6.25.2007

objectores de consciência

O Hospital Infante Dom Pedro já tem a Mifepristone, pílula abortiva usada na interrupção voluntária da gravidez. Também já iniciou o processo de aquisição da máquina de aspiração do feto. O artigo do semário "O Aveiro", em que li a notícia, diz ainda que apenas 30% dos 15 obstetras se declarou objector de consicência e que, por isso, a falta de recursos humanos para efectuar a IVG não se deverá colocar.
Mas... um funcionário público pode ser objector de consciência a uma das competências básicas do seu trabalho? Uau, eu também me vou declarar objector de consciência em tudo o que faço...

14 comentários:

covinhas disse...

mas uma das competências básicas da função de médico é a preservação/defesa da vida...
mas eu, sinceramente, acho que dizem isso só para serem do contra...diferentes...naquela "ai eu não faço abortos, nem pensar....seria incapaz de destruir uma vida"...mas depois deixam estar as pessoas durante horas nos corredores`, deitadas numa maca, à espera que um médico se lembre que estão ali...

mas o que mais me chocou nisto que li foi a parte da máquina de aspiração do feto...confesso que me causou alguma impressão

Ivar C disse...

Pois covinhas, mas aquilo que é ou não a defesa da vida, é regulamentado pela lei e não pelas suas opções pessoais. São gajos pagos com os impostos de todos nós, não me parece justo que tenham o direito de optar por não o fazer. :)

covinhas disse...

mas é a lei que, pelos vistos, lhes permite ter esta opção...ou não??
não sei...esta é uma discussão muito longa....

Ivar C disse...

sim, às tantas é... não sei. :)

Elora disse...

Eu faço tanta coisa na minha profissão com objecções na consciência. E a maior parte a mando do governo.

L u i s P e s t a n a disse...

É Ivar, podem ter essa opção, por isso não há nada a fazer, nem criticar.

Ivar C disse...

exacto elora, e fazes na mesma...

luis, criticar vale sempre a pena... não concordo lá muito com essa objecção de consciência mas pronto.

L u i s P e s t a n a disse...

Eu sou a favor destas mudanças que foram feitas na Lei, mas tambem a favor da objecção de consciência, pois acho que foi a melhor solução para resolver o problema, da melhor forma.

Ivar C disse...

sim, eu percebo... mas custa-me a engolir a objecção de consciência na mesma... :)

Fatyly disse...

Uma das mil lacunas da lei portuguesa o que permite que de repente sejam quase todos objectores de consciência.

Cláudia disse...

Bagaço: há certas profissões que lidam com problemas que têm a ver com ética. Eu não acho que se possa obrigar um médico a fazer uma coisa que vai contra a sua consciencia. E não tem a ver com perguiça que possamos ter para fazer alguma coisa. E muito menos podemos estar à espera que por que pagamos o salários deles com os nossos impostos eles façam tudo, incluindo coisas que vão contra a conciencia de cada um. É que há pessoas que acreditam mesmo que estão a acabar com uma vida e também há coisas mais importantes que o dinheiro. Eu preferia ser desedida a fazer algo que vá contra os meus princípios.

É muito fácil criticar, não é?

Eu também votei a favor do aborto mas era incapaz de fazer um...

Ivar C disse...

pois fatyly... eu sou contra...

cláudia, eu percebo isso, eu queria, por exemplo, ser objector de consciência no pagamento de impostos, porque acho que o meu dibheiro está a ir para os sítios errados... mas não posso. :)

Patrícia Manhão disse...

Eu votei a favor da despenalização do aborto...foi o que me perguntaram....e também não conheço ninguém que seja a favor do aborto...se calhar, como diz o outro, não conheço atrasados mentais ...e alegar objecção de consciência neste caso é, na minha humilde opinião, hipocrisia, cobardia...sei lá.
Não lhes nego esse direito, mas como médicos que são já devem ter visto bastantes vezes, os resultados de abortos clandestinos, feitos nas piores condições.

A máquina de aspiração também me impressionou, aliás todas as formas possíveis de fazer um aborto me impressionam...

Eu tenho 3 filhos, e digo sem qualquer problema que quando soube que estava grávida da terceira vez, a minha primeira reacção foi fazer um aborto.....não fiz porque até tenho condições para ter 3 filhos....mas se não tivesse, fazia-o de certeza, e fazia-o em segurança porque também tenho a (muita) sorte de ter acesso a médicos particulares que são também pessoas responsáveis.

E considero-me uma pessoa bastante bem informada acerca dos métodos contraceptivos, sou bem casada, tenho um bom emprego, o meu marido também, mas para criar (não é só ter) 3 filhos com as condições que (não) temos neste país, é preciso muita coragem...

Ivar C disse...

patrícia, entendo muito bem tudo o que dizes, e estou do teu lado. Também não votei a favor do aborto, votei a favor da despenalização. :)