4.25.2009

a rainha do quê?

Este é um dos novos cartazes duma campanha publicitária lançada pela Triumph portuguesa por todo o país. A modelo é a Helena Coelho e foi eleita pela marca rainha de várias coisas, entre elas a do surf.
Ora, se para ser rainha do surf é preciso saber passar a roupa a ferro, deixem-me dizer que há muitas mulheres portuguesas bem melhores que a Helena a fazê-lo. Aliás, estão tão habituadas a passar a ferro que já não conseguem sorrir desta maneira. Normalmente são mulheres com o cabelo desgrenhado, dores de costas, um ar permanentemente cansado e triste e, além disso, raramente são pagas ou reconhecidas pelo que fazem. Tão mal pagas que não acredito que se preocupem em usar roupa interior cara.
Habituámo-nos todos a ver a mulher em casa de alfinetes na boca, a passar a ferro com uma mão e a aspirar com a outra, isto enquanto espreita na cozinha se a sopa para a semana já está feita. Habituámo-nos tanto que essa é a nossa normalidade e passa como herança cultural de geração em geração. Não percebemos que que isso tem um custo social altíssimo e mais, um custo pessoal ainda maior.
A Helena pode ser muito bonita mas como rainha do surf, sinceramente, não me convence nem um bocadinho. A Triumph também não...

31 comentários:

maestrina disse...

fantástico e felizmente escrito por um homem, que nós, as que urinamos sentadas, somos temos uma fama tão má que, se nos atrevêssemos a dizê-lo, era por que tínhamos inveja da beleza dela, das mamas delas, dos namorados dela... porque apesar de hoje ser dia 25 do mês 4, a liberdade de dizermos o que pensamos é sempre ultrajada pela liberdade dos outros em avaliar-no...

bagaco amarelo disse...

maestrina, a questão é que as vítimas do machismo não são só as mulheres. são as mulheres e os homens embora as mulheres sofram mais. o feminismo também é assim... :)

Olga disse...

É para estas "Raínhas do Surf" que os maridos das mulheres cansadas e desgrenhadas preferem olhar.

bagaco amarelo disse...

olga, lol... nem mais. :)

Filipa disse...

incrivel... eu não o diria melhor... depois, claro que a sociedade portuguesa é o que é, porque é dirigida por homens que fazem este tipo de campanhas, apelando claramente à imagem da "mulher objecto".

Lúcia disse...

Pois...tens toda a razão :) Mas felizmente já se vê publicidade de jeito hoje em dia... pelo menos os anúncios da Dove têm surpreendido... Acho que nos devíamos todos identificar com os anúncios em vez de querer ser como as mulheres ou homens que aparecem nos anúncios...

Tiago de la Rocha disse...

Confesso que já o mesmo raciocínio me tinha ocorrido, sobre o porquê de olharmos com naturalidade para esse machismo mesclado com escravidão familiar. E cheguei à mesma conclusão: herança familiar. É uma questão de educação, de exemplo. É a sina que lhes resta da sociedade de há 3 ou 4 décadas atrás, e dos exemplos que cada um absorve da vivência em família enquanto pequenos. Cabe-nos pois, a nós, lutar contra essa corrente que apesar de enfraquecida está ainda bastante presente na sociedade actual.



http://diatrintaedois.blogspot.com

tagravado.com disse...

mm gira :D

Giovana disse...

"a liberdade de dizermos o que pensamos é sempre ultrajada pela liberdade dos outros em avaliar-no..."

Sábio dito. Por isso mesmo, às vezes prefiro o silêncio.

Interessante como a mídia, a propaganda, é uma mentira, uma ilusão. E penso que as pessoas gostam de viver nas ilusões. Até quando descobrem que são apenas mentiras.

Um beijo!

lostinthoughts disse...

lol
Já tinha olhado para esta publicidade na rua e pensado: What a fuck!!!!Quem é a Helena Coelho???

Xana ( a mesma revoltadinha de sempre) disse...

Incrível!!! há dias comentei esta mesma publicidade com uma amiga no metro (sim esta "coisa" está em todo o lado)... mais nao tenho a acrescentar às tuas palavras.apenas deixo aqui a minha marca da minha revolta! e mais uma vez numa questão de publicidade polémica aqui deixo a minha opinião: aposto que foi um homem que fez esta "coisa" !!!
GRRRRRRHHHH!!!!!!

Pedaços de Mim disse...

Isto fez-me lembrar hoje o que comecei a pensar... " Tenho que começar a aprender a fazer pratos elaborados, não posso saber só fazer arroz de alho, batatas fritas, ovo estrelado, ou batatas no forno... como é que vai ser depois em minha casa? Duvido que os homens saibam alguma coisa de cozinha... isto vai cair para mim porque é a minha " obrigação" e "dever" saber cozinhar... hmm tenho mesmo que começar a aprender a fazer cozinhados... mas a minha mãe não gosta muito... ninguém vai comer aquilo que fizer... are... então como é que eu vou aprender a fazer alguma coisa?!?"

Acho que está tudo dito.

Nokas disse...

Daí nao descurar a aparência totalmente nem ganhar dores de costas infinitas tirando algum tempo pr si e ensinando o marido ou gajo os prazeres da surfista sorridente k é boa comó milho e passa a ferro... Ele k tb va passando se é mais proximo k pode ficar dela. Humpf...
Bagaço, foi 1 reflexão interessante num dia relevante. E eu k até gosto da triumph...........
Bjos

ValkiR disse...

Sabes o irónico da coisa? Passo por publicidades destas diariamente, e nunca tinha reparado que a 'prancha' era na verdade uma tábua de engomar... alías, nem tinha reparado que ela tava agarrada a uma 'suposta prancha'...

Confesso, sou um porco machista xD

PS: Bom blog, continua o bom trabalho :)

Bela disse...

Ora aí está.
Sem tirar nem pôr.

Pá que campanha da treta. Não convence nem homens nem mulheres.
Não sei quem está por detrás daquilo, mas tem mesmo pouca visão. Desde o título da campanha, enquadramento da modelo, e mensagem, fotografia, ...enfim lixo.

Gastaram ali, pipa de massa, para nos deixarem indignados, isso sim.

humming disse...

Detesto esta publicidade. Com uma modelo destas podiam ter feito tanta coisa de qualidade.

Mas sabes... Eu gosto de passar a ferro, de lingerie bonita e de tratar da minha casa.

Como morava só com o meu Pai fui eu que tomei conta dessas coisas desde muito cedo, por opção. Tinha sempre tudo impecável em casa, com direito a sopa da semana no congelador... hehehe Gostava de fazer tudo. Era o meu miminho para o meu Pai.

Nunca me desleixei comigo nessa altura. Agora que se casou sinto falta desse tempo.

Não encontro mal em gostar de cuidar da família, nem me parece que para o fazer uma pessoa tenha de se anular. (Não estou a dizer que foi isto que escreveste. Estou a divagar. Desculpa o tamanho do comentário)

Paula disse...

eu não percebi foi a relação entre a roupa interior e a tábua de passar....
e acho a publicidade completamente estúpida.
gostei de te ler, como sempre!

Bichana disse...

... excelente post...
... péssima publicidade...

elisa disse...

vejo isto e fico cansada..seriamente cansada deste tipo de clichés e de tantos outros.
Ainda bem que há homens que não se limitam a rir parvoniamente (acho que esta foi inventada....)deste "humor" de primeiríssimo grau
Beijinhos

Canuck disse...

E por mais ainda que é perigosíssimo passar a ferro com uma farpela destas...

subtilezas disse...

isto é um tremendo mau gosto. quem fez isto é acéfalo. é medonho. muito mau, muito parolo, muito pindérico. normalmante um anuncio de lingerie não precisa de muito para ser bom. mas este é francamente mau. um insulto.

bagaco amarelo disse...

filipa, por homens que fazem este tipo de campanhas e por mulheres que aceitam entrar nelas... :)

lúcia, também simpatizo com a publicidade da dove. :)

tiago de la rocha, subscrevo tudo. :)

tagravado.com, gira é... :)

giovana, é tudo uma ilusão sim... concordo. :)

lost in thoughts, também não sei... :)

xana ( a mesma revoltadinha de sempre), não sei se foi um homem. terá eventualmente sido mas, quem entra na imagem é uma mulher... :)

pedaços de mim, convida uns amigos para jantar... :)

nokas, obrigado. :)

valkir, isso não faz de ti um porco machista... faz de ti um distraído. :)

bela, a mim deixaram-me indignado, sim. admito. :)

humming, está na boa e não peças desculpa. divagar faz bem... :)

paula, eu acho que isso nem é para perceber. :)

bichana, obrigado. :)

elisa, também me sinto cansado. a sério que sim... :)

canuck, lol. :)

subtilezas, concordo... :)

Filipa disse...

Claro! Acho que ninguém me convidava alguma vez para este tipo de trabalho, mas se convidassem, certamente não o faria ;)

Giovana disse...

Sempre penso que, por mais que os homens perpetuem o machismo, as mulheres o reforçam. E uma das formas é fazer parte de propagandas como estas, conforme você mesmo mencionou (outra é comprar o produto). Dentre outras, dançar semi-nuas em grupos de pagode e funk (made in Brazil, lol), expondo-se como verdadeiros objetos sexuais mesmo (não é uma crítica, mas uma constatação da realidade).

Enfim. Não podemos discordar que, em horas, o dinheiro fala mais alto do que a moral ou o respeito próprio. Eheh, as pessoas sempre têm um preço... :-( . E, na maioria das vezes, este preço é pago pelas multidões.

Um beijo!

Poupinhas disse...

Olha que verdade tu dizes.. pena quem fez a pub da triumph não se lembrou desse tiny tiny tiny promenor..
Bem dito carago*

JC disse...

Curiosamente aquele 'ferro' da fotografia é igual ao da Rainha cá de casa.
A Triumph não conheço, muito menos a Helena Coelho.
Mas os 'tachos' deste Rei da cozinha, eu conheço. E como conheço. E se lhes dou uso? óh, óh... de chorar por mais...

Concordo com tudo o que escreveste.

Abraço

bagaco amarelo disse...

filipa, ainda bem. :)

giovana, subscrevo totalmente a ideia de que as pessoas têm um preço. de vez em quando aparece uma que não tem e a vida acaba por lhe correr mal... :) beijo

poupinhas, ou lembrou... o que ainda é pior. :)

jc, abraço... também dou uso aos meus... e gosto de o fazer. :)

Red disse...

pois a ideia de que uma pessoa também se pode sentir sexy a passar a ferro é um bocado estranha. hum. não cola, não. publicidade cócó. já no ano passado a cláudia vieira também tinha umas assim meio sexistas. mas pelos vistos resultou tanto que a triumph resolveu repetir a teoria. bah pra eles. a lingerie de lá é cara e não é assim tão gira xD



(confesso que passar a ferro é das coisas que menos gosto nas lides da casa. dá jeito ainda viver com a mãezinha. lol)

bagaco amarelo disse...

red, eu, para passar a ferro, utilizo a técnica do mp3... é uma boa ajuda. :)

Red disse...

a tecninca do mp3 funciona com todas as lides da casa :D

bagaco amarelo disse...

red, funciona sim... no meu caso faço uma excepção com o aspirador porque é muito barulhento... :)