2.28.2008

vinte e um gramas

Hoje lembrei-me dum filme que vi já há uns anos, chamado 21 gramas, e que se baseia num estudo feito na ala dum hospital com doentes terminais, em que um médico reparou que no momento da morte todos os corpos perdiam vinte e um gramas. Esse seria, portanto, o peso da alma.
Embora o estudo careça de rigor científico, gostava de conseguir experimentar fazer o mesmo mas com pessoas apaixonadas, no momento em que se desapaixonam. Será que perdiam vinte e um gramas?
Pronto, foi só um pensamento estúpido dum divorciado, enquanto tomava café sozinho numa pastelaria em Aveiro, e à sua frente tinha uma mulher bonita a comer uma bola de berlim.

31 comentários:

Anónimo disse...

... as mulheres bonitas não comem bolas de berlim! ...

Ivar C disse...

hoje pode ser Maria, lol. pronto, então era uma mulher feia mas que eu achei bonita. :)

terramater disse...

Às vezes perdem 21 gr, outras vezes são esmagadas por um passado com toneladas. Depende. ;)

Osga disse...

Desilusão amorosa perdes é 21g cada 24horas :|

btw, eu tinha pedido uma bola de berlin tb!

Anónimo disse...

As mulheres bonitas comem bolas de berlim, sim. As inseguras é que não.

Tangerina disse...

Bom filme. Dos melhores que já vi, aliás. Se os desapaixonados perdem a alma? Não creio....

marco costa disse...

na minha terra comem! e chamam-lhe bola e berlim!

L u i s P e s t a n a disse...

As mulheres bonitas comem saladas.




Ou não.

Ivar C disse...

terramater, lol, é verdade. fixe é quando não há alteração de peso.

osga, 21 gr por dia tb não é assim tanto. :)

mariana, concordo contigo. :)

tangerina, tb é dos meu preferidos. até porque tem o sean penn e eu raramente não gosto dum filme com ele. :)

marco costa, de que terra és?

luis pestana, ou não. exactamente. :)

Pedro disse...

Também gostei do filme, Sean é bom actor!
Não acho que quem se desapaixone perca a alma, por vezes ganha uma nova, e daí espera aí, se pode ganhar nova é porque provavelmente perdeu a outra!??
Ou será que fica com duas?
Bom, seja como fôr perde peso.
Acho!
Xiii, deixa lá devem ser pensamentos estúpidos de um ... ás tantas da manhã, com insónias, e que já comia uma bola de berlim!

Ivar C disse...

pedro, são estúpidos mas eu concordo com eles :)

Anónimo disse...

credo! os homens perdem, algumas mulheres ganham. e, lá está, não somos todas iguais :)

Ivar C disse...

lol maria, não sei se os doentes eram só homens. :)

Etelvina disse...

eu acho q se devem perder un 2,8 Kg, no mínimo! depois tb acho q o peso deve variar consoante a entrega da pessoa à emoção ;) (é q às vezes a paixão é um peso maior do que o do nosso corpo hehehe)
PS- gostei mto da ideia deste post

Anónimo disse...

uma das coisas que mais me fascinou no filme foi a questão do transplante do coração... será de facto que quando se transplantam corações também se transplantam os sentimentos a ele associados??

O que seria transplantar toda a vida de uma pessoa, as memórias, os amores, os ódios no corpo de outra? e de repente acordares com outras lembranças e outros afectos que não te pertenciam até então...?

Anónimo disse...

credo bagacito, só me referia aos efeitos do desapaixonamento :)

e lembrei-me agora que as mulheres bonitas comem bolas de berlim e têm vontade de lamber os dedos.

Anónimo disse...

As mulheres confiantes comem bolas de berlim, não estão preocupadas com a imagem. Têm mais que fazer do que se preocupar com 21 gramas de gordura.

Ivar C disse...

etelvina, se calhar tens razão, sim. eu próprio acho que já perdi mais peso. :)

that's all folks, sim, lembro-me disso. é uma ideia interessante sim e que, esquecendo todas as cootações do coração, pode ter uma explicação científica na mesma. :)

maria, lol. :)

mau feitio, acho que numa bola de berlim se ganaha mais de 21 gramas.

Afrodite disse...

Fdx eu como bolas...e até as de berlim :)...e chocolates e por ai fora...e? Não me pesa mais na alma :)...quanto à beleza, cada vez mais acho que está nos olhos de quem a vê.

Bolas bolas, agora apetece-me uma bola de berlim...e o meu peso deve ter diminuido nestes últimos tempos segundo a tua teoria ;)

Ivar C disse...

afrodite, eu engordei nos últimos tempos... a teoria é falsa. :)

Anónimo disse...

teoria muito interessante.totalmente verdade,perdemos peso no inicio e no fim de algo.
as mulheres bonitas comem bolas de berlim,saladas,seja o que for,elas podem,porque são lindas e têm a consciência de que o são.

Ivar C disse...

jeanny, eu concordo contigo. :)

anademar disse...

muito bom filme, dos melhores. sean penn muito bom actor, dos melhores. Do mesmo realizador sobre o tema do amor: Amores Perros. Muito muito bom.
mesmo as inseguras comem bolas de berlim, mas às escondidas. muito bom post. um desapaixonado não perde peso, ganha. Um apaixonado não pesa nada. tudo é leveza. mesmo com muitas bolas de berlim.

anademar disse...

muito bom filme, dos melhores. sean penn muito bom actor, dos melhores. do mesmo realizador sobre o tema amor: amores perros, imperdível.
As mulheres inseguras tb comem bolas de berlim, mas às escondidas.
Muito bom post.
Os desapaixonados não perdem peso, ganham-no, é notório na curvatura dos ombros. Os apaixonados é que não pesam nada. Tudo é leveza. mesmo com muitas bolas de berlim.

Ivar C disse...

moi chéria, também vi o amores perros e sim, é muito bom. :)

Sophia disse...

eu tbh vih uh filme ah pouco tempo atras e gostei muito! Ve amor cão que é do mesmo autor!

Ivar C disse...

katynha, eu tenho... e é bom, sim. :)

Anónimo disse...

Sou uma leitora assídua do seu blog, descobri-o por acaso e aprecio acasos felizes como este... Retenho do seu blog (entre outras coisas) o cuidado numa dúvida linguística que agora não interessa para o caso, e eis que fiquei na dúvida: é "vinte e um gramas" ou "vinte e uma gramas"? Apostaria na segunda, mas porque hoje estou comodista, prefiro levantar a questão em vez de ir procurar... (perdoe-me a letargia).
Já agora, parabéns pelo seu espaço e pelo homem com H grande que parece ser!

Ivar C disse...

Anónima, obrigado pela simpatia e também pela presença. Dei este erro tantas vezes que sei responder sem pesquisar. "grama" é uma palavra masculina quando nos referimos à unidade de medida de massa. No entanto é feminina quando nos referimos a gramínea (relva). :)

Anónimo disse...

(risos) Tem razão, óbvio... preguiça minha de pensar... há dias assim :)
Obrigada pelo esclarecimento rápido e prometo não me habituar mal e vir cá tirar dúvidas linguísticas :) Até sempre :)
A Anónima

Ivar C disse...

anónima, a mim soube-me bem. :)