3.10.2009

advogados chateados



Este anúncio da Jiwani (fatos por medida) foi publicado no Massachusetts Lawyers Weekly, um semanário lido apenas por advogados, e enfureceu alguns desses leitores. À partida até nem parece ter nada de especial mas a intenção assumida da Jiwani, ao colocar a frase "um fato feito à medida é um afrodidíaco natural" e uma imagem em que uma mulher com um fato masculino puxa a gravata de um homem para o beijar, foi criticar o facto de naquela profissão e nos Estados Unidos uma mulher ter que se esforçar o dobro para conseguir o mesmo sucesso dum homem. A mensagem é que um fato masculino é meio caminho andado para esse sucesso...

20 comentários:

coraline disse...

Parece-me forçado. Ou isto sou só eu a não conseguir captar a essência da coisa? :/

Ivar C disse...

saves, eu percebo a essência da coisa, por acaso... não quer dizer que concorde plenamente... :)

Red disse...

a mensagem é que hei-de ter cuidado com as secretarias do meu namorado futuro advogado. ou com ele. loool

Björn Pål disse...

Se vendem fatos masculinos a publicidade é dirigida a homens... eu também não compreendo aí uns 90% da publicidade para mulheres nem me ofendo como uma virgem por alguma dela ser bem chauvinista (sendo publicidade feminina é bem encapotada)

Inês disse...

Acho que a mensagem é que os homens com fatos destes ficam mais atraentes. Ela só tá com o casaco porque lho tirou. Não? Acho que não tem nada a ver com as mulheres e o local de trabalho.

Anónimo disse...

Isto no fundo é apenas uma americanice....

Toda a gente sabe que a maioria dos advogados são mulheres ... e Lindas!

L u i s P e s t a n a disse...

Acho exagerado.

Anónimo disse...

Tenho uma gravata igualzinha... mas não sei porquê (talvez por só a usar em casamentos e tal) mas não surte o mesmo efeito... Será da camisa??

L. K. disse...

Percebo a essência, não concordo e porque nos remete novamente para a eterna questão de que uma mulher tem de se esforçar o dobro para chegar ao topo de carreira e mostrar o seu valor. Sendo inclusive discriminada nos honorários....depois também existe a outra faceta (infelizmente)...sem o fato e os conhecimentos certos a porta abrir-se-á muito mais depressa :(

Esta igualdade de generos´ainda é muito tendenciosa :/

calamity disse...

Ó meus amigos...
Vão-me desculpar, mas eu NÃO entendo a essência...juro que não!
Para além de gostar de fatos «risca de giz» de corte masculino, já para não falar do velhinho smoking YSL, que raios tem de mais o anúncio? A utilização da inversão de papeis? O envergar das roupas masculinas no ritual? É das coisas mais velhas e sedutoras do mundo...
O apelo à linguagem sexual na venda de roupas numa numa revista profissional? E se as roupas fossem femininas?
Ó pá, proletárias-mulheres de todo o mundo, uni-vos e ...deixem-se de tretas! O feminismo serve para coisas importantes como assegurar direitos e reivindicar igualdade de oportunidades onde é necessário e não para discutir os anjos...que, coitados, ao que dizem, não tem sexo!
Tenho dito.

calamity disse...

Ó meus amigos...
Vão-me desculpar, mas eu NÃO entendo a essência...juro que não!
Para além de gostar de fatos «risca de giz» de corte masculino, já para não falar do velhinho smoking YSL, que raios tem de mais o anúncio? A utilização da inversão de papeis? O envergar das roupas masculinas no ritual? É das coisas mais velhas e sedutoras do mundo...
O apelo à linguagem sexual na venda de roupas numa numa revista profissional? E se as roupas fossem femininas?
Ó pá, proletárias-mulheres de todo o mundo, uni-vos e ...deixem-se de tretas! O feminismo serve para coisas importantes como assegurar direitos e reivindicar igualdade de oportunidades onde é necessário e não para discutir os anjos...que, coitados, ao que dizem, não tem sexo!
Tenho dito.

L!NGU@$ disse...

Como se entende a essência de uma coisa que não existe?

Eu acho é que há muito gente com uma grande imaginação. Pena usar isso para inventar filmes destes.

Anónimo disse...

Sabes, acho que o problema é que a malta pensa demais, em coisas que devia pensar menos ou simplesmente nem pensar, só contemplar. E assim matam a criatividade com preconceitos ridiculos.

Ivar C disse...

red, a mensagem que eu tenho para ti é... muda de namorado. lol :)

Björn Pål, é dirigida a homens, sim... homens advogados... :)

inês, eu acho-a mais atraente a ela. :)

anónimo envergonhado, é possível que sim. :)

pestana, eu nem acho muita coisa... só giro.

liana, isso mesmo. :)

nunix, ou então não és advogado. :)

lizard king, exactamente. é aí que a empresa quer chegar. :)

calamity, eu entendo... tens que contextualizar isto numa revista de advogados totós de Massachusetts... :)

L!NGU@$, eu até gosto de pessoal com imaginação. :)

closet, o problema é que a malta pensa de menos... acho eu. :)

Anónimo disse...

Nao vejo nada de mais, nem entendi a mensagem que a Jiwani queria passar se nao a tivesses dito!

Ivar C disse...

missg, pois... é preciso saber, sim... :)

Anónimo disse...

em k escritorio trabalha este menino? :p sim..porque pelos meus coleguinhas de faculdade...n teremos futuros advogados como este.pronto...lá está a publicidade enganosa a surtir efeitos! ;)
a minha prof de Igualdade (uma grande penalista em Portugal) sp disse: "se algum dia tiverem que levar um filho ao hospital digam sp que vão à revisão do carro!"
e pronto...é isto que me espera no mundo do trabalho dominado por juristas dinossauros machistas

Ivar C disse...

xana, lol... adorei essa da tua prof. :)

Anónimo disse...

By Teresa Pizarro Beleza. ela lá sabe do que fala ;)

Ivar C disse...

xana, :)