2.14.2011

desprezem o dia dos namorados

Isto é um pedido para que desprezem  o dia dos namorados, propositadamente escrito com letra minúscula. Eu desprezo-o. Acho que foi a pior invenção de todos os tempos para celebrar o Amor. Não me admira, vem de um santo reconhecido pela Igreja Católica, aquela que quer impedir os padres e os homossexuais de amar e controlar a forma como os heterossexuais o fazem.

O dia dos namorados é o contrário do Amor. No dia em que eu pensar, por um segundo que seja, em ter um comportamento especial com a pessoa que eu mais amo por ser dia dos namorados, então é porque o meu Amor por ela morreu. Pior ainda se se põem a comprar merdinhas made in china a dizer "I Love You", seja uma almofada de poliéster cor de rosa, um ursinho de peluche com ar de pateta ou uma caneca com um gatinho com ar mimado. 
Depois há esta ideia de que ser romântico é vestir um fato de mafioso italiano com cheiro a naftalina, alisar o cabelo com cuspe e oferecer uma flor à namorada enquanto se esboça o sorriso mais ignóbil possível. Camóne! Poupem-me! Um gajo faz anos uma vez por ano, o Natal é uma vez por ano, o Carnaval é uma vez por ano. Mas os namorados não o podem ser uma vez por ano.

50 comentários:

Lima e Tequilla disse...

Concordo plenamente.

beijo de mulata disse...

E há uma verdade adicional que piora a situação: São Valentim é uma fraude inventada pelo comércio ocidental, não é sequer reconhecido pela igreja católica... Por isso, amanhã não é dia de São Valentim, mas dos cinzentões São Cirilo e São Metódio, de quem nunca ninguém ouviu falar (pelo menos ninguém que eu conheça...).

(um) beijo de mulata

sophie disse...

Concordo.
Não gosto dos corações e peluches, e o consumismo que se gera à volta disso.
E não gosto de pensar que muita gente só se lembra de amar neste dia...

Com minúscula... Porque o Amor não tem dia marcado...

EJSantos disse...

Bem, eu e a minha mulher comemoramos ontem. E no Sabado. e na sexta...

Fatyly disse...

Em Angola desconheciamos por completo este dia. NO Brasil sim, já celebravam há muito mas com imensa originalidade. Vim para cá e só anos depois é que apareceu esta parolada.

Também ODEIOOOOO o Carnaval.

e subscrevo totalmente este teu post!

crise disse...

Até que enfim , que leio alguma coisa de jeito sobre o Dia dos namorados .
Estou inteiramente de acordo contigo , amamos todos os dias e não só no dia dos namorados. Provas de amor! são gestos , momentos , sentem-se , não são prendas para mostar e comparar.O Amor verdadeiro celebra-se todos os dias e não apenas neste dia em particular .

Helena disse...

O Dia dos Namorados...é sempre que se dá e recebe Amor!

Phiona disse...

lol
estou contigo!!
mas vou sentir falta das minhas flores hoje... :\

saRas disse...

Não gosto dos dos presentes "I love you" no dia dos namorados. Tão forçado... Acho que há outras coisas que se podem fazer para lembrar o dia que não são tão pirosas. Mas isso sou eu. Também consigo compreender que há pessoas que gostam e deliram completamente com isso. :P

Marilisa Mesquita disse...

totalmente apoiado! (: um abraço

Salsa disse...

concordo com parte daquilo que escreveste, mas no entanto só te digo o "dia dos namorados" é quando os mesmos querem que seja o seu dia.

Bruno Miguel disse...

Argumentos muito válidos. E é basicamente só isto, porque concordo com todas as linhas deste post.

jmdamas disse...

Subscrevo isto e adiciono que é apenas mais um daqueles dias a apelar ao consumismo... E esses dias (Dia da Mãe, Dia do Pai, etc) irritam-me! Mas às vezes é tão difícil explicar isto à(s) namorada/pessoas...

RPM disse...

Eu cá, como sei que o meu namorado não me vai oferecer nada hoje, já comprei uma caixa de chocolates para me lambuzar toda em frente a ele. Como-os todinhos, sem lhe oferecer nem um. Mesmo que me dê a volta à barriga, não cedo!

Ivar C disse...

Lima e Tequilla, :)

beijo de mulata, nem sabia isso. obrigado. e concordo. :)

sophie, exacto. :)

ejsantos, e muito bem... :)

fatyly, :)

crise, exacto. :)

maria, :)

phiona, lol. :)

saRas, exactamente :)

marilisa mesquita, abraço. :)

salsa, :)

bruno miguel, :)

jmdamas, é mesmo só isso, sim. :)

rpm, lol. se querias chocolates bastava dizer, que isso eu estou pronto para dividir todos os dias. :)

Sofia R. disse...

Usei o teu texto no meu blog, com as referências adequadas, localização, site, essas coisas todas!

http://coisasapressao.blogspot.com/2011/02/do-dia-dos-namorados-porque-nao-quero.html

Espero que não haja problema, e esteja tudo nos conformes. Se não quiseres que o tenha lá, ou se tiver de o publicitar de outra maneira, facilmente o elimino/altero :) *

Ivar C disse...

sofia r, eu só te agradeço, e não te preocupes com a forma. este blogue não é o registo civil. :)

pois disse...

Oh pá, não concordo.
Os namorados são-no todos os dias do ano (se quiserem) se o forem.
O dia é que é este ou aquele, ou melhor até, um dia que ambos escolham para parar e pensar, ou para pensar e recordar, ou para para e resumir ou para parar, baralhar e voltar a dar.

Porque não?

Briseis disse...

Muito bem! Apoiado! Vamos iniciar um movimento Anti-dia dos Namorados! =)

Lily disse...

Subscrevo...não há mais nada a acrescentar...
Apenas que cada vez mais sinto "urticária" por estes dias instituídos.

Ivar C disse...

pois, não é desses dias todos que eu falo. é deste. :)

b, isso mesmo. :)

lily, urticaria. é isso mesmo. :)

Gante disse...

De alguém que escreve tanto sobre o amor é isto, é aquilo, este post era absolutamente escusado. A começar pelo título em jeito de ordem. Como é que um "apaixonado" como tu pode demonstrar tanto ódio a um simples dia dos namorados? As pessoas que comentam para aqui e dizem que hoje não devia ser um dia particular para se amar alguém são assim um bocado patéticas. Hoje só é um "dia particular" para quem o assim considerar. O que vais fazer hoje? Não vais amar igualmente a tua mulher, como nos restantes dias? Então, também estás a celebrar o dia. À tua maneira. O 14 de Fevereiro não obriga a comportamentos especiais, é só uma desculpa para mais um miminho, para estar junto. É isto que incomoda as pessoas? O facto de servir como desculpa, como se todos os outros dias não fossem suficientes para mais um miminho, para estar junto? Oh, deixem-se de caganices com a mania que estão a revolucionar o amor porque não vão comemorar o dia dos namorados :) Aproveitem é todas as oportunidades para ser feliz e fazer com que o amor dure. Isso, sim, é revolucionar o amor.

Não tenho o objectivo de ser desagradável, mas achei este post, muito sinceramente, uma patetice. E o pior foram estas duas frases: "O dia dos namorados é o contrário do Amor. No dia em que eu pensar, por um segundo que seja, em ter um comportamento especial com a pessoa que eu mais amo por ser dia dos namorados, então é porque o meu Amor por ela morreu."

Isto que sentencias não tem nada a ver com o conceito de dia dos namoraados. Não sei como é que as pessoas apaixonadas podem ter uma noção assim.

E eu não sei quem é que considera que ser romântico é como tu descreves no 3º parágrafo. Acho deprimente esse retrato. Mas também não percebo porque é que estás a julgar que os sorrisos dados neste dia são ignóbeis... é um bocado exagerado da tua parte, não achas?

Be happy, that's all.

Jil aka aSonhadora disse...

Não podia concordar mais, mas com o passar dos anos já não reajo com urticária. Recorro ao humor (preferencialmente irónico) e assim o dia passa bem :P No meu blog publiquei uma imagem (retirada do site someecards.com) cuja frase passo a citar: "What could POSSIBLY be more romantic, than SCHEDULING a day for sex?" :)
Ah que belo dia! :D

Framboesa (uma diva de galochas) disse...

Eu não tenho nada contra dias em que se festeje o amor, seja lá com que base for...Daqui a 2 dias festejo anos de casada, por exemplo...So what? demasiados festejos? mas se tenho razões para festejar, porque não?...Se alguns festejam o amor por causa do santo, por causa das pirosisses do chinês...(nem sabi destas coisa...só tu para me dares a conhecer este mundo estranho)hey...isso é lá com eles...nunca tal me passou pela cabeça...
Eu festejo o amor todos os dias...e apesar de estar na moda e ser chique desprezar dias instituidos...não vou chegar a casa e rosnar para o meu namorado, só para não incomodar o resto da malta..
mas isso tb sou eu que tenho este hábito de não ser anti as coisas que me fazem feliz...manias...
*peace*

Ivar C disse...

v.s., tem piada porque o título fala de desprezo e não de ódio. o ódio é um vocabulário que tu é que trouxeste para aqui. mas isso só quer dizer que não percebeste nada do que escrevi. no problem. be happy também. :)

jil, ena! acho essa frase demais. :)

framboesa, fazes em festejar o que te apetecer, mas não porque o comércio determinou que hoje é dia de celebrar seja o que for. a questão é essa. :)

Bruno Araújo disse...

Está brutal!
Já roda no Facebook!
É obrigatório partilhar este texto!

Ivar C disse...

bruno araújo, obrigado. também pus. mas bem... eu ponho sempre. :)

Framboesa (uma diva de galochas) disse...

bagaço :-)
Respeito interiramente a tua opinião e todas as opiniões de desprezo pelo que seja...e só respondo porque tives-te a gentileza de responder...não vejo em que medida o comércio influencia este dia...Quem vê dev estar a ver qualquer coisa que eu não vejo ou sinto...Por outro lado, como sou uma pessoa que gosto de boas energias, acho "bom" festejar o amor num dia em que mais gente o faz também...já se sabe que muito boa energia junta, só pode dar coisa boa...
De qualquer modo, prefiro ter um dia especifico para celebrar o Amor, como uma decorrencia natural de todos os outros 365... que ter um dia especifico para o deitar abaixo...
mesmo que seja um dia triste para ti e para tantos outros...desejo-te um bom dia...e o de amanhã também ;-)

redonda disse...

Não vou desprezar nada!
Está bem que todos os dias podem ser dias de namorados e é uma seca estar sem um e rodeada de pares por todos os lados, mas isso não impede que se possa aproveitar este dia e inventar outros, para comemorações.
E por exemplo, ouvi também falar neste dia de uns amigos que se juntavam para um jantar dos encalhados no qual se divertiam e eram invejados pelos casais.
Por isso, viva o dia dos namorados e deviam inventar o dos encalhados, e dos que acabam de acabar e dos que querem recomeçar, etc. etc.

deviousmind disse...

Tal qual o que postei há pouco no facebook: February 14, 2011 is just another Monday. :)

Isa Ribeiro disse...

Devo dizer que concordo... Mas também com a crise de hoje em dia nao se pode ser romantico todos os dias e, esquecendo a crise, o melhor é que ao menos temos a certeza que os homens vão ser romanticos ao menos num dia do ano! LOL

Joana disse...

Ora aí está :) Enjoa-me este dia, todos os anos, toda a publicidade e todo o comercialismo. Se amamos realmente uma pessoa, não precisamos de um dia em particular para o fazer (eu com 18 anos não tenho grande experiência de vida para falar em amar, mas falo por todas as pessoas...). Se eu quero oferecer uma prenda ou fazer uma surpresa a quem eu gosto, faço-o quando me apetece. Enfim, este dia é igual a qualquer outro dia do ano basicamente.

Cristina disse...

Nem mais! :)

Ivar C disse...

framboesa, tu é que tens a gentileza de vir aqui e eu, como gosto da tua presença, respondo sempre. e acho que o teu ponto de vista é válido. :)

redonda, concordo mais com essa dos encalhados. :)

myann, exacto. :)

ciara, não é preciso dinheiro. :)

juu, exacto. :)

cristina, :)

Rana disse...

Na minha juventude não existia o dia dos namorados. Talvez por isso não o comemore. Para mim o dia dos namorados pode ser um dia qualquer. Mas, por acaso, hoje fui ao cinema ver o filme “ O amor é o melhor remédio”. Adorei. Tem excelentes actores, é divertido e sentimental ( comédia, romance ). A primeira parte foi para rir e, na segunda senti um nó na garganta e fiquei com os olhos húmidos.

Stiletto disse...

Pois eu cá acho fofinho. Recebi um coração que dizia I love U, com um chupa preso (ou seria o chupa que estava preso ao coração?), que o meu filho fez especialmente para mim. Podia te-lo dado à Vera, mas deu-mo a mim e eu achei o máximo e estou feliz. Não sejas desmancha prazeres, pá! ;-)

Fábio da Silva disse...

Concordo com o comentário do v.s. e com o da Framboesa =)! Porque sermos anti algo que nos ajuda a trazer felicidade, não percebo mesmo :\!

Se disserem que é o consumismo isto e o consumismo aquilo! Eu respondo, cada um compra se quiser.

- Não vou comprar nada hoje pois estou a ajudar o consumismo do dia dos namorados, deixa esperar pelo dia de amanha então!
=|
- Hoje não vou aquele restaurante pois é promoção do dia dos namorados!
Mas amanha dou lá um salto!
=|

Criticarem o pessoal que só liga ao seu par porque existe um dia do calendário que marca que o deve fazer ainda percebo, agora criticarem o dia em si e quem o celebra acho ridículo.
E sinceramente são coisas muito distintas.

O mal está nas pessoas não no dia =|!

Sinceramente esta conversa acaba por receber grandes adeptos de quem infelizmente continua sozinho ou então se recusa a algo simplesmente porque muita gente o pratica alienadamente (a questão de que se todos fazem então eu vou ser diferente e não o fazer)!
Mania de porem tudo no mesmo saco :\!
Mas vá, é a minha opinião =)!

Felicidades a quem possa ter celebrado este dia =)!
Espero que o continuem a prolongar durante o ano =D!

Sejam Felizes pessoal =)!

Maçã disse...

estás no meu blog bagacito :)
eu só odeio o dia dos namorados porque não tenho namorado, quando tiver um, logo vejo se concordo com o que dizes ou não.

Gante disse...

oh... Se o que dei a entender no meu comentário foi ódio, errm... então peço imensa desculpa, porque não era nada disso que estava a tentar transmitir. Não estou de acordo com o que dizes no teu post, não quer dizer que vá odiar(-te ou ao teu blog) por isso. Se calhar fui um pouco bruta, mas encarei o teu ponto de vista (ou a forma como o expressaste) desrespeitoso. Não pertenço a nenhuma brigada de "extermínio das pessoas anti-dia dos namorados" lol

Por último, o meu "be happy, that's all" foi sincero :)

memyselfandi disse...

Olha, Bagaço, eu concordo completamente contigo! Não é num dia apenas... mas deixa-me confessar-te que, este ano, teria dado sei lá o quê em troca de uma qualquer pirosice do dia dos namorados (que não tive). Ah! E rezei muito mesmo para que passasse bem depressa! Se calhar fui só eu, mas é a vida, má frénd e, dependendo das alturas, há alturas para tudo =)

Ivar C disse...

reana, ir ao cinema é, na minha opinião, uma boa opção. :)

stilleto, da minha filha eu gostava do presente nem que o chupa viesse lambido e cheio de pêlos de gato. :)

fábio da silva, não é preciso tanto por causa disto. :)

marisol, obrigado. lol. nada como pragmatismo. :)

v.s, o meu be happy também foi sincero, e não acho que me odeies, nem eu a ti, até porque isto não é importante. eu é que não odeio o dia dos namorados, apenas o desprezo.
de resto percebo-te bem. só acho que às vezes não percebemos muito bem que a interpretação do que se lê depende também da nossa afinação do sentido de humor. :)

memyselfandi, isso eu percebo. :)

Rana disse...

Por acaso as pessoas que lêem os teus posts e ouvem a tua musica, já se aperceberam da energia que recebem?
Quem dá deve receber. Isso é amor e, talvez por ele, sejas tão criativo.
Continua com o teu estilo.

Celeste disse...

concordo plenamente e achei a descrição do cuspe um espanto! mas acho bem que hajam dias durante o ano que avisem os que mergulham na nossa voz que o relacionamento existe!!! devia haver mais dias dos namorados e mais natais e mais dias da mãe e do pai e etc...tudo menos dias de aniversário!

Ivar C disse...

rana, obrigado. :)

celeste, esses dias não precisam de mais ninguém. :)

Dani disse...

Passei o dia dos namorados em Londres, com o meu namorado. Foi o caos. De manhã o Madame Tussauds foi evacuado enquanto lá estavamos devido a suspeitas de bomba, (o que nos fez perder uma manha inteirinha), à noite não conseguimos reserva no restaurante que queríamos.
Ontem, um dia ... "normal" ... vivi o melhor dia dos namorados dos últimos tempos. :)
E é assim a vida, é assim o amor. O facto de ser "dia dos namorados", já o torna por si só um dia sem graça. Somos nós quem fazemos o nosso próprio dia dos namorados. :)
Beijinhos, e continua, adoro ler o teu blog. :)

www.bubbles-i-love-bubbles.blogspot.com

Ivar C disse...

dani, é isso mesmo: somos nós quem fazemos o nosso próprio dia dos namorados. :)

Anónimo disse...

Outra entrada excelente que fiz questão de referenciar. Espero que não se importe.

http://cween-crazy.blogspot.com/2011/02/as-entrelinhas-do-dia-dos-namorados.html

Ivar C disse...

cármen, obrigado de novo. :)

Sílvia disse...

Este post está fantástico. Concordo plenamente com o que diz :)

Ivar C disse...

s. obrigado. :)