3.14.2011

convite para um chá de casca de toranja

Da estratégia de comunicação na sedução faz sempre parte a omissão. Omite-se o que realmente se quer, um vulgo engate para entrar num jogo em que a omissão, em vez de esconder, revela lentamente as intenções. Talvez por isso, em conversa com um amigo durante umas cervejas, tenha concordado que o jogo da sedução, pelo menos às vezes, é mais interessante que a própria sedução em si. Concordei nisso e no facto de que em nenhum caso se consegue enganar uma mulher a não ser que ela própria deseje ser enganada.
Lembro-me da Sandra, por exemplo, que conheci uma vez numa noite de Verão. A Sandra apeteceu-me, porque é difícil que uma mulher bonita não nos apeteça quando estamos sós. Depois de dois dedos de conversa convidei-a para beber um chá de casca de toranja em minha casa, e essa foi a minha omissão da noite. Omiti que queria dormir com ela, revelando no entanto que de alguma maneira ela me interessava. 
A primeira vantagem de um convite para um chá de casca de toranja é que ninguém convida ninguém para um chá de casa de toranja à uma da manhã, e isso permitiria-lhe sair de fininho caso não estivesse interessada em dormir comigo. Ao mesmo tempo, aceitando-o, a porta ficaria semi-aberta para o desejo omitido. A Sandra não aceitou e saiu de fininho, mas a segunda vantagem de um convite para um chá de casca de toranja é que ninguém fica triste por vê-lo recusado. É só mais um, afinal de contas.
Acho que por isso é que nunca fui capaz de convidar tão facilmente um Amor a sério. Dum engate digere-se bem uma recusa, dum Amor a sério não. Acabei de beber a minha cerveja e pousei o copo na mesa suja do café. "Mas dum engate pode nascer um Amor a sério, não pode?", perguntou o meu amigo enquanto eu já me levantava. "Pode, claro que pode!", respondi. E depois insisti: "Talvez todos os Amores comecem pelo convite para um chá de casca de toranja, talvez porque assim nunca se tem medo de um não".

12 comentários:

beijo de mulata disse...

Um chá de casca de toranja... Hilariante! Desde que o mundo é mundo já muita donzela caiu por bem menos... Mas claro, só no caso de: a) estar perdida de amores; b) desesperada de solidão... ou c) ter um sentido de humor a toda a prova.

Isto fez-me lembrar uma outra frase memorável na história do engate, passada entre a Muxy-Muxy (Paracuca) e o Manuel João Vieira:

http://paracucaginguba.blogspot.com/2008/06/toura-ou-boua.html

(um) beijo de mulata

bagaco amarelo disse...

beijo de mulata, o João Vieira é que sabe. :)

Helena disse...

Convidar alguém para partilhar algo...é sempre uma boa regra de educação! Para beber um chá...é irresistível :)

Fatyly disse...

Primeiro de tudo gosto destes teus textos porque me fazes pensar e meditar onde englobas várias situações físicas e sentimentais com paralelismos incontornáveis.

Tenho alguma dificuldade com a palavra "engate", talvez proveniente de uma geração que o engate era tão prejurativo que nada resultava. Mas como nunca tentei "perder o comboio do actualizável":), acho que fizeste uma comparação sensacional e a resposta que deste ao teu amigo é tal e qual..."Pode, claro que pode (...) porque assim nunca se tem medo de um não"!

Parabéns e gostei imenso...assim como adoro toranges (aiiiii que saudades das da minha terra) mas chá da casca isso Não nhemmmmmm que horroroso:)

Lua Azul disse...

Belíssima conclusão ^.^

bagaco amarelo disse...

helena, :)

fatyly, o engate tem, de facto, algo de negativo. para mim é que não... depende do contexto. obrigado. :)

lua azul, obrigado. :)

Cota disse...

Genial... essa simplicidade como compreendes e verbalizas as coisas que, para mim são tão complicadas (relações inter-pessoais) é genial...

é mais que certo que devias ser aquele "mano" ali ao lado que qualquer pessoas precisa ter.

escritor de mão cheia, sem dúvidas

bagaco amarelo disse...

cota, obrigado. por acaso detectei alu um erro gramatical grave agora mesmo, lol. :)

Briseis disse...

...e chá de casca de toranja é uma coisa tão esquisita (pelo menos eu nunca tinha ouvido) que caso ela aceitasse seria uma declaração inequívoca de interesse... =) muito bem, caro Bagaco... aos poucos, lá vais revelando as tuas armas secretas!

bagaco amarelo disse...

briseis, :)

memyselfandi disse...

Engraçado isto do exemplo a partir de um convite para um chá... =)

bagaco amarelo disse...

memyselfandi, :)