3.07.2008

em caso de emergência

Pára-se em todas as estações e apeadeiros. Entram uns, saem outros. É assim a nossa vida emocional, como uma viagem num comboio urbano. Às vezes preferimos que ninguém se sente ao nosso lado, e até pomos as pernas em cima do banco da frente e as malas no banco do lado. Adormecemos a ouvir uma música só nossa porque aquele sono também o é. Só nosso. Outras vezes queremos que todos se sentem perto de nós, e sentir um ombro colado enquanto folheia as páginas dum jornal qualquer. Não estamos sós ou, pelo menos, parece que não. A sensação torna-se mais importante que a realidade e, dado o realismo, podia ser uma mulher qualquer a sentar-se ao nosso lado. Se fosse aquela que acaba de o fazer uns dez metros à frente era melhor. Talvez nos déssemos bem. Talvez não. Entretanto vamos mantendo os olhos num autocolante no vidro que diz para o partir em caso de emergência. Um divórcio é só isso: um caso de emergência.

8 comentários:

elisa disse...

Engraçado encontrar aqui este paralelo com as viagens de comboio:) Tenho um post com a letra de um slam francês cujo título é "As histórias de amor são como as viagens de comboio". Já na altura, gostei da metáfora.
Beijinhos:)

Ivar C disse...

elisa, vou lá procurar. :)

Unknown disse...

Um divórcio é uma última solução quando as tentativas anteriores não resultaram... mas partir um vidro pode ser muito bom... pode ser libertador... pode mostrar-te que há muito mais além daquela sala!

Ivar C disse...

blackstar. exactamente. :)

Man Next Door disse...

Fantástica analogia.

Já agora, acrescento que daqui entendo porque é que ficamos em queda livre quando se rompem aquelas relações que nos põem nas nuvens. É porque a outra pessoa partiu o vidro, mas a bordo de um avião...

Ivar C disse...

man next door, essa analogia ainda é melhor. :)

CCF disse...

Texto bonito. Divórcio é emergência porque se ficarmos também sentimos falta de ar e podemos mesmo morrer. Alguns até já morreram mas não sabem ou não querem saber.
~CC~

Ivar C disse...

CCF, é verdade que muitos já morreram e não querem saber. Obrigado. :)