4.14.2008

fiat lux

Fiat lux é uma expressão de origem latina, presente no antigo testamento (Genesis 1,3), que quer dizer "faça-se luz". Na perspectiva criacionista é o impulso genesíaco que deu origem à multiplicidade dos seres.
Há bocadinho estava parado num semáforo vermelho, numa avenida da baixa da cidade, e a observar os pessoal que passava a pé na passadeira. Entre um romeno a pedir esmola, um grupo miúdos do liceu a fumar ganza, um idoso curvado sobre a bengala e um homem a correr para o emprego, vi também a mulher que foi a minha paixão de adolescente. Continua bonita.
Fiquei a vê-la passar e nem reparei que o semáforo para os automóveis já estava verde. O carro atrás de mim buzinou zangado. Olhei pelo espelho e era um gajo de barbas com óculos escuros e cara de poucos amigos. Arranquei devagarinho e lembrei-me desta expressão: Fiat Lux.

9 comentários:

Anónimo disse...

A mim acontece muiiiito buzinarem-me!
E olha que não sou lenta nem deixo o carro ir abaixo. É mesmo por querer contrariar a maioria do espiritos que andam nas nossas estradas e dou muitas vezes passagem ou prioridade ou a quem a não tem! Principalmente, quando estão longamente à espera ou visivelmente atrapalhados com a conduçaõ... :).
Não me chateio nada quando me apitam. É quando tenho a certeza absoluta de que, realmente, fiz a boa acção do dia!
:)

Ivar C disse...

i, acho que toda a gente buzina a toga a gente. não te preocupes. o pessoal a conduzir passa-se :)

Anónimo disse...

Agora que me fizeste pensar nisso, acho que se passam meses sem que eu apite a alguém (e conduzo bastante). Só o faço quando é para chamar a atenção a quem, aparentemente, não viu que eu estou parada atrás, por exemplo.
Mas concordo que há muita gente que se passa a conduzir. É o local preferido para mostrarem a falta de educação, de respeito e de civismo. Infelizmente.

Sara M disse...

fiat lux podia ser um modelo de carro... ou não...

beijinhos*

Ivar C disse...

i, és mais como eu, então... tb sou calminho, normalmente. :)

sara m, lux seria o modelo, fiat seria a marca. mas tens razão, não percebo porque é que nunca fizeram isso... :)

anademar disse...

e eu a pensar que era o modelo novo de um utilitário...

Ivar C disse...

moi chéri,lol...se fosse podia-se dizer 'fiete' :)

CCF disse...

"Fiquei a vê-la passar...", acontece e é tão bom, que apitem!
~CC~

Ivar C disse...

ccf, exacto... :)