6.16.2011

conversa 1791

Ela - Acabo por ter pena dos homens que têm várias amantes, umas às escondidas das outras.
Eu - Pena?!
Ela - Sim. Fui casada com um homem assim, sei bem do que estou a falar. Um homem que tem amantes é um incapaz de Amar, incapaz de ser feliz só com uma mulher e, por fim, incapaz de ser feliz também com mais que uma.
Eu - Ah! Percebo... mas também há mulheres que fazem isso.
Ela - Isso o quê?
Eu - Que têm uma vida dupla.
Ela - Pois há, claro. Mas as mulheres que o fazem não é por incapacidade de Amar um só homem, é por precisarem de mais Amor do que aquele que o homem dá.

22 comentários:

mary disse...

eu não sei se já alguém te disse, mas tu és um génio.

Ivar C disse...

mary, nunca ninguém mo disse. és a primeira em quase quarenta anos de vida. :)

Salsa disse...

Mulheres....
Homem que é homem não é aquele que conquista várias mulheres, mas sim aquele que conquista repetidamente a mesma mulher.
Isto também se aplica as mulheres pois uma mulher também deve conquistar repetidamente o seu marido, companheiro ou amante.

Salsa disse...

PS: no entanto acho admirável um homem que consegue ter várias mulheres, pois a mim só uma normalmente dá me muito que fazer e muita dor de cabeça.

sem-se-ver disse...

tem a tua amiga toda a razão.

(dado que são possíveis generalizações que, por definição, conterão uma ou outra excepção)

Anónimo disse...

Ah, ah, ah.
Que ridicula. Estava tão bem...
EJSantos

Malena disse...

Chama-se a isso duplicidade de julgamento... ;)

Anónimo disse...

Obviamente que não posso falar por todas as mulheres, mas na unica fase da minha vida em que me relacionei com 2 homens ao mesmo tempo (na fase negra que se seguiu ao meu divórcio), não foi de facto pela incapacidade de Amar OUTRA pessoa, foi sim porque NÃO ME ESTAVA A AMAR A MIM PRÓPRIA, estava com a auto estima destruida, e precisava desesperadamente saber se agradava ou não os homens. Quando me voltei a apaixonar, só aquela pessoa tinha lugar no meu coração, não cabia mais ninguém... Voltei a sofrer uma desiludão (quem me mandou iludir, não é), mas desta vez, não deixei que a minha auto estima fosse lá para baixo. Hoje sei o valor que tenho e não preciso de me testar com x pessoas para ter a certeza.

Muitos parabéns pelo seu blogue, talvez um dia nos cruzemos por aí :)

Carla (Sever do Vouga)

*** disse...

Não é questão de precisar: é de ter muito para dar.;)

*Lili* disse...

Sinceramente não sei se lhe hei-de dar razão, ou chamar-lhe preconceituosa...Porque em certa medida é um facto que a mulher necessita de mais mimo/amor do que o amor geralmente (não quer dizer que ele também não precise) contudo não é desculpa para ter vida "dupla" ou mais que dupla... Ainda assim também não acho que o homem seja incapaz de amor só porque está com outro alguém... Mas aí o homem é que tem de dar a sua explicação... Sou mulher por isso não sei o porquê de o fazerem... Eu jamais faria uma coisa dessas, trair a pessoa que amo? Impensável :P

*

http://realdreams-liliana.blogspot.com/

Ivar C disse...

salsa, lol... conquistas repetidamente uma dor de cabeça, portanto. :)

sem-se-ver, exacto... às vezes mais do que excepções, até... :)

ejsantos, não sei se é ridícula ou se sou eu que o sou... :)

malena, chama-se impulso. :)

carla, interessante, essa ideia. obrigado pelo testemunho. e sim, talvez nos cruzemos por aí, até porque Sever do Vouga é a terra mais bonita do distrito de Aveiro e eu vou lá de vez em quando. :)

lm, pode ser... e no fim vai dar ao mesmo. ou não? :)

lili, as generalizações só são interessantes se não as levarmos totalmente a sério: :)

Helena disse...

Desta vez...mas só desta vez, concordo com ela! :)

Ivar C disse...

helena, lol. :)

Fatyly disse...

Tirem-me deste filme...pássssssssss trássssssssss...desculpa matei uma melga!

Sara disse...

Salsa tou contigo nos teus dois comentários...

Ivar C disse...

fatyly, lol. :)

sara, :)

Rima disse...

Esteve bem essa tua amiga!!! Muito bom argumento...

Ivar C disse...

rima, :)

EJSantos disse...

Porém, não foi dito o essencial.

O pensamento da tua amiga é do genero:
"Eu pertenço ao grupo X. Aquele pertence ao grupo Y. Se uma pessoa do grupo Y faz isto, ele é mau, horrivel, palerma, um triste. Se um pessoa do grupo X também faz isto, é perfeitamente justificável, porque eu faço parte do grupo X e nos temos sempre justificação para fazermos o que queremos, mesmo que seja cruel e destrutivo".

Este vicio do pensamento (e dos sentimentos) acabam por ser a raiz de uma serie de ideologias doentias e anti-humanas. O caso da tua amiga é de "baixa-intensidade". Se formos a aumentar a intensidade do vicio, passamos a coisas como o racismo, por exemplo.

Daí eu dizer que ela é ridicula. E, no fundo, uma pessoa muito triste, com quem eu provavelmente não gostaria de me relacionar.
EJSantos

Ivar C disse...

ejsantos, bem, ela racista não é, se fosse nem minha amiga era. mas sim, às vezes as questões de género são tratadas da mesma forma: :)

Patrícia Alma disse...

É realmente fantástica a simplicidade com que consegue dizer coisas tão complexas! Não tenho blog portanto não posso "fidelizar-me" como seguidora, mas fico aqui fidelizada a cada uma das suas palavras.
Obrigada por tão únicos momentos, estes de ler os seus posts!

Ivar C disse...

patrícia alma, obrigado. :)