3.25.2008

troco

Há uns dias estacionei o carro numa das principais artérias da cidade de Aveiro. Só queria ir buscar um exame médico o que, no máximo, duraria dez minutos. Só tinha uma moeda de dois euros na carteira, portanto não paguei estacionamento. Quando voltei já tinha uma multa passada por um daqueles inúteis que a Câmara Municipal contratou para concorrer com os arrumadores de automóveis.
Quando vou a uma padaria comprar pão, se levar uma nota de vinte euros não sou obrigado a comprar vinte euros de pão. Neste caso eu só queria dez cêntimos ou vinte cêntimos de estacionamento e não dois euros. Como não estava lá ninguém para me dar troco, não paguei. Nem pago.
Entrei no carro e vi a multa presa no limpa pára-brisas. Accionei-o e ela voou. Fui embora.

51 comentários:

Anónimo disse...

acho que mesmo assim a multa vai chegar a casa, não ? :X

Anónimo disse...

Não te preocupes, daqui por 3 meses vais receber o papel em casa...acredita.

Anónimo disse...

Se fores a uma padaria e eles nao tiverem troco de 20 euros, tambem nao levas o pao de borla pois nao? Vais trocar o dinheiro e voltas lá, senao nao te dao o pao! Aqui é igual... ou ias trocar a moeda ou tinhas pensado nisso antes e levavas moedas trocadas!

Ivar C disse...

borboletta, vai chegar sim... só que eu não vou pagar. :)

i, não estou preocupado, lol. :)

loira, não é não. se eu for a uma padaria não vou trocar o dinheiro a lado nenhum. está lá uma pessoa que me dá troco.
se fosse loiro talvez, ao ir a uma padaria comprar pão, fosse trocar dinheiro aos correios, e ao ir aos correios trocasse na padaria.

Anónimo disse...

eu tenho para aí umas 6 dessas passadas pela cma... lol algumas desde Outubro de 2007 e que também misteriosamente voaram do pára-brisas lol... até agora ainda não apareceu nada em casa e tenho esperança que não irá aparecer...
também me aconteceu isso por 5 / 10 minutos, agora tenho um truque: tenho um ticket antigo que deixo sempre sobre o tablier... até agora tem resultado... eles passam e não me têm multado... até quando a sorte...

Anónimo disse...

Acho que nao leste o que eu escrevi: Se nao tiverem troco, nao te dao o pao de borla!
Usaste um serviço e nao pagaste! Chama-se a isso roubar, nao é?
Vais por musica a um bar, mas eles so querem que passes uma musica ou duas... entao nao te pagam, porque nao dá jeito gastar um cheque ou pagar despesas de transferencia para te pagar o pouco que te devem!

E em relaçao à tua tentativa falhada de insulto com "se fosse loiro", vou optar por ignorar, porque é daqueles tipo de comentarios que até tu deves estar envergonhado por te-lo feito ;)

Anónimo disse...

Ou entao, calculo que nunca tinhas tido contacto com a maquina, nao sabias que ali se pagava estacionamento ou entao nao sabias que a maquina nao dava troco... qualquer das formas, tinhas trocado a moeda e pronto!

Sandrine disse...

Se receberes a multa diz que ficaste à frente da máquina com uma nota de 10 Euros e que a máquina não aceitou. Como o Dinheiro é em papel e em moeda eles que te mandem o troco para casa. Nenhum cidadão é obrigado a andar com dinheiro trocado e todas as formas de pagamento devem abranger as duas formas legais em Portugal.
Dito isto... Manda-os bugiar!
;)

Solo disse...

txi

bagaço, a Loira disse "e eles NÃO tiverem troco"

não sei em que mundo vives, mas já me aconteceu ter que ir procurar troco porque na loja onde tinha entrado de facto não o tinham - e não sou loiro - embora depois de ler o que disseste na forma que disseste gostava de ser.

Ivar C disse...

that's all folks , isso é uma boa notícia. :)

loira, se eles não tiverem troco são eles que têm que o arranjar, e eu não acho que tenha que andar a arranjar trocos antes de estacionar o carro por causa do carro.
a comparação da música é absurda. :)

sandrine, lol, se receber a multa faço um avião de papel :)

solo, vivo neste mundo, fizeste isso por seres simpático. é óbvio que não tinhas que o fazer. :)

Anónimo disse...

Nao, nao é absurda... usaste um serviço e nao pagaste! E ainda achas que nao tens obrigaçao de o pagar, que é mais grave ainda! Mas pronto, como tu pelos vistos há muitos! Tambem tens TvCabo puxada do vizinho? lol

Anónimo disse...

Sandrine,
E cartoes, tambem nao deveria aceitar cartoes? Ele sabia que a maquina ali estava e como funcionava, e mesmo que nao soubesse... ficou a saber na altura... ia trocar!
Porque é que quando vais a um restaurante e tens duvidas se existe multibanco, perguntas antes de comer? E se tiver avariado tambem nao ficas a dever a refeiçao, pois nao?
Estou a achar piada aos comentarios, acham todos muito bem que se use um serviço e nao se pague por ele!

Angie disse...

acho ridículo uma pessoa ter de dar dois euros para estacionar durante 10 min e se fosses à procura de troco, com um bocado de "sorte" quando voltasses já lá tinhas a multa na mesma! '-_- eu odeio carros, odeio conduzir, odeio trânsito!! O metro é o meu grande amigo lol a par do meu namorado hihihih E agora que puseram os advogados "à cata" das multas não te safas mesmo :S bjks bagaço

Angie disse...

eu acho que todos os serviços devem ser pagos, mas os parquímetros à semelhança de outros serviços, além de fornecerem troco, deviam, também, aceitar notas e multibanco, só isso!!!! Será pedir muito ao estado português que pare de nos roubar????

Ivar C disse...

loira, olha... é absurda porque, no caso das músicas, o serviço e o orçamento são combinados previamente, mas pronto: se eu levar 20 euros para passar duas músicas e me derem 50, eu dou 30 de troco sem obrigar ninguém a ir à mercearia fazer trocos.
Não tenho Tv Cabo, sequer.
Relativamente ao estacionamento pago, acho mesmo que não se deve pagar... mas isso é um ponto de vista político. O serviço é qual? deixarem-me estacionar numa via pública? Eu já pago impostos... e não são poucos...
De resto, devo pedir-te desculpa pela piada que mandei do "se eu fosse loiro". Agora a reler aquilo acho que exagerei mas foi sem querer: desculpa.

angie, não são destas multas que os advogados vão andar à cata. esta é da moveaveiro.. :)

Ivar C disse...

angie, eu concordo totalmente contigo... ainda por cima numa câmara que desinveste totalmente nos transportes públicos e fomenta a utilização do carro particular como tansporte. :)

Angie disse...

hoje fiquei a saber que o nosso belo estado apostou 0,8% na investigação este ano, mas gaba-se de que aumentou o investimento!!! (no ano passado investiou 0,7% '-_-) Já preparei os amigos e família para a eventualidade de sair de Portugal, gosto muito do meu país, mas também me quero realizar profissionalmente e infelizmente não há mercado suficiente para nós aqui, não quero acabar a dar aulas miseravelmente infeliz só para poder fazer investigação, sei que não tenho aptidão nem pedagogia para isso! Será pedir muito, mais uma vez, que já que nos roubam, que pelo menos invistam em nós????

Ivar C disse...

angie, concordo que o pagamento de impostos em Portugal é um roubo. não por ser contra o pagamento de impostos mas porque eles deviam servir precisamente para não termos que pagar para estacionar o carro, ter que pagar para estudar, ter que pagar para ir ao médico, etc. e sim, neste país não se investe onde se deve. a investigação científica é um dos casos desesperantes. :)

Anónimo disse...

é pá! acho que estão aqui a haver moralismos a mais e isso incomoda-me... eu pago impostos, todos os que tenho que pagar e não fujo a impostos e normalmente dou dinheiro a arrumadores quando acho que eles efectivamente estão a prestar um serviço. mas se puder fugir a um pagamento de estacionamento, fujo, porque também não concordo que se tenha que pagar e não estou aqui armada em chica-esperta.

é ilegal? é! mas acho que há leis das quais não devemos ser escravos, se não nunca tinham mudado...

já agora, quem for capaz de dizer que nunca cometeu uma ilegalidade que avise.

já agora a minha próxima ilegalidade a ser cometida será arrancar os autocolantes de:"proibido fumadores" não são os fumadores que estão proibidos nesses espaços, mas sim o acto de fumar.

e quando me lembrar de mais ilegalidades que vou cometer nos próximos dias, avisarei se tiver paciência.

até lá e a título de informação parece que o governo quer abrir mais 2000 vagas na psp e na gnr...para o caso de alguém estar interessado...

Ivar C disse...

that's all folks, deves ser fixe, tu. simpatizo contigo e acho que tens razão. :)

Anónimo disse...

Vou contar-te o que aconteceu comigo:
Estaciono pouco em locais pagos.
As poucas vezes que o faço tenho a certeza ABSOLUTA de que tiro o ticket respectivo, SEMPRE.
Recebi um papel para pagar 30 euros por um estacionamento sem ticket com data de três meses e uma semana antes... claro que eu já tinha limpo o carro entretanto e o papelito já tinha ido para o lixo!
Paguei algo que tenho a certeza que não foi legitimo.
Paguei por não ter forma de comprovar o engano.
Acho injusto e indecente!

Ivar C disse...

i, em Aveiro?

Teresa disse...

adoro a sensação de "accionar o limpa pára-brisas", aquela liberdade de sabermos que estaremos lixados, mas não naquela altura :):):) talvez um dia, talvez!

beijão e vou passando por cá ;)

Anónimo disse...

Não.
200 Km a sul de Aveiro.

Ivar C disse...

teresa, beijo... é essa sensação mesmo que importa. :)

i, aqui é que era santarém... lol... mas assim escuso de dar as razões...

Anónimo disse...

Nã, nã, nã, nã, nã!
Vai lá num instantinho contar tudo tim-tim por tim-tim!
;)

Ivar C disse...

i, olha que eu vou para o tibete. :)

Anónimo disse...

Lol.
Batoteiro!
Isso não vale!

Ivar C disse...

i, vale sim... :)

Anónimo disse...

Só porque a casa é tua e és tu quem manda nela!
O que eu, aliás, acho muitissimo bem!

Ivar C disse...

ii, nem mais... :)

Afrodite disse...

Bem eu tenho uma colecção desses sapinhos...mas agora andam acompanhados de agentes da autoridade...oh que grande merda...

Abreijinhos, espero que te safes...

Ivar C disse...

afrodite, safo sim... :)

Afrodite disse...

Se não safares...acabas por safar, há tantas multas por pagar que não têm condições de as cobrar todas...

Ivar C disse...

afrodite, estou com esperança. :)

Anónimo disse...

Hmmm... nao tardarás a receber a multa em casa :D

Ivar C disse...

deusa, com esse nome talvez me possas ajudar, lol... faz com que o carteiro se sinta mal nesse dia, por exemplo. :)

Afrodite disse...

Enaaaa Bagaço agora é que vi, também já tens uma anónima "com nome" amiga :)...tenho cromas para troca se quiseres :).

Sabes o que me apetece gritar??? NÃOOOO PAGAMOOOOOSSSS NÃOOOOOOOOOOOOOOO PAGAMOOOOOOOO!!!!

Também não ponho moedas...os impostos que pago deveriam cobrir essa merda toda...já me basta pagar portagens para além de impostos...fdx cambada de xulos no nosso país e o que faz com que isto não mude são os carneirinhos que pagam :)...tenho dito!

Abreijos

Ivar C disse...

afrodite, eu tou contigo. :)

Afrodite disse...

Boa...a unidade faz a força ehehehhehe...ou será a húmidade??? Nunca sei ;)

redonda disse...

Talvez consigas escapar se arranjares testemunhas e recorreres para tribunal ou se até à prescrição (dois anos) não fores notificado.

Ivar C disse...

afrodite, eu disse que estava contigo mas n disse que tinha força. :)

redonda, tenho uma da psp que vai em 13 meses... estou ansioso pelos dois anos. :)

Afrodite disse...

Tens tens...tu é que ainda não sabes :)

Ivar C disse...

afrodite, olha que sei... a sério que sei...

Afrodite disse...

Olha que não sabes...olha que não...ehehhehe

Ivar C disse...

afrodite, aqui não posso dizer mais sobre esta matéria. :)

Afrodite disse...

Saimos os dois de fininho ;)...

Ivar C disse...

afrodite, nesta altura já não é possível... :)

Afrodite disse...

Porquê? Assim de surra, sem fazer barulhinho....

Sandrine disse...

Bem... uma pessoa fica sem dar atenção aos comentários e acaba por ser tratada por tu! Fantástico!

Bom Loira respondendo à pergunta de uma maneira simples: Cartões já é um mau exemplo, e porquê? Porque o Cartão de Débito/Crédito é uma forma de 'transportar/usar' o "Dinheiro" mas não é uma Forma Monetária reconhecida pelo Estado (daí não haver nenhuma Figura estatal ou o Símbolo de Portugal nos cartões mas apenas siglas de bancos e seus respectivos logotipos). O mesmo Estado, aliás, que já cobra aos condutores o Imposto de Circulação que, por sua vez, abrange não apenas a Circulação do veículo como o seu Estacionamento na via Pública.
Nos restaurantes não costumo perguntar se têm multibanco... Dou atenção à sinalética. Não a havendo pago em dinheiro mas não apenas em moedas. Aliás maioritariamente tenho mesmo que sacar da nota para mal dos meus pecados.
E ninguém acha qualquer piada em usufruir de um produto sem o pagar (pronto... só um bocadinho de piada vá!) mas acho imensa piada que restrinjam a forma de pagamento ao modo que mais lhes convém. E não podemos esquecer disto que é muito importante: eu entro ou não entro num Restaurante, a escolha é minha! Mas preciso sempre de um lugar para estacionar não dá para continuar a andar ad eternum!
Bagaço... desculpa mas achei por bem esclarecer!
Beijo

Ivar C disse...

afrodite, porque não... :)

sandrine, esclareceste bem... obrigado. e acho que tens toda a razão... :)