4.07.2008

o que é que se procura num parceiro?

A procura de parceiros através de sites de dating na internet cresce como cogumelos. Neles há o valor acrescentado de ser mais fácil ultrapassar alguma timidez inicial na apresentação, e essa apresentação transforma-se rapidamente numa (mais uma) página dum catálogo. Uma fotografia, um resumo daquilo que se pensa ser a nossa personalidade, um resumo daquilo que se pensa procurar e pouco mais. Procura-se um parceiro da mesma forma que se compra um automóvel ou se escolhe uma cama para o quarto. Página por página.
Página por página vou vendo fotografias de mulheres. Paro numa cujo sorriso me parece leve e genuíno. Leio que é do Porto, tem trinta e quatro anos e um metro e sessenta e sete, adora ir ao cinema, ler e contacto com a natureza. É divorciada e tem dois filhos. Diz que espera recuperar os anos perdidos e procura um homem dos trinta aos quarenta e cinco. Dou um gole no uísque e torno a olhar para ela. O que é eu sei sobre ela que não sabia antes de ler o que li? Nada.
Não sei como é tomar café com ela, chorar com ela, rir com ela. Não sei como ela reage ao frio ou ao calor. Não sei como é que conta segredos nem como se desprende depois dum acto de amor. Não sei sequer como é o seu silêncio. Não sei.
O que é que se procura num parceiro? Uma fotografia e uma auto-descrição? Não, acho que não...

7 comentários:

Anónimo disse...

Cá está um tema que daria "pano pra mangas".
Não sei se o pretendias apenas um desabafo mas concordo com o teu pensamento ou sentimento. No entanto, quem sabe se o site do dating não é mesmo uma hipotese real para alguns (ou muitos) virem a descobrir tudo o resto... nunca se sabe.

rafaela disse...

Quando era miuda, sentava-me com as minhas primas e viamos catalogos como 3 suisses e la redoute e era uma guerra de "está sou eu" "este é o meu marido" "estes são os meus filhos" divertiamo-nos, era coisa para durar umas horas.

O teu post lembrou-me isso, quando tens sete anos pode ser engraçado, agora é triste!

Ivar C disse...

i, uma hipótese é sempre... mas com uma taxa de probabilidade de sucesso de 0,1%... :)

rafaela, deixa lá... eu estava apaixonado pela Heidi. :)

Adriana Moutinho disse...

Pois... mas no fundo isso é o k fazemos quando conhecemos alguém novo.. tirámos a fotografia, a casquinha da personalidade e se nos agradar talvez escavemos mais um bocadinho... isso de k estás a fala só me parece um shortcut à conversa que se tem no bar onde se viu akela pessoa k nos caiu no goto... :D

nanasofia

Ivar C disse...

adriana, pode ser... mas como eu também não me dou muito bem com engates de bares... deve ser isso. :)

Anónimo disse...

Acho que tens razão.
E nada melhor que cruzares-te na rua com alguém que, sem o contares, cruza contigo um olhar que diz muito mais do que 30 páginas de um qualquer desses anuncios "comerciais"...
:)

Ivar C disse...

i, exactamente... é isso mesmo. :)