás, que me sinto na obrigação de dedicar um espaço a algumas dessas mulheres...

Samantha Fox
Teve o grande hit Touch Me (I Want to Feel Your Body), em cujo teledisco aparecia a cantar com umas calças de ganga rasgadas no rabo e, para além dum casaco também de ganga aberto, uma camisola preta justa que lhe fazia sobressair os seios. Quanto a mamas grandes em cintas demasiado magras, não havia nada para ninguém. A Samantha (na foto) tinha febra que chegava e sobrava. Sempre acreditei que era para mim que ela cantava os versos Touch me, touch me / I want to feel your body / Your heart beat next to mine / This is the night / Touch me, touch me now. Não era.

Sabrina
Consta que foi a primeira estrela pop a injectar silicone nos seios. Não é verdade mas o mito durou muito provavelmente porque no seu video Boys, filmado numa piscina com ela aos saltos entre umas bolas de praia sabe-se lá porquê, o biquini vai-lhe caindo até deixar praticamente tudo à mostra. Era o delírio. Quase no princípio há um gajo que entra de sapatos e fato na água para lhe servir uma bebida. Ainda hoje quando vou à praia e vejo uma miúda com um biquini branco me lembro logo da Sabrina. Boys boys boys, I'm looking for a good time /Boys boys boys, get ready for my love.

Tiffany
A Tiffany, uma americana de origem libanesa, tinha uma particularidade que eu nunca mais me esqueci: apesar de ser uma estrela já nos anos 80 tinha a minha idade. Exacto, também é da grande colheita de 1971. Por isso sempre pensei que fosse possível... conhecê-la melhor. Mandei-lhe uma carta a explicar que a versão dela da música I Think We Are Alone Now era fantástica e que a forma como eu a sentia era uma coisa entre mim e ela. Na resposta mandou-me uma fotografia autografada sem uma única palavrinha. Enfim... desilusão total.

23 comentários:

that's all folks disse...

ihihihi eu sou um bocadinho mais nova, mas nos 80's eram estas as minhas perdições
:)))


http://www.youtube.com/watch?v=2Y7c1_gK8Os


e

http://www.youtube.com/watch?v=7_IKcMl_a9A

e um pouco mais tarde:

http://www.youtube.com/watch?v=-50fhqD3HtA&feature=related


ihihihih

bagaco amarelo disse...

that's all folks, lembro-me bem dos Technotonic, dos Europe e dos Modern Talking, sim. Estou a começar a ficar nostálgico... :)

Anonyma disse...

Fui ver os videos e n conhecia esta Sabrina... Mas não admira que te lembres bem... aquele bikini é muito escorregadio :p

Fermelanidades disse...

Atenção que tambem cheguei a fazer colecção dessas revistas: tou a falar das revistas do correio da manhã, não da gina!

bagaco amarelo disse...

anonyma, por acaso esta Sabrina apareceu no fim de ano dos gato Fedorento... aquele que apesar de ser 2007/08 era doas anos 80. Ainda está escorregadia... cof... cof... :)

fermelanidades, da Gina ninguém fazia colecção... era proibido tê-las em casa. aquilo era mais ter uma escondida no cofre. :)

subtilezas disse...

Touch me, touch me / I want to feel your body / Your heart beat next to mine / This is the night / Touch me, touch me now.

é da mais bela poesia alguma vez feita. grande samantha.

Lita disse...

LOL
Lembro-me bem disso e de como delirámos quando a RTP2 começou a transmitir o "CountDown".
E eu também compreva a BRAVO, mas era por causa do Pierre Cosso. :)

Pax disse...

Pois é, a colheita de 71 deve ser muito boa mesmo :)

Obrigado pelo sorriso (até li tudo muito devagarinhooooo para o poder prolongar ;)

bagaco amarelo disse...

subtilezas, mas com ela aos pulos ainda é melhor. :)

lita, eu cheguei a comprar para recortar e colar nas minhas capas de argolas. :)

pax, essa é que é essa. grande colheita. :)

Pax disse...

Enoooorme colheita! :)

Sabes, eu tenho uma coisa em comum com a Samantha. E não, não é o tamanho das mamas ;)

bagaco amarelo disse...

pax, são as calças rasgadas no rabo... :)

Pax disse...

Nop, também não.
;)

bagaco amarelo disse...

pax, hum... tens roupa interior laranja? :)

Pax disse...

Depende...
vestida ou na gaveta...?
Lol.
:)
Ehehe, é muito mais simples que isso :)

bagaco amarelo disse...

pax, hum... desisto... :)

Olga disse...

Em 1980 eu ainda só tinha 3 anos mas a popularidade destas moçoilas arrastou-se até mais tarde. Ainda me lembro bem do furor que estas damas causavam. Esta viagem no tempo faz-me sentir um pouquito velha! ;)

bagaco amarelo disse...

olga, não digas isso... imagina eu. :)

poeta de rua disse...

"ahh touch me touch me
this is the night
I want to feel your body" lembro-me tão bem!! ouvi o vinyl vezes sem conta. e já agora, a Laura Braningam (n sei se tá bem escrito) com self control? Pena já não estar entre nós.
memórias tão agradáveis. e ainda nem tinha idade para ir á discoteca :-)

bagaco amarelo disse...

poeta de rua, ao fim de semana e à tarde... eu já ia, quando tinha 14 anos. :)

poeta de rua disse...

eu tinha meses mas essas musicas perduraram até fazerem parte de mim tb.

bagaco amarelo disse...

poeta de rua, em mim ainda perduram de vez em quando, tb. :)

Anónimo disse...

71..boa casta...


Maria João

bagaco amarelo disse...

Maria João, é a melhor. :)