3.09.2009

tu és macaco...

Este sábado fui ao Continente do shopping Dolce Vita do Porto, ali pertinho do Estádio do Dragão. Acho o Estádio do Dragão bonito mas não gosto do nome, que me lembra uma enorme megastore chinesa daquelas em que se vende cuecas, rádios e copos de vinho na mesma prateleira.
Bem, se os Estádio onde joga o futebol clube do Porto não é uma megastore chinesa, aquele Continente é bem chinês, pelo menos na forma como trata e fala com os clientes. Na zona casa/lazer vi um cartaz enorme que dizia: "desconto de 50% no cartão de cliente em todos os conjuntos de louça menos a louça a avulso". Comprei um conjunto de 18 pratos e uma travessa e outro com seis chávenas e seis pires. Ao pagar reparei que ao segundo conjunto não tinha sido dado o desconto e a menina da caixa, depois de contactar a colega nº75 por telefone, disse-me que eu tinha razão e pediu-me para ir ao balcão de apoio ao cliente.
Também não gosto da palavra apoio, lembra-me um bocado a Santa Casa da Misericórdia mas pronto, lá fui. Na Santa Casa... ou melhor, no balcão de apoio ao cliente, apareceu-me um tipo que disse que eu não tinha razão porque no preço do produto não estava marcado o desconto. Expliquei-lhe que isso não me interessava porque, muito maior do que o preço era o cartaz que dizia que em todos os conjuntos de louça menos a louça a avulso havia desconto. No princípio fiquei zangado com a teimosia dele em não perceber português mas depois, quando o vi aos saltinhos entre mim e o cartaz para me tentar impedir de tirar uma fotografia, ganhei o dia. Não me ria assim há muitos anos. Pedi o livro de reclamações, fiz ainda uma queixa interna e fui-me embora a rir...
À noite telefonou-me uma senhora que me tentou explicar que um conjunto de canecas não é um conjunto de louça, um conjunto de louça é quando a louça é para jantar. Foi a primeira vez que tive que explicar a um adulto que "louça" é qualquer utensílio para uso doméstico na cozinha ou na mesa e "conjunto" é a reunião de várias partes que constituem um todo, logo uma embalagem de seis canecas e seis pires é um conjunto de louça. Semântica para lá, semântica para cá, a senhora não me deu razão e só lhe faltou chamar-me ignorante por eu não saber que um conjunto só o é quando a louça é para jantar. Lá está... um de nós fala chinês de certeza...
De qualquer maneira, o mais interessante é que estamos a falar de cerca de sete euros de desconto. Se os tipos do Continente tivessem pelo menos um pequeno conjunto de neurónios a funcionar assumiam o erro no cartaz, davam-me a porcaria do desconto e depois alteravam a frase. No entanto preferiram estar a discutir comigo meia-hora no local mais vinte minutos ao telefone para me explicarem que eu não sei o que quer dizer conjunto de louça.
Continente, tu és macaco...

27 comentários:

pUnChdRuNk-LoVeSiCk disse...

Porra. Só gente estúpida.

pieces of me (Luna) disse...

as coisas que o belmiro faz para ganhar dineiro..lolol

Ivar C disse...

pUnChdRuNk-LoVeSiCk, lol. :)

pieces of me (Luna), neste caso acabou por perder mais do que ganhou... :)

Cátia disse...

realmente! para além de estarem errados ainda tentam convencer o cliente de que ele é que é ignorante?! fizeste bem em deixar queixa e tirar a foto! muito boa gente na tua situação ía-se embora sem reclamar...

P. disse...

Deixa... na Worten também já me quiseram convencer que uma pen era um simples consumível de informática, como se fosse uma resma de papel, tudo para não me darem razão numa queixa (até porque uma pen gasta-se com cada mega de espaço ocupado.. faz todo o sentido ser um consumível).

Insisti até ao fim e deram-me razão, o empregado é que não estava a ver bem a coisa. É preciso é ser mais teimoso que eles e continuar a reclamar até ao fim.

Rak disse...

São palermas! Deveriam ter resolvido isso sem muita discussão... eu acho que ia buscar um dicionário e iria dar-lhes a página para eles lerem lol. Assim só para terem a noção! Realmente perdem mesmo mais do que ganham.

Alexandra disse...

Muito parvo, sobretudo a arriscarem ficar sem um cliente.

Fizeste muito bem em pedir o livro de reclamações. Se toda a gente o fizesse em vez de "reclamar para o ar", estas situações não se verificariam com tanta frequência.

Alexandra disse...

Muito parvo, sobretudo a arriscarem ficar sem um cliente.

Fizeste muito bem em pedir o livro de reclamações. Se toda a gente o fizesse em vez de "reclamar para o ar", estas situações não se verificariam com tanta frequência.

Anónimo disse...

é principalmente neste tipo de textos, bagaço, que eu dúvido que o teu site tenha alguma inspiração na vida real! LOL! está visto que isto é um exercício da escrita mais fantástica que existe! Olha que isto... e as canecas estavam, ao menos, cheias?! pois, mas aí terias que explicar a noção de medida aos senhores incontinentes do continente e lá se ia mais meia hora...

Provocação 'aka' Menina Ção disse...

E devolveste o conjunto, espero....é que as tuas amigas irritadas vão odiar saber que compraste algo sem o aval delas!!!

Ivar C disse...

milly, de facto nunca saio sem fazer a reclamação, quando me sinto enganado... tive uma namorada que não suportava isso. :)

P. a worten e o continente são a mesma coisa. não há coincidências... :)

rak, sim, o que me irritou mais foi não serem capazes de assumir um erro... porque errar até é admissível. :)

alexandra, sim... faço-o sempre. nunca pensei que isto fosse possível. :)

anónimo, garanto-te que esta é verdadinha... :)

provocação, devolvi, sim. :)

AnaD disse...

Parouuuuuuuuuu ... agora fiquei preocupada ... então aqueles conjuntos de loiça NÃO servem para almoçar?!?

Anónimo disse...

Não, aqueles senhores não são burros - eles tentam é ser mais espertos que os outros. E repare-se que esperteza e inteligência não são, de todo, sinónimos. Na minha opinião, é apenas uma jogada clássica de marketing: toda a gente sabe que a maioria das pessoas se deixa levar pelas milhentas pseudopromoções dos hipermercados. Ao mínimo cartaz a dizer DESCONTO/PROMOÇÃO acende-se uma luzinha no cérebro do típico português e lá vai o zé povinho atrás, até mesmo se for para comprar a coisinha mais insignificante e desnecessária na face da terra, porque "nunca se sabe quando é que isto me pode vir a dar jeito". A cegueira é tal que chegam a aproveitar as pseudopromoções "LEVE 3, PAGUE 2" sem fazer as contas - se as fizessem percebiam que grande parte das vezes, 3 embalagens individuais ficam ao preço da "promoção" (ou mesmo mais baratas, porque pouparam no cartaz! :P).A grande maioria das pessoas esquece-se na hora de que vai acabar por gastar muito mais do que seria suposto se só comprasse os iogurtes que lhe faltavam no frigorífico (afinal, foi para isso que lá foram...) e acaba por sair de carrinho cheio. Esquecem-se também de confirmar se os preços apresentados nos cartazes coincidiram com os do talão (até porque no meio de tantas compras e preços, eles lá se lembram do que viram num dos muitos cartazes...). Já me aconteceu, no ÚLTIMO DIA de uma promoção no Jumbo, dar conta de um erro desses, queixar-me e ouvir a bonita resposta "Desculpe, tem toda a razão. Fizemos publicidade à promoção e POR ACASO ESQUECEMO-NOS DE ACTUALIZAR OS PREÇOS NAS CAIXAS" (imaginem quantos não pagaram a mais...). E é à conta disso que as grandes superfícies são uma máquina de fazer dinheiro...

Ivar C disse...

anad/fg, lol... os dos outros hipermercados sim, dão. os do continente não. :)

lili, eu estou contigo... :)

Pax disse...

:)
Andas a partir muita loiça ou vais casar?

;)

Ivar C disse...

pax, lol. :)

Pax disse...

"lol" é casar?
Não percebi... :/

Helder Santos disse...

Ao que eles supostamente estariam a querer "vender" eu chamo de "serviço de louça". O nome "conjunto de louça" não me cria nenhuma imagem mental, para alem da que tb criaste!

Bem... Macaquices... =)

Anónimo disse...

por acaso a pouco tempo trouxe uma pasta de dentes do Jumbo de Aveiro que se veio a verificar na caixa custar mais alguns centimos do que estava marcado. disse à rapariga que nao era aquele preço e ela pediu à colega nº75 para verificar. De facto a pasta que tinha trazido era Colgate com flúor e estava com a etiqueta da colgate sem flúor, mais barata. A rapariga da caixa gentilmente pediu para me dirigir ao balcão de apoio ao cliente - Santa Casa - para me trocarem a pasta, pensei eu. Ao falarem com o gerente, não só me devolveram a totalidade do valor que paguei na caixa(3 euros e tal) como ainda me ofereceram a pasta de dentes de borla.

Ahh... Com flúor...

É assim que se cativam os clientes....

João disse...

Por essas e por outras é que pus uma cruz à porta de tudo quanto é sonae...clix, pessimus, continente, vobis, worten...é tudo o mesmo lixo, povoado por incompetentes!

Ivar C disse...

pax, lol é rir... ando a fazer muitos jantares. :)

moisesman, são elefantes, no Jumbo. não são macacos. :)

joão, é o melhor, sim. :)

Anónimo disse...

ahahahahahahahaha

pensei que este tipo de aventuras só me acontecia a mim... e a mim acontece-me sempre aí p'os teus lados!! se calhar deverias ter ido ao elefante do mar shopping que sempre é mais airoso :p
e nao sei porque é que vens cá tantas vezes e nem dizes nada :(

Ivar C disse...

bia, pelos vistos também vens para estes lados e não dizes nada, lol. :)

Red disse...

é claramente do estádio do drag
ao. aqueles ares dão a volta a uma pessoa.

Anónimo disse...

mas eu n vou para os lados do centro de aveiro... vou para as cidades periféricas!! e era em trabalho :p vês como as minhas desculpas são mais plausíveis? tu vens cá ao fim de semana e a lazer :p

Hespéra disse...

Já me aconteceu o mesmo, no Continente, deram-me razão uma vez, depois de esperar meia-hora pela confirmação da colega n.º 75 chefe de secção. Da outra vez, não deram razão, devolvi o "produto" na hora e devolveram-me o dinheiro. Fácil não é?

Ivar C disse...

red, lol. :)

bia, e eu tenho ido já com programa... também é plausível. deixa-me ir com tempo... :)

luz do amanhecer, mas eu não queria que me devolvessem o dinheiro (o que fizeram). queria a compra. :)