10.21.2008

tabanca

Tabanca (em crioulo de Cabo verde é Tabanka) é um género musical de Cabo Verde que encerra em si um movimento cultural abrangente. Segundo a wikipédia, a tabanca surge quando os senhores dos escravos, imbuídos de algum espírito cristão, terão concedido por um dia a liberdade aos escravos, permitindo-lhes que elaborassem os seus festejos. Os escravos terão então aproveitado essa liberdade temporária para realizar um teatro de rua onde ridicularizavam toda a estrutura social em vigor. Hoje em dia, e apesar da tabanca se ter tornado gradualmente numa manifestação clandestina, sendo inclusive proibida nos centros urbanos, existem uma série de festividades associadas entre Maio e Junho. No entanto, como género musical, foi-se lentamente agonizando.
Apesar da agonia, e porque hoje é noite de Couscous Prosjekt no melhor bar do mundo, é certo que esta tabanca dos Tubarões se ouvirá por lá... a mim não me lembra agonia nenhuma. :)

contribuição do joão branco:
Hoje a Tabanca é uma manifestação reconhecida, estudada e acarinhada, inclusivé, a nivel oficial, como uma das mais importantes manifestações culturais do arquipélago. Sempre que há visitas de Estado, por exemplo, grupos de Tabanca são convidados para se apresentarem. É, diria, uma espécie de folclore cabo-verdiano, embora a sua complexidade e organização vá muito para além da componente etnográfica.
Os grupos de Tabanca concentram-se principalmente na cidade da Praia e em S. Catarina, ambos na ilha de Santiago, a maior de Cabo Verde.

11 comentários:

Unknown disse...

Realmente, lê-se cada coisa na wikipédia. Como se pode dizer isto? «Hoje em dia, e apesar da tabanca se ter tornado gradualmente numa manifestação clandestina, sendo inclusive proibida nos centros urbanos.» É ridiculo e totalmente falso.

Isso acontecia no tempo colonial. Hoje a Tabanca é uma manifestação reconhecida, estudada e acarinhada, inclusivé, a nivel oficial, como uma das mais importantes manifestações culturais do arquipélago. Sempre que há visitas de Estado, por exemplo, grupos de Tabanca são convidados para se apresentarem. É, diria, uma espécie de folclore cabo-verdiano, embora a sua complexidade e organização vá muito para além da componente etnográfica.

Os grupos de Tabanca concentram-se principalmente na cidade da Praia e em S. Catarina, ambos na ilha de Santiago, a maior de Cabo Verde.

Abraço Fraterno

Anónimo disse...

tabanka tabanka é a tabanka dos Ferro Gaita ;)

Ivar C disse...

joão branco, obrigado por não me teres deixado na ignorância. vou colocar uma adenda a isto. :)

that's all folks, eu adoro esta... mas tb gosto de Ferro gaita, sim. :)

I.D.Pena disse...

Gostei do projecto , e do bar clandestino, e claro adoro a Tabanka. Em Aveiro é longe , mas se puder passo por lá, parece-me muito bom . :)
Beijos

Ivar C disse...

naturezas, hoje vou estar sozinho porque a minha colega está doente, infelizmente. Mas apareceres diz qq coisa na mesma :)

Anónimo disse...

bagaco amado: para mim uma Tabanka e uma aldeia na Guine-Bissau... Desculpa dizer-te isto sem acentos... mas nao queria mesmo que ficasses a pensar que "tabanka" era um genero musical... e que, na verdade, nao e... (isto de nao ter acentos, afinal e giro:)...
pronto, fica a explicacao: Tabanka e uma aldeia... nao posso jurar que a origem seja guineense, mas creio que e fula (etnia africana que desceu do Nilo e se situa hoje naquele pais (tambem)...

Ivar C disse...

anónimo, eu sei isso... mas tabanca também é um género musica. Em Cabo Verde e na Guiné tem significados diferentes. Segundo sei, na Guiné chamavam tabanca aos fortes construídos pelos tugas, por isso é que depois pasou a designar aldeia. Em Cabo Verde a evolução da palavra foi diferente... :) obrigado :)

MYA disse...

Para quem sabe e para quem afirma o que nao sabe, aqui fica para consulta :

http://www.caboindex.com/blog/a-tabanka-nao-morre/

http://www.asemana.cv/article.php3?id_article=13812

http://www.ic.cv/museu-tabanca.html

http://www.asemana.cv/article-imprim.php3?id_article=34043

E o ultimo site é em especial para o anonimo das 13:11.

Ivar C disse...

mya, ena... não há dúvida que é um género, pronto. :)

MYA disse...

Os amigos sao para as ocasioes :)

Ivar C disse...

mya, :)