5.04.2010

pensamentos catatónicos (205)

Há muito tempo que eu não o via. Passei por ele um dias destes numa das principais artérias da cidade e cumprimentei-o de soslaio. Estendeu-me a mão e perguntou-me como é que eu ando. Bem, respondi. Depois apresentou-me a mulher a que ia abraçado, primeiro afastando-a um pouco de mim para que os meus olhos a enquadrassem totalmente, e depois perguntando-me: "é bonita, não é?".
Era bonita, sim, mas eu nem respondi. Percebi-lhe a vergonha nos seus olhos escondidos. Não se apresenta uma mulher a um amigo desta maneira, pois não? Como se ela fosse um objecto de decoração. Olhei-o nos olhos e despedi-me fingindo-me apressado.

21 comentários:

Su m disse...

Não, claro que não se apresenta assim uma mulher. Há formas muito mais elegantes e delicadas de mostrar o orgulho em nós (porque gostamos de o sentir) que não fazer-nos sentir um recepiente bonito cujo conteúdo não interessa.

Joaninha a voar disse...

é constrangedor e espero que para ela também tenha sido para que não permita ser tratado como uma montra que se exibe...

Malena disse...

Coisa mais estranha! Onde a terá "comprado"?

Bang disse...

:)
perguntaste-lhe se estava a venda?

um abraço.

Paula Raposo disse...

A isso chama-se falta de tudo!!!

Pintas disse...

que falta de sensibilidade.....

EJSantos disse...

O teu texto é subtil. Não o descreves como amigo.
Nem é de desejar ter um amigo assim...

Anónimo disse...

Ser bonita tem lá suas desvantagens. Infelizmente!

Ivar C disse...

su, concordo. :)

a voar, pelo olhar dela, pareceu-me que se sentiu constrangida, sim. :)

malena, a crédito... lol. :)

bang, lol. :)

paula raposo, isso mesmo, falta de tudo. :)

pintas, exacto. :)

ejsantos, é um amigo de infância. não da actualidade. :)

gigi, tem... mas para ela só tem se ela deixar. :)

Gasosa disse...

Sinceramente...parece que só se casou com ela por ser bonita e para a exibir e meter inveja nos outros.
Coitada, apesar de à primeira vistar ter parecido um elogio, ela deve ter ficado triste.
É o mundo de aparências em que vivemos recheado de pessoas fúteis e superficiais...

Mari disse...

Esse homem encara a mulher como um prémio e não como companheira, é medíocre!!

RJ disse...

Não suporto homens que tratam as mulheres como objectos!

redonda disse...

Tenho um amigo que me falou assim da namorada mas com tanto amor e tão apaixonado que fiquei foi feliz por eles.
O problema aqui seria talvez ela ter ficado envergonhada e ele não se aperceber.

sem-se-ver disse...

desc, bagaço, mas não concordo minimamente. pode ter sido embaraçoso para a própria, principalmente se for pessoa tímida, mas é um elogio e um galanteio. e uma prova de carinho.

posso aliás acrescentar por que o entendi assim - porque faço sistematicamente isto com todos os que amei/amo, qd os apresento a amigos meus. sabes pq? pq estou apaixonada, pq adoro a beleza da pessoa em questão (mm que seja um monco, qd se ama são sp os mais belos à face da terra) e pq tenho urgencia em dizer, verbalmente, a toda a gente, como é bela a pessoa que eu amo.

tão-só. e sem coisificação alguma.

Fatyly disse...

Claro que não..."Como se ela fosse um objecto de decoração" ou um trofeú de caça...e a meu ver é um homem inseguro e com muita falta de chá!

Maria Albertina disse...

enfim... que dizer sobre um comentário e atitude tão infeliz...
ela que se toque.

Ivar C disse...

gasosa, às vezes é assim , sim. :)

palpitadeira, pois é. :)

rj, :)

redonda, percebo-te... mas não senti que tenha sido este o caso: :)

sem-se-ver, às vezes pode ser assim, sim. eu também digo que a minha companheira é bonita, até porque é mesmo. neste caso pareceu-me diferente. :)

fatyly, :)

maria albertina, tocar-se-á certamente. :)

Olga disse...

Só faltou mandar abrir a boca e mostrar os dentes. Que tristeza...

Ivar C disse...

olga, exacto... analisar um cavalinho... :)

Ti Coelha disse...

Tremendo mau gosto.

Ivar C disse...

ti coelha, yep. :)