3.13.2009

cadelas de guarda

A the Guard Dogs, uma associação feminista suíça e francesa, atribui todos os anos prémios à indústria publicitária mais machista e aos comentários mais sexistas feitos por homens. Este ano as cuecas sloggi ganharam o prémio "Promoção da pornografia e da prostituição", a Renault ganhou o prémio "imagem mais sexista 2008" e os cafés italianos Lavazza ganharam o prémio "nudez gratuita que nada tem a ver com o produto".

O prémio da Sloggi deve-se a um cartaz em que o rabo duma mulher é mostrado em grande plano a sair duma espécie de embrulho de papel e que diz "em promoção nos seus pontos de venda".
A Renault, por seu lado, foi premiada devido a um anúncio em que
um casal lê na cama, com ele a folhear uma revista sobre o novo Clio e ela a folhear uma sobre bebés. Por baixo do anúncio, pode ler-se a frase "as coisas boas vêm aos pares".
Finalmente, os cafés Lavazza foram também distinguidos por exibir mulheres nuas para vender... café.



13 comentários:

Salseira disse...

Eu confesso: não vejo nenhum mal no anúncio da Sloggi. Mostra uma parte do corpo bem feito de uma mulher onde as cuequinhas assentam bem e que me faz pensar em comprá-las. Se este fosse mau alguns das Dove também seriam, também mostram mulheres em lingerie. A única diferença é que não mulheres dotadas de um corpo perfeito. E isto é só um exemplo.

Já o anúncio da Renault nem percebi. E o da Lavazza achei idiota: de facto, mulheres despidas não têm nada a ver com a venda de café.

Ivar C disse...

salseira, eu cá acho essas mulheres da Dove atraentes... mas isso sou eu. :)

Salseira disse...

São mulheres reais e por isso ainda bem que as achas atraentes. Mas o ponto aqui é que não acho o anúncio da Sloggi sexista... mas isso sou eu. :)

Ivar C disse...

salseira, és tu e eu... acho que aquele rabo é bonito, mais nada. só que eu também não sou feminista. :)

Paula disse...

ora ainda bem que há alguém da mesma opinião que eu! também não acho o anuncio da sloggy nocivo em nada.no máximo vê-se um rabiosque bonito e vem a propósito porque está a vender cuecas. que já agora, além de giras são boas!
quanto ao da renault nunca vi e esta mulher que está de máscara, acho-a estranha e tudo à sua volta...e nem percebo o que vende! é o café?..

os anuncios da dove são de facto frescos e bons!

joaninha versus escaravelho disse...

Eu acho que um anúncio que diga que o rabo de uma mulher está em saldo ou em promoção ou seja lá o que for é do pior! Mas isto sou eu a falar, que sou mulher...

Luis Pinto disse...

Acho que finalmente estava na altura de dar um prémio à publicidade com nudez gratuita que nada tem a ver com o produto! Obrigado Guard Dogs ;)

Kito disse...

Já conhecia o da Lavazza, devo dizer que a foto apresentada não favorece o café se for mostrada sozinha, tentem ver as fotos todas que no final vão querer deliciar um pouco de café da marca..

Quanto ao da Renault podiam mostrar um vídeo..?

O conceito da Dove é diferente. A Dove ao "não mostrar mulheres perfeitas e atraentes" não só vende mais produtos como também se diferencia e a torna a sua marca conhecida - "top of mind".

Susana Aires disse...

não vejo nada de mal nos escolhidos.. demasiado feminismo só complica..

SunGod disse...

realmente de todos apenas achei estranho e deslocado o anuncio do café... de resto nao vejo mais nada a nao ser um rabo bem feito onde as cuecas assentam realmente bem, e no outro a coisa penso ser lógica e unisexo até... coisas boas vêm aos pares... um filho bebé a caminho e para o caso concreto a compra do novo clio...será que as senhoras feministas vêm mais qualquer coisa que me escapa? :P

Ivar C disse...

paula, sim... concordo que a dove tem uma excelente oublicidade. :)

joaninha versus escaravelho, ena... não tinha entendido isso. :)

luis pinto, concordo. só não sei se não há quem mereça mais o prémio. :)

kito, tentei encontrar o da renault e não consegui... mas gostei do teu "podiam", lol :)

purple_su, concordo que o feminismo chega a ser um tiro nos próprios pés. :)

sungod, o do café é deslocado, sim... :)

Margarida disse...

Para além de uma mulher nua n ter nda a ver com café...a mulher é feia! =\

Ivar C disse...

mmm, eu nem consigo ver se a acho feia ou não... :)