10.20.2008

anos 80

Em 1980 eu fiz nove anos. Era o início duma década de sonho para os miúdos prestes a entrar na adolescência. Para trás ficava a sujidade e os alfinetes do punkrock dos sex pistols e começava a maravilhosa era das estrelas sexy dos anos 80. Não havia internet e a Sic e a Tvi só começariam as suas emissões no início dos anos 90. Por isso mesmo estávamos limitados aos canais da rtp e a um programa que se chamava top disco onde, durante meses a fio, fomos obrigados a ver os telediscos do Stevie Wonder, I Just Called to Say I Love You, e dos USA for Africa, We Are the World. Entre estes telediscos insuportáveis, uma vez por outra, lá tínhamos acesso a um ou outro com miúdas muito curtas de roupa. Para além do top-disco, o acesso visual a mulheres quase nuas restringia-se à revista Bravo que, apesar de só existir em alemão, o pessoal comprava para ficar com os posters e os autocolantes. Com mais coragem, entre amigos, às vezes lá se tirava à sorte para vem que ia comprar a revista Gina, uma revista de fotonovelas pornográficas quase tão rasca como o Correio da Manhã. Eu, totalmente corado, lá fui algumas... ah, e por falar em Correio da Manhã, foi também o primeiro jornal de grande tiragem a publicar uma revista ao fim de semana com mulheres nuas. Mas a sério que éramos felizes... tão felizes, aliás, que me sinto na obrigação de dedicar um espaço a algumas dessas mulheres...

Samantha Fox
Teve o grande hit Touch Me (I Want to Feel Your Body), em cujo teledisco aparecia a cantar com umas calças de ganga rasgadas no rabo e, para além dum casaco também de ganga aberto, uma camisola preta justa que lhe fazia sobressair os seios. Quanto a mamas grandes em cintas demasiado magras, não havia nada para ninguém. A Samantha (na foto) tinha febra que chegava e sobrava. Sempre acreditei que era para mim que ela cantava os versos Touch me, touch me / I want to feel your body / Your heart beat next to mine / This is the night / Touch me, touch me now. Não era.

Sabrina
Consta que foi a primeira estrela pop a injectar silicone nos seios. Não é verdade mas o mito durou muito provavelmente porque no seu video Boys, filmado numa piscina com ela aos saltos entre umas bolas de praia sabe-se lá porquê, o biquini vai-lhe caindo até deixar praticamente tudo à mostra. Era o delírio. Quase no princípio há um gajo que entra de sapatos e fato na água para lhe servir uma bebida. Ainda hoje quando vou à praia e vejo uma miúda com um biquini branco me lembro logo da Sabrina. Boys boys boys, I'm looking for a good time /Boys boys boys, get ready for my love.

Tiffany
A Tiffany, uma americana de origem libanesa, tinha uma particularidade que eu nunca mais me esqueci: apesar de ser uma estrela já nos anos 80 tinha a minha idade. Exacto, também é da grande colheita de 1971. Por isso sempre pensei que fosse possível... conhecê-la melhor. Mandei-lhe uma carta a explicar que a versão dela da música I Think We Are Alone Now era fantástica e que a forma como eu a sentia era uma coisa entre mim e ela. Na resposta mandou-me uma fotografia autografada sem uma única palavrinha. Enfim... desilusão total.

23 comentários:

Anónimo disse...

ihihihi eu sou um bocadinho mais nova, mas nos 80's eram estas as minhas perdições
:)))


http://www.youtube.com/watch?v=2Y7c1_gK8Os


e

http://www.youtube.com/watch?v=7_IKcMl_a9A

e um pouco mais tarde:

http://www.youtube.com/watch?v=-50fhqD3HtA&feature=related


ihihihih

Ivar C disse...

that's all folks, lembro-me bem dos Technotonic, dos Europe e dos Modern Talking, sim. Estou a começar a ficar nostálgico... :)

Anonyma disse...

Fui ver os videos e n conhecia esta Sabrina... Mas não admira que te lembres bem... aquele bikini é muito escorregadio :p

Anónimo disse...

Atenção que tambem cheguei a fazer colecção dessas revistas: tou a falar das revistas do correio da manhã, não da gina!

Ivar C disse...

anonyma, por acaso esta Sabrina apareceu no fim de ano dos gato Fedorento... aquele que apesar de ser 2007/08 era doas anos 80. Ainda está escorregadia... cof... cof... :)

fermelanidades, da Gina ninguém fazia colecção... era proibido tê-las em casa. aquilo era mais ter uma escondida no cofre. :)

nada desta vida disse...

Touch me, touch me / I want to feel your body / Your heart beat next to mine / This is the night / Touch me, touch me now.

é da mais bela poesia alguma vez feita. grande samantha.

Lita disse...

LOL
Lembro-me bem disso e de como delirámos quando a RTP2 começou a transmitir o "CountDown".
E eu também compreva a BRAVO, mas era por causa do Pierre Cosso. :)

Pax disse...

Pois é, a colheita de 71 deve ser muito boa mesmo :)

Obrigado pelo sorriso (até li tudo muito devagarinhooooo para o poder prolongar ;)

Ivar C disse...

subtilezas, mas com ela aos pulos ainda é melhor. :)

lita, eu cheguei a comprar para recortar e colar nas minhas capas de argolas. :)

pax, essa é que é essa. grande colheita. :)

Pax disse...

Enoooorme colheita! :)

Sabes, eu tenho uma coisa em comum com a Samantha. E não, não é o tamanho das mamas ;)

Ivar C disse...

pax, são as calças rasgadas no rabo... :)

Pax disse...

Nop, também não.
;)

Ivar C disse...

pax, hum... tens roupa interior laranja? :)

Pax disse...

Depende...
vestida ou na gaveta...?
Lol.
:)
Ehehe, é muito mais simples que isso :)

Ivar C disse...

pax, hum... desisto... :)

Olga disse...

Em 1980 eu ainda só tinha 3 anos mas a popularidade destas moçoilas arrastou-se até mais tarde. Ainda me lembro bem do furor que estas damas causavam. Esta viagem no tempo faz-me sentir um pouquito velha! ;)

Ivar C disse...

olga, não digas isso... imagina eu. :)

poeta de rua disse...

"ahh touch me touch me
this is the night
I want to feel your body" lembro-me tão bem!! ouvi o vinyl vezes sem conta. e já agora, a Laura Braningam (n sei se tá bem escrito) com self control? Pena já não estar entre nós.
memórias tão agradáveis. e ainda nem tinha idade para ir á discoteca :-)

Ivar C disse...

poeta de rua, ao fim de semana e à tarde... eu já ia, quando tinha 14 anos. :)

poeta de rua disse...

eu tinha meses mas essas musicas perduraram até fazerem parte de mim tb.

Ivar C disse...

poeta de rua, em mim ainda perduram de vez em quando, tb. :)

Anónimo disse...

71..boa casta...


Maria João

Ivar C disse...

Maria João, é a melhor. :)