3.18.2008

respostas a perguntas inexistentes (30)

O cansaço insiste em beijar-lhe as pálpebras. A luz do Sol também. É como se fossem dois homens disputando a sua atenção. Mas não são, e por isso ela esforça-se por manter os olhos abertos, ainda que trémulos. Abriu a palma da mão direita e pousou brandamente o queixo nela. O queixo e a alma. Com a outra mão mexe o café. Hoje o empregado esqueceu-se que ela gosta do café cheio e com adoçante em vez de açúcar. O sabor amargo vai, por isso, combinar bem com a sensação de abandono que isso lhe provocou.

71 comentários:

Anónimo disse...

Hoje também me sinto assim...
talvez um café, ainda que amargo, ajudasse...
Bjs.

Ivar C disse...

i, eu vou agora... e amargo, sempre amargo... bjs. :)

Anónimo disse...

...mas prefiro-o doce.
:)

Ivar C disse...

i, se te habituares ao amargo, depois não queres outra coisa. :)

anademar disse...

vá, vá, não se zanguem...
metade do pacote é a medida exacta, mesmo quando se está mais triste....

Anónimo disse...

Talvez, mas gosto do sabor do doce, o amargo faz-me fazer caretas. Lol.

Ivar C disse...

moi chéri, zangar não... é uma imposição de sabores... lol :)

i, tenta quatro vezes seguidas. depois passas a gostar tanto que nem o consegues beber com açúcar... e, não sei se sabes, 8 gramas de açúcar refinado (um pacote) já é açúcar demais num dia para uma só pessoa. :)

Anónimo disse...

Mas não percebi uma coisa no texto.
Dá a sensação que, como o empregado se esqueceu do adoçante, ela vai bebe-lo amargo... no entanto está a mexe-lo.
Meteu um pouco de açucar ou está apenas a cumprir um ritual?
Desculpa, mas apeteceu-me reparar em detalhes...)
:)

Anónimo disse...

Não faria um sacrificio (muito menos quatro vezes seguidas (lol)), por uma causa tão amarga quanto essa.
(Costumo por adoçante-pacote inteiro!)

Ivar C disse...

i, reparaste bem. eu explico-te. adoro café. tomo-o sem açúcar mas mexo-o sempre porque me sabe melhor se o mexer, principalmente se for com um pau de canela. :)

Anónimo disse...

Na maior parte dos locais não te darão o pau de canela.
Se tiveres só a colher, mexes na mesma?

Ivar C disse...

i, mexo sim. :)

Anónimo disse...

Ritual, portanto.

Ivar C disse...

i, também... mas não é só. sabe-me melhor se o mexer. pelo menos estou convencido disso. :)

Anónimo disse...

Eu acho que é enquanto mexo o café (mas o meu tem sempre lá um pózito dentro) que tenho pensamentos mais profundos.
Lol.
Acho que é quando olho para dentro da chávena e finjo que estou a dar atenção ao que estou a fazer.
:)
Pronto, deu-me para a filosofia! (Ou para a melancolia...)

Angie disse...

os puristas defendem que o café se toma sem açúcar, eu gosto dele bem docinho hihihih mas o médico proibiu-me -_- já sou demasiado activa :( e às vezes um café sabe tãaaao bem, nem que seja só como evento social, tomar um café com os amigos, com o namorado... agora bebo cházinho e adoro, mas tem de ser desteínado..bjks bagacito
PS: e o belo do café com cheirinho?? (vulgo bagaço ;))

Ivar C disse...

i, que giro... acho que é por isso que se toma tanto café, sim. porque é um intervalo na ausência. :)

Ivar C disse...

angie, lol... não o faço. café é café, bagaço é bagaço. não estrago nem um nem outro. :)

Anónimo disse...

É mais uma ausência.
É um intervalo na consciência.

Ivar C disse...

i, também pode ser... sim... eu gosto de trabalhar às vezes, durante o café. :)

anademar disse...

estou a gostar deste caminho que vocês estão a fazer, bagaço e i. intervalo na ausência.
gosto.
gosto muito.

Ivar C disse...

moi chéri, pelo menos no intervalo estamos todos de acordo. :) a ausência... depende de cada um... :)

Anónimo disse...

O que eu mais gosto no café é, principalmente no Inverno, poder ficar a segurar a chavena, com as duas mãos.
E toma-lo na companhia de alguém de quem se gosta.
Ou seja, o que mais gosto no café nem tem a ver directamente com ele.

Anónimo disse...

moi chéri:

Hoje deu-me para a filosofia melancólica, ou então, melancolia filosófica, já nem sei bem!
;)

Ivar C disse...

i, e aquecer os dedos todos enrolados na chávena, não é? pois... :)

Angie disse...

que bonito i és um(a) romântica(o), de facto o café tem toda uma simbologia associada e à qual não conseguimos mesmo escapar, sabe mesmo bem o ritual do café e o tal intervalo ;)bjks

Ivar C disse...

moi chéri, estamos todos assim, então. :)

Anónimo disse...

Angie:

RomanticA.
Ainda não me consegui curar... pode ser que um dia consiga. (Mas duvido!).

anademar disse...

com um casaco de malha grosso, mas fofinho, num sofá, com uma manta, as pernas enroscadas lá debaixo.... calhando enroscadas noutras pernas... e a luz do sol a entrar por entre os cortinados... uma paz... uma tranquilidade....

intervalo na ausência que temos de criar de nós mesmos....

i: parece que me contagiaram, o problema é que não consigo desatar os nós cerebrais...
na volta um cafézinho ajudava

Ivar C disse...

i, não tens que te curar, lol. :)

moi chéri, eu já estou no chá. :)

Anónimo disse...

Deixa lá, moi chéri, deve ser da lua...lol.
(Se bem que a noite não parece estar lá muito mística...)
:)

Anónimo disse...

Ainda não inventaram a vacina, pois não?

Ivar C disse...

i. a vacina seria para prevenir e não para curar... prevenir esse romantismo não me parece uma boa opção... :)

Anónimo disse...

Pois é, se tomassemos a vacina nunca saberiamos o que iriamos perder.
Mas é injusto não ficarmos com uma opção de imunidade.
Acho.

Ivar C disse...

i, isso vem com o tempo, acho eu... e não deve haver pressa. :)

anademar disse...

tb não me parece boa ideia... assim é mais... bonito... é mais... romântico....
pode ser da lua. pode ser por estarmos a meio de um mês perfeitamente parvo. pode ser por estarmos a meio de uma semana perfeitamente inútil.... no inicio de uma estação... romântica e cheia de alergias.

estou no chocolate de cozinha... à falta de rebuçados de amora

Angie disse...

desculpa desculpa desculpa i és uma menina como eu :) nãaa se alguém aqui inventar uma vacina para curar o romantismo esse alguém sou eu pah afinal de contas quem é a famacêutica aqui??? hihihih não curem o romantismo, curem antes o reumatismo esse atrapalha muito mais!!! O romantismo é bem necessário mas qb vah, que lamechices também irritam. Amar sim, amar é tãaaao bom!!!;) bjs

Anónimo disse...

O romantismo pode ser uma forma de magia. Faz falta na vida. Como o aroma do café e como o sorriso por trás da chavena.

Ivar C disse...

moi chéri, chocolate quente... vou eu ainda antes de me deitar. :)

angie, respeito-te enquanto farmacêutica... mas insisto que a vacina seria para prevenir... de resto, estamos de acordo. :)

Anónimo disse...

Não precisas pedir desculpa Angie, mas tinha de ser mesmo uma menina (para assumir o romantismo), que os homens com a sua enorme necessidade de mostrar que são 'machos', raramente o demonstram.
(A não ser quando querem impressionar a moça) Lol.
:)

Ivar C disse...

i, não comento esta. :)

Anónimo disse...

Oh...comenta lá.
Era mesmo para saber o que pensas disto...vá lá...
;)
(estou à espera)
...

Ivar C disse...

i, isso dos homens quererem mostrar que são 'machos'... não sei bem de quem estás a falar... mas a mim lembra-me o zezé camarinha...
de resto... hum... ser romântico não é ser como vitor espadinha ou o júlio iglésias, pois não?:)

Angie disse...

sabes i querida eu também pensava assim, mas tive a sorte de encontrar o amor da minha vida, e ele não era propriamente a pessoa mais romântica do mundo, nem eu, confesso, mas o amor transforma-nos e às vezes dou por mim nas lamechices looool acho que às vezes sabe bem perder a racionalidade e ir simplesmente ;) (nem acredito que disse isto loool) bjs

anademar disse...

foi em setembro que te conheci...

Angie disse...

foi em novembro moi chéri ;) bjks

Anónimo disse...

O Zeze!? Credo! isso é um exemplo de um que quer ser macho?!?

Não. No meu conceito, ser romântico é provocar um sorriso em alguém com o gesto ou a palavra mais simples do mundo.
É saber surpreender.

Ivar C disse...

moi chéri, gosto do verso "um sorriso tão grande que não cabia no tempo" :)

angie, creio que foi mesmo em setembro. eu tenho a música. posso arranjar-te :)

Anónimo disse...

É verdade Angie, quando estamos na fase de apaixonados fazemos e dizemos coisas que noutros momentos achariamos 'lamechiches'. É o amor!
:)

Angie disse...

bagacinho eu tb conheço a música lol era um trocadilho hihihih ;) bjs

anademar disse...

não discuto o mês.. porque não tenho a certeza... mas sei que há outra romântica que é em dezembro: "december morning".
bagaço: não conheço bem a obra espadiana, mas gosto do que ele fez com os ornatos: "a cidade está deserta e alguém escreveu o teu nome em toda a parte (...)só para lembrar que o amor é uma doença, quando nele pensamos ver a nossa cura"

Ivar C disse...

i :)

angie, como estamos em março... olha... não cheguei lá. :)

moi chéri, esse verso é da música que estamos a falar. :)

anademar disse...

atão isso não conta... é ornatos, não é espadinha! apresento o meu protesto... ao mesmo tempo que ocnfesso a minha ignorância

Anónimo disse...

Bagaço, foi em Novembro que a Angie conheceu o Amor...
;)

Angie disse...

tnh medo d perder a paixão, eu sei o que sinto e sei que sou amada :), mas hoje em dia é tudo tão relativo, as pessoas dizem coisas que não querem dizer, fazem coisas que não querem fazer, acho que o amor é 50/50, 50 coração, 50 razão! É preciso amar com a cabeça também e sobretudo dialogar imenso. Acho que não tenho experiência de vida suficente para dar lições de vida lol só posso tentar expressar por palavras aquilo que tenho cá dentro! bjs :)

Ivar C disse...

moi chéri, essa parte é espadinha, lamento... :)

i, sou lento de compreensão. :)

angie, concordo contigo... se calhar sou mais pessimista até, mas isso foi por causa do que me aconteceu a mim. :)

anademar disse...

isso, isso... mais chibatadas... mas se eu já confessei a ignorância... até pus (...) quer dizer que não sei de cor o que vai de uma parte à outra...

é, é... o amor tem de vir do coração e da cabeça... mas então e quando eles não entram em acordo... ganha quem?!

Anónimo disse...

És nada lento!
(Eu é que tenho demasiada intuição...)
;)

Angie disse...

moi chéri já estás lá no meu estaminé hihihih eu entendo bagaço, agora com o divórcio do meu tio, entendo muito bem, não sei o que se passou contigo, nem me diz respeito, mas a cena do meu tio foi terrível mesmo, sabes o que é a minha família dar tudo a uma pessoa, inclusivé o próprio curso, essa pessoa apanha-se com ele e vai-se embora!! E não é por ser meu tio, mas é a pessoa com o maior coração do mundo, mas pelo que me disseram é sempre assim...estas coisas desanimam uma pessoa..fogo :( bjks

Ivar C disse...

moi chéri, não era uma chibatada, era uma pancadinha nas costas. esse é o problema: costuma ganhar o objecto cardíaco... que depois acaba por perder na mesma. :)

i, obrigado. :)

angie, diz ao teu tio que faça um blogue. é uma boa terapia. :)

Anónimo disse...

Bagaço, de nada!
(Acho que estive bem, sim) Lol.

Ivar C disse...

i, eu diria 'muito bem'. :)

anademar disse...

angie, já estás no meu palácio.
bagaço: vá, vá uma palmadinha... até gosto! pois.. em relação ao outro assunto, não há vitória possível, n'é?! restam-nos os rebuçados de amora, chás e cafés quentinhos... e à falta de melhor o chocolate de cozinha... belo petisco. é de experimentar... é amargo!

Anónimo disse...

:)
ObrigadO e obrigadAS pela companhia!
Nem precisei da cafeína para me animar! Lol.
Bjs

Ivar C disse...

moi chéri, exactamente... :)

Ivar C disse...

i, tb agradeço. bjs. :)

Angie disse...

bem meus fofos o curso de farmacia da up não se tira sozinho, infelizmente -_- e aqui a condenada vai ter de ir à vidinha, aguardo as vossas visitinhas lá no meu cantinho! :) bjks e animem-se porque nós felizmente estamos bem de saúde, pode parecer cliché mas a verdade é que sem saúde não se faz mesmo nada e infelizmente há tanta gente com problemas tão mais graves do que os nossos :( e aqui a idealista tonta vai tentar trabalhar para ajudar a acabar com alguns...I hope..boa noitinha

Ivar C disse...

angie, boa noite. obrigado. :)

Cristina disse...

Ontem, naquelas máquinas automáticas de café, olhei 3 vezes para o (+) e para o (-) da dose de açúcar. Optei pelo segundo.

Mais amargo, com um ligeiro sabor a café (não se pode confiar nestas máquinas). Tive poucas melhorias.

Beijo

Unknown disse...

Bem, foi preciso falares de Café Margoso (café sem açucar, em crioulo de S. Vicente, Cabo Verde) para teres aquilo que deverá ser um autêntico record em termos de comentários! Estou orgulhoso, mesmo que não tenha nada a ver com isso. Querem café sem açucar? Vão até Cabo Verde, via www.cafemargoso.blogspot.com

(Bagaço, desculpa o oportunismo e a publicidade!)

Abraço a todos

Ivar C disse...

cristina, o café dessas máquinas às vezes é mesmo intragável... mas eu tb bebo, lol :)

joão branco, está na boa. por café margoso faço tudo. :)