3.14.2011

convite para um chá de casca de toranja

Da estratégia de comunicação na sedução faz sempre parte a omissão. Omite-se o que realmente se quer, um vulgo engate para entrar num jogo em que a omissão, em vez de esconder, revela lentamente as intenções. Talvez por isso, em conversa com um amigo durante umas cervejas, tenha concordado que o jogo da sedução, pelo menos às vezes, é mais interessante que a própria sedução em si. Concordei nisso e no facto de que em nenhum caso se consegue enganar uma mulher a não ser que ela própria deseje ser enganada.
Lembro-me da Sandra, por exemplo, que conheci uma vez numa noite de Verão. A Sandra apeteceu-me, porque é difícil que uma mulher bonita não nos apeteça quando estamos sós. Depois de dois dedos de conversa convidei-a para beber um chá de casca de toranja em minha casa, e essa foi a minha omissão da noite. Omiti que queria dormir com ela, revelando no entanto que de alguma maneira ela me interessava. 
A primeira vantagem de um convite para um chá de casca de toranja é que ninguém convida ninguém para um chá de casa de toranja à uma da manhã, e isso permitiria-lhe sair de fininho caso não estivesse interessada em dormir comigo. Ao mesmo tempo, aceitando-o, a porta ficaria semi-aberta para o desejo omitido. A Sandra não aceitou e saiu de fininho, mas a segunda vantagem de um convite para um chá de casca de toranja é que ninguém fica triste por vê-lo recusado. É só mais um, afinal de contas.
Acho que por isso é que nunca fui capaz de convidar tão facilmente um Amor a sério. Dum engate digere-se bem uma recusa, dum Amor a sério não. Acabei de beber a minha cerveja e pousei o copo na mesa suja do café. "Mas dum engate pode nascer um Amor a sério, não pode?", perguntou o meu amigo enquanto eu já me levantava. "Pode, claro que pode!", respondi. E depois insisti: "Talvez todos os Amores comecem pelo convite para um chá de casca de toranja, talvez porque assim nunca se tem medo de um não".

11 comentários:

beijo de mulata disse...

Um chá de casca de toranja... Hilariante! Desde que o mundo é mundo já muita donzela caiu por bem menos... Mas claro, só no caso de: a) estar perdida de amores; b) desesperada de solidão... ou c) ter um sentido de humor a toda a prova.

Isto fez-me lembrar uma outra frase memorável na história do engate, passada entre a Muxy-Muxy (Paracuca) e o Manuel João Vieira:

http://paracucaginguba.blogspot.com/2008/06/toura-ou-boua.html

(um) beijo de mulata

Ivar C disse...

beijo de mulata, o João Vieira é que sabe. :)

Helena disse...

Convidar alguém para partilhar algo...é sempre uma boa regra de educação! Para beber um chá...é irresistível :)

Fatyly disse...

Primeiro de tudo gosto destes teus textos porque me fazes pensar e meditar onde englobas várias situações físicas e sentimentais com paralelismos incontornáveis.

Tenho alguma dificuldade com a palavra "engate", talvez proveniente de uma geração que o engate era tão prejurativo que nada resultava. Mas como nunca tentei "perder o comboio do actualizável":), acho que fizeste uma comparação sensacional e a resposta que deste ao teu amigo é tal e qual..."Pode, claro que pode (...) porque assim nunca se tem medo de um não"!

Parabéns e gostei imenso...assim como adoro toranges (aiiiii que saudades das da minha terra) mas chá da casca isso Não nhemmmmmm que horroroso:)

Lili disse...

Belíssima conclusão ^.^

Ivar C disse...

helena, :)

fatyly, o engate tem, de facto, algo de negativo. para mim é que não... depende do contexto. obrigado. :)

lua azul, obrigado. :)

H. Santos disse...

Genial... essa simplicidade como compreendes e verbalizas as coisas que, para mim são tão complicadas (relações inter-pessoais) é genial...

é mais que certo que devias ser aquele "mano" ali ao lado que qualquer pessoas precisa ter.

escritor de mão cheia, sem dúvidas

Ivar C disse...

cota, obrigado. por acaso detectei alu um erro gramatical grave agora mesmo, lol. :)

Briseis disse...

...e chá de casca de toranja é uma coisa tão esquisita (pelo menos eu nunca tinha ouvido) que caso ela aceitasse seria uma declaração inequívoca de interesse... =) muito bem, caro Bagaco... aos poucos, lá vais revelando as tuas armas secretas!

Ivar C disse...

briseis, :)

memyselfandi disse...

Engraçado isto do exemplo a partir de um convite para um chá... =)