6.17.2007

numa noite de Junho

Nunca gostei de conduzir. Torno-me ansioso por estar a perder tempo a fazer uma coisa que não me serve para nada. Enquanto conduzo não posso ler, não posso trabalhar, não posso sequer concentrar-me devidamente num determinado assunto. Detesto conduzir e detesto automóveis, e a única coisa que vai compensando é o auto-rádio. Tenho quase sempre o auto-rádio ligado quando estou no carro.
Uma noite destas estava a chover bastante. Eu encostei à direita para fazer inversão de marcha numa rua do bairro do liceu e, nessa altura, uma miúda abriu a porta e sentou-se à minha direita, no lugar do morto. Disse-me para a levar às residências de estudantes da Universidade de Aveiro. Eu olhei para ela: estava encharcada e era muito bonita, possivelmente caboverdiana. Perguntei-lhe se a conhecia de algum lado. Não, respondeu ela, mas como estava a chover eu tinha que a levar. E levei.
Acho que foi uma das poucas vezes em que conduzir me deu realmente gozo. Tanto gozo que gostava que, em vez de ela me ter pedido para a levar à UA, me tivesse pedido para a levar a outro sítio qualquer bem mais longe. No fim disse-lhe num tom paternalista, para ela não fazer aquilo mais vezes. Perguntou-me porquê. “Opá... há gajos malucos”, insisti. Respondeu-me que sabia, agradeceu a boleia, e desapareceu engolida pela noite.

8 comentários:

Patrícia Manhão disse...

E claro, mais uma vez não lhe pediste nenhum contacto, nem ao menos o nome...

Elora disse...

Malucos o suficiente para dar boleia a uma miúda desconhecida.

Acho que vai compreender, eventualmente. Eu com 20 anos fui sozinha, de boleia, até ao Algarve. Não é que não soubesse os riscos, mas quando temos vinte anos essas cenas só acontecem aos outros. Quando é que percebi? Não faço ideia. Mas percebi.

Ivar C disse...

patrícia, não não pedi... mas também... mais um papelinhgo inútel na minha carteira... não preciso. ;)

elora, eu não sou maluco o suficiente para isso... ela entrou sem mais nem menos. não a ia expulsar...

Fatyly disse...

Eu gosto muito, mas muito de conduzir.
Posso ser "besta", mas aquilo que ensinei às minhas filhas de nunca pedirem boleia, pratico até hoje: não dou boleia a ninguém e ando sempre com as portas trancadas.
Teve sorte em não ter dado com um maluco, se é que "maluco" é a palavra correcta!

Elora disse...

Bom, o meu carro tranca a porta automaticamente assim que se põe em andamento.

Ivar C disse...

fatyly, não és besta e acho que fazes bem. ESpero que não sejas dos condutores que fazem as rotundas por fora... :)

elora, mas eu tenho um Sexo de 1999, dos mais baratinhos...

Elora disse...

Fazia-te mais velho...

Ivar C disse...

elora, não faças...